topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

AumentarDiminuirVoltar ao original
O pai de todas as crises Imprimir E-mail
Escrito por Danilo Pretti di Giorgi   
Sexta, 03 de Junho de 2016
Recomendar

 

 

 

 

Feminismo, racismo, política, drogas, direitos dos animais, consumismo, educação, segurança, economia, corrupção. Em um planeta tremendo com tantas e tão instigantes polêmicas que movimentam mares e terras, existe um mar de tranquilidade no debate, um tema com o qual todos concordam, sem questionamento. Uma verdade tão límpida e luminosa que não dá para contestar. É o maior drama da história da humanidade, uma questão crucial para ricos ou pobres, pretos ou brancos, asiáticas ou escandinavos, amigos ou inimigos do Lula.

 

O espantoso é que não estamos caminhando para a solução do problema nem se fala muito nisso, mesmo que todos concordem que é um problema e que deve ser solucionado. Pior: ele só vem se aprofundando. Deu um salto, principalmente, depois da Revolução Industrial, mas nas últimas décadas a degradação acontece de forma cada mais acelerada.

 

Quando o assunto surge, em geral não se encara de frente a questão de como sobreviveremos e como sobreviverão ao colapso ambiental nossos filhos, nossas filhas e os filhos de suas filhas. Mais grave: todas as propostas de soluções para a crise econômica propõem mais contaminação das águas, da terra e do mar e o aprofundamento da destruição ambiental.

 

Quem no seu juízo perfeito defende a queda da produção sob essas premissas consumistas em nome da redução da exploração irresponsável dos recursos naturais para produção? Quem prega a retração dessa economia do descarte para reduzir as montanhas de lixo que produzimos a cada dia? Quem consegue com sinceridade defender a ideia de que é possível seguir com esse modelo de desenvolvimento sem fatalmente destruir as próprias condições de sobrevivência? De sobrevivência desse próprio sistema!

 

Nossas autoridades precisam de coragem para encarar essa pedreira. E não há opção. A base de todas as nossas crises está aí, no descaso e irresponsabilidade com que se trata o lugar onde vivemos, a base das bases. A humanidade não tem como dar certo desse jeito. Não precisa ser muito inteligente para perceber. Aliás não precisa nem saber escrever ou conhecer filosofia alguma para saber. Só precisa ter sanidade mental.

 

O discurso dos porta-vozes do poder é sempre bom. Como escrevi, não tem polêmica nem grande debate. Mas não corresponde à prática. Na hora da decisão pelo investimento fala mais alto o lucro dos acionistas, mesmo que a variável ambiental esteja na mesa.

 

O nó está aí. Ele é o pai de todas as crises. Está apertado e a corda está toda desfiada. Vai dar muito trabalho desatar. Mas resolvendo esse nó os outros se desfarão sozinhos. Por via das dúvidas, no caso de a nossa ficha demorar demais para cair, aproveite bem esse dia e guarde no coração como era bom nos tempos de antes do colapso da humanidade.

 

 

 

Danilo Di Giorgi é jornalista formado pela PUC-SP. Trabalha em projetos socioambientais e organiza seminários sobre temas diversos.

Recomendar
Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2016
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates