topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 1018 – 04/07/2016 a 10/07/2016
Arquivos do Correio
Sexta, 08 de Julho de 2016
Recomendar


José Arbex Jr: “há uma linguagem de ódio e intolerância que foi legitimada pelo Brexit”

Por Raphael Sanz, da Redação

 

alt

 

No último dia 24 de junho os povos do Reino Unido votaram pela saída de seu estado da União Europeia sob um forte argumento contrário à presença de imigrantes no país. Soma-se a isso uma política europeia de austeridade que para o trabalhador britânico muitas vezes pode se confundir com a figura do imigrante. Para analisar essa conjuntura e seus desdobramentos, conversamos com o jornalista José Arbex Júnior, que foi muito além do Brexit e estendeu sua análise às disputas de hegemonia dentro do grande capital - que podem ser refletidas globalmente, o que ensejou comentários  sobre o atual caos político do Brasil.

 


 

POLÍTICA

 

Quando vamos falar sobre fascismo?

Por Marcelo Castañeda


Uns dirão que é bom ter cuidado ao falar de fascismo, ainda mais em uma democracia em construção. Mas como entender que a polícia, ou seja, o Estado, atire e mate com um tiro de fuzil um menino que saiu para comprar pipoca no Borel, zona norte do Rio de Janeiro? Que dizer dos seguidos tiroteios, que agora serão mapeados por um aplicativo?

 


 

‘Esse governo é ilegítimo e quer erguer-se com base na demolição dos direitos do trabalho’

Por André Antunes

 

O governo provisório se articula para garantir a aprovação do projeto que regulamenta a terceirização, aprovado na Câmara dos Deputados no ano passado, que inclui as chamadas atividades-fim das empresas. O sociólogo Ricardo Antunes, professor da Universidade Estadual de Campinas, defende, nesta entrevista, que tais medidas significam uma demolição dos direitos do trabalho no Brasil.

 


 

Desmonte do Brasil

Por Frei Betto

 

O documento Estratégia de Segurança Nacional dos Estados Unidos, definido no governo Obama, assinala que apenas o Brasil possui o potencial de exercer, na América do Sul, um grau de influência capaz de competir com os interesses hegemônicos dos EUA.

 


 

Pensando a longo prazo – III

Por Wladimir Pomar

 

Sem uma definição clara, pelo menos, dessas quatro linhas básicas para a disputa do Estado burguês, qualquer tentativa de “inclusão“ das camadas populares e médias não passará de ilusão pueril.

 


 

SOCIAL

 

Transporte Metropolitano em SP: muito mais do que crise de congestionamento

Por Marcos Kiyoto

 

Nota-se que a existência de planos não trouxe maior coerência às ações. Além disso, as prioridades continuam sendo desrespeitadas e a porção da cidade com maior renda média, a Oeste/Sudoeste, continua sendo sistematicamente privilegiada, com um protelamento evidente e sistemático da porção Leste, a reforçar a diferenciação socioespacial existente.

 


 

ECONOMIA

 

Ainda o pré-sal

Por Ricardo Maranhão

 

Há propostas consistentes de diminuir o endividamento para limitar a venda dos ativos ao mínimo necessário, sem desintegrar a empresa, sem paralisar investimentos essenciais, sem descontinuar obras que estão em fase de conclusão e são importantes para o país.

 


 

INTERNACIONAL

 

Gaza começa a sair do sufoco

Por Luiz Eça

 

Apesar de Israel não participar da reconstrução de Gaza, ela irá gradativamente saindo dos escombros, livrando o governo de Telavive de uma das maiores causas do seu isolamento internacional. É preciso lembrar que a luta pelo desbloqueio total de Gaza continuará. E com o apoio expresso da Turquia, a quem Israel interessa agradar, suas chances serão maiores.

 


 

Brasil-Estados Unidos – a proximidade sem embaraço entre Lula e Obama

Por Virgílio Arraes

 

Moises Naím, editor da Foreign Policy, em entrevista à BBC afirmou que a política econômica da gestão de Lula da Silva situava-se mais à direita que a de Barack Obama. Destarte, razão havia para que os democratas se entusiasmassem com os trabalhistas como singulares colaboradores na governança global, abalada por uma crise econômica de extensão sem precedentes no pós-Guerra Fria.

 


 

Argentina em oferta para investidores e especuladores

Por Júlio Gambina

 

A oferta da Argentina como território de investimentos internacionais se renovou nestas horas na Cúpula da Aliança do Pacífico, no Chile, onde Macri inaugurou o status de país “observador”, com toda a intenção de integrar-se a curto prazo a esse clube de liberalização dos capitais, passo intermediário para integrar-se ao Tratado Transpacífico (TPP).

 


 

Ideias de Sanders vetadas na plataforma de Clinton

Por Luiz Eça

 

Há alguma possibilidade de que, assim, ele saia da campanha ou mesmo retire seu apoio a Clinton. Possivelmente, os estrategistas dela estejam meditando se vale a pena arriscar-se a esse perigoso desenlace. Ou se não seria melhor uma solução de compromisso, a aprovar algo do programa de Sanders, mesmo às custas de irritar círculos adversos aos ambientalistas ou aos palestinos. Recente pesquisa da NBC/Wall Street Journal mostra que, sem Sanders, aumentam as chances de Trump ganhar.

 


 

Porque o Podemos fracassou

Por Emmanuel Rodríguez

 

As suas senhorias da “nova política” deveriam enxergar e começar a pensar de outras maneiras. Desgraçadamente, é muito improvável que recuperem o frescor e a visão que, faz apenas alguns anos, eram o sentido comum daquela onda gigantesca pela mudança, aquele que, num dia como hoje de 2011, pensava em ampliar e multiplicar o que já se tinha conseguido em seis semanas de acampadas nas praças.

 


 

Federação Israelita do RJ impõe censura e ameaça acadêmico brasileiro

Por Baby Siqueira Abrão e Marcos Tenório

 

É preciso denunciar atos e intenções inconstitucionais, portanto criminosos, contra alguém que apenas cumpriu a obrigação de informar seu público e exerceu o direito de manifestar seu pensamento.

 


 

CULTURA E ESPORTE

 

Aonde estão os imortais?

Por Gabriel Brito

 

Após o bicampeonato chileno em New Jersey e o drama em torno da frustração de Messi, a discussão sobre o desempenho dos chamados supercraques do futebol atual ganhou corpo.

 


Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates