topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 1008 – 25/04/2016 a 01/05/2016
Arquivos do Correio
Sexta, 29 de Abril de 2016
Recomendar

 

 

“Dirigimo-nos para um governo chantagista que vai implantar o programa da grande rapinagem”

Por Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

O Senado já aprecia o processo de impeachment de Dilma, que por sua vez parece se concentrar em promover gestos finais de despedida, em especial por conta de envios de projetos de lei de viés progressista que jamais estiveram em pauta quando a vida parecia normal. De toda forma, continuam obscuros alguns pontos que ativaram a ofensiva dos setores dominantes pelo fim de seu mandato e, ao passo que os alguns líderes discutem o eventual governo de transição, o Correio publica entrevista com a historiadora Virgínia Fontes.

 


 

POLÍTICA

 

Vamos continuar lavando as mãos em relação ao Congresso Nacional?

Por Marcelo Castañeda

 

Que tal começarmos a pensar em formas de enfrentar o que tanto nos deixou impressionados nas falas dos deputados? Particularmente, não esperava nada muito diferente e vou mais além: o que deve ser a Câmara dos Vereadores ou a Assembleia Legislativa mais próxima?

 


 

Sugestões para processar o momento atual

Por Wladimir Pomar

 

Os comandos do PT e do governo foram incapazes de ver quem era governo ou infiltrado. E adotaram uma política de concessões e conciliações que desdenhava o recrudescimento da luta de classes e os afastava de suas bases sociais.

 


 

Dilma e PT devem autocrítica aos trabalhadores e ao povo

Por Hamílton Octávio de Souza

 

Não basta colocar a culpa na oposição. Nem dá para alegar desconhecimento das regras do jogo e do perfil dos jogadores. Para apostar no futuro, Dilma e PT precisam admitir primeiro quais foram os seus erros – políticos, econômicos, administrativos e éticos. É o mínimo que se espera de quem pleiteia representar parcelas dos trabalhadores e se colocar no campo da esquerda. Sem fazer autocrítica, Dilma e o PT persistem na trilha da despolitização e do alheamento que estão trilhando de forma explícita e acelerada desde os protestos massivos de 2013.

 


 

Quem ganha na conciliação de classes?

Por Milton Temer

 

É onde as lideranças da esquerda ousam enfrentar a hegemonia do senso comum, que tenta impor o pensamento único da inevitabilidade do liberalismo capitalista como alternativa, que a esperança de vida mais justa e socialmente democrática se afirma.

 


 

A morte de Clara Eliza, a médica cubana

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Faleceu em Bom Jesus da Lapa a médica cubana Clara Elisa, 46 anos, vítima do H1N1. É imperdoável que aqueles que lutam para pôr um limite na crueldade do sistema capitalista, expresso na saúde pública, não tenham dito uma única palavra.

 


 

Dinheiro secreto

Por Frei Betto

 

Sem a ilusão de que o capitalismo passe a admitir que precisa ser um pouco mais humano, o fato é que tamanha acumulação de riqueza em cofres secretos reduz os níveis de investimentos e podem ameaçar de colapso o sistema financeiro internacional.

 


 

O linchamento

Por Hugo Pereira do Amaral

 

Para contrapor-se à lógica do bode expiatório e da reiteração dos linchamentos que se constituíram as autoridades judiciárias. É por essa razão que não há corrupção maior e negação maior do judiciário do que o que ocorre hoje no Brasil: autoridades judiciárias se transformaram em fomentadoras do linchamento.

 


 

O Brasil que nós queremos

Por Dom Demétrio Valentini

 

O difícil é ler os acontecimentos e perceber o que eles nos revelam sobre a situação do país. Pensar o país, eis o desafio. Superar a dimensão de espetáculo que diverte para assumirmos a postura de quem se pergunta como viabilizar um projeto de país.

 


 

SOCIAL

 

Ocupação da saúde: UBS Jardim Boa Vista é UBS de luta!

Por Paulo Spina

 

A população do Jardim Boa Vista está dando um exemplo de coragem e solidariedade que deve ser seguido por muitos. Ocupou a UBS sem impedir seu funcionamento! Forma de confronto que busca denunciar o que está acontecendo, dialogar com usuários e trabalhadores e mudar a realidade da saúde pública.

 


 

Retrato do golpe

Por Osvaldo Russo

 

Amanhã podem rasgar o nosso título eleitoral, revogarem os direitos sociais e depredarem o patrimônio nacional. Por fim, chamam a polícia para garantir a ordem. Só muito tempo depois, a gente recupera a democracia.

 


 

INTERNACIONAL

 

Aumentam os atritos e críticas entre EUA e Israel

Por Luiz Eça

 

Joe Biden fez uma conferência na qual refletiu o pensamento do presidente Obama. “Eu acredito firmemente que as ações que o governo de Israel tomou nos últimos anos estão nos levando, e levando Israel, numa direção errada”.

 


 

A França luta em Noites Despertas

Por Geoffrey Pleyers

 

Como a ocupação de praças pelos jovens, contra a “reforma” trabalhista, a desigualdade e a desesperança, pode acordar um país acossado por terror, Estado de Emergência e política reduzida a simulacro.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Mortandade de peixes em Belo Monte

Por Rodolfo Salm

 

Os pescadores e os jornalistas que nos acompanhavam nos relataram terem encontrado enterradas nas praias do Xingu pilhas e pilhas de peixes mortos. E não há um trabalho de pesquisa independente para se medir a dimensão deste impacto.

 


 

CULTURA E ESPORTE

 

A farsa de Hillsborough: vamos banir a polícia?

Por Luiz Guilherme Ferreira e Alex Mirkhan

 

Com a justiça inglesa apontando os reais culpados, o mito de que os estádios têm obrigatoriamente que se parecer com teatros, onde não há lugar para torcedor e sim para espectador, cai por terra. Anotando a tragédia na conta do mau comportamento dos torcedores, elitizou-se todo um esporte. Como fica agora, que finalmente a polícia e os gestores foram culpados pela Tragédia de Hillsborough?

 


 

O massacre no Paraná não matou a dignidade dos que lutam

Por Roberto Antônio Deitos

 

No dia 29 de abril no Paraná   O primeiro de maio de 2015   Foi antecipado numa luta   De milhares de pessoas

 


Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates