Correio da Cidadania

Edição 1017 – 27/06/2016 a 03/07/2016

0
0
0
s2sdefault

 

‘Com Temer, estamos assistindo ao impeachment do processo civilizatório’

Por Gabriel Brito e Valéria Nader, da Redação

 

alt

 

O governo interino de Michel Temer continua a tentar emplacar suas medidas econômicas, em meio à recessão e desemprego que se prolongam. Enquanto o novo presidente do Banco Central avalia a política inflacionária e a redução dos juros como motores da estabilidade do tripé macroeconômico, o Correio da Cidadania entrevista o economista e professor da Unicamp Eduardo Fagnani, que fez severas análises das pretensões do novo governo, a seu ver bastante calcadas em vontades políticas e ideológicas.

 



Eloisa Samy: “O estupro coletivo poderia ter ocorrido em qualquer universidade do país”

Por Raphael Sanz, da Redação


alt

 

No último mês de maio uma série de casos de estupros coletivos estremeceu o país. O caso mais emblemático, no Rio de Janeiro – quando uma moça de 16 anos, desacordada, foi violentada e filmada por 33 homens – trouxe outros ingredientes que ainda agravam a violação. A repercussão na sociedade e a inabilidade do estado para lidar essa questão são duas discussões que se abrem. Para debater esse quadro, conversamos com a advogada Eloisa Samy, que prestou assistência jurídica a esta vítima.

 


 

POLÍTICA

 

Quanto “custa” a USP? Quanto “custa” um aluno na USP?

Por Otaviano Helene

 

Para responder a essas perguntas, vamos tomar o ano de 2014 como referência. A razão da escolha desse ano é que já há dados consolidados das contas públicas, das estatísticas de matrículas da USP e informações, ainda que preliminares, suficientemente precisa do PIB e do PIB per capita estaduais. O custo efetivo da USP em 2014 foi da ordem de R$ 3 bilhões, pouco mais do que a metade daqueles 5,5 bilhões que aparecem nos orçamentos.

 


 

Pela utopia de uma esquerda que dialogue com a sociedade

Por Marcelo Castañeda

 

Não se trata de qualquer fixação no PT, mas tão somente de deixar claro que o próprio partido assume que enfraqueceu a esquerda em resolução recente do Diretório Nacional. No fundo, precisamos nos desprender do PT e do seu projeto de poder (Lula-2018, indo direto ao ponto) para nos concentrar em como dialogar múltiplas pautas com a sociedade de uma forma humilde e não crente-missionária ou proselitista.

 


 

Pensando a longo prazo – II

Por Wladimir Pomar

 

Supor que a classe endinheirada e capitalista tenha ideologia antiestatista, embora até possa aparecer momentaneamente como um flash enganoso, não passa de ingenuidade weberiana.

 


 

Cleptocracia institucionalizada

Por Frei Betto

 

Será que há um jogo de cartas marcadas por trás da Lava Jato? Uma estratégia de “limpar a área” para abrir caminho para outras forças políticas? Ou de fato se trata de rigoroso cumprimento das leis e preconização da ética na política?

 


 

A Transposição e o Golpe

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Qual o interesse de um governo golpista em fazer a distribuição dessa água? Ela ficará concentrada nos grandes empreendimentos de irrigação? Mais uma vez o povo do Nordeste Setentrional poderá ver a grande obra, sem ver a cor da água.

 


 

 

SOCIAL

 

A Secretaria Municipal de Educação e o Agosto Indígena

Por Sassá Tupinambá

 

Nós, membros das organizações indígenas da cidade de São Paulo, manifestamos nossa recusa à proposta da Comissão Étnico-Racial desta secretaria de não realizar a mostra cultural “Agosto Indígena”.

 


 

Devolvam a democracia!

Por Osvaldo Russo

 

O pretexto das pedaladas fiscais para o afastamento da presidente, eleita por 54 milhões de votos, além de imoral, não se sustenta juridicamente, mas a Suprema Corte a tudo assiste.

 


 

A força política dos movimentos populares unidos

Por Frei Marcos Sassatelli

 

Mais uma vez, o nosso irrestrito apoio e a nossa total solidariedade ao José Valdir e Luiz Batista do MST, presos políticos em Goiás.

 


 

ECONOMIA

 

Pré-sal ameaçado

Por Ricardo Maranhão

 

Já é tempo de acreditar no Brasil e abandonar o “complexo de vira-latas”. Pior do que o complexo é a vontade de defender, com despudor, os interesses alienígenas.

 


 

INTERNACIONAL

 

‘Brexit’ amedronta, espanhóis voltam a votar em Rajoy e desiludem Podemos na Espanha

Por Achille Lollo, de Roma para o Correio da Cidadania

 

A imprevisível decisão da maioria dos britânicos de sair da União Europeia fez explodir as problemáticas que os partidos e os primeiros-ministros dos diferentes países europeus tratavam de manter sob controle. Por isso, a reação dos mercados foi dramática, enquanto na Espanha os eleitores se acovardaram diante da possível vitória de Podemos e a consequente revisão/ruptura dos acordos com a União Europeia.

 


 

Peru: o fujimorismo social

Por Raúl Zibechi

 

Ainda que as eleições acabaram com a vitória de Pedro Pablo Kuczynski, economista neoliberal de 77 anos, o fujimorismo manterá no Peru uma força considerável, controlando o parlamento. O triunfo deste tecnocrata ocorreu devido a onda “anti-Keiko” construída com apoio de grande parte da esquerda, mas sua gestão augura um continuísmo das políticas econômicas. A grande incógnita é se o tecnocrata Kuczynski aprofundará a repressão, abrindo espaços para uma radicalização da esquerda, ou buscará algum tipo de consenso.

 


 

Estados Unidos: silêncio de Obama diante do pleito onusiano de Lula

Por Virgílio Arraes

 

Na expectativa de que o Brasil era considerado um país sem nenhum tipo de restrição na comunidade internacional, a gestão de Lula almejava responsabilidade maior, a despeito de não ter os meios suficientes para a subscrição do pleito: peso militar, econômico e cultural.

 


 

Trump e Hillary cada vez mais pró-Israel

Por Luiz Eça

 

Há alguns meses, David Friedman comunicou à imprensa que The Donald não aceitava mais a possibilidade de uma Palestina independente. Não disse porque mudara tão abruptamente, embora ninguém tivesse dúvida sobre as razões. Por aí se vê que, ainda que haja dúvidas sobre quem será o substituto de Barack Obama, o grande vencedor será Israel.

 


 

CULTURA E ESPORTE

 

Brasil em 13 versos: o testamento

Por Antônio Roberto Deitos

 

E a tinta da caneta falhou no poder Na hora de fazer valer o povo A assinatura não cabia no papel

 


0
0
0
s2sdefault