topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 1007 – 18/04/2016 a 24/04/2016
Arquivos do Correio
Quarta, 20 de Abril de 2016
Recomendar

 

 

 

“O Brasil foi confrontado com o colapso final do sistema de representação política tradicional”

Por Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

O Brasil e seus mais diversos setores sociais ainda sacodem a poeira do domingo em que a Câmara dos Deputados, em verdadeiro show de despolitização e demagogia, encaminhou o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e agora aguarda decisão do Senado. Em meio a reflexões e constatações que rondam a mídia e opinião pública, o Correio da Cidadania publica entrevista com o sociólogo do trabalho Ruy Braga, que não teve dúvidas em qualificar o episódio como um golpe, no sentido de refletir transição radical a um estágio de maior exploração da sociedade e dos trabalhadores.

 


 

Gilmar Mauro: “A sociedade brasileira está dividida em cisão característica da luta de classes”

Por Raphael Sanz, da Redação

 

alt

 

Em meio à turbulência da aprovação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, uma série de acontecimentos no campo se destacou nos noticiários. O mais trágico, o assassinato de dois sem terras em Quedas do Iguaçu (PR), na mesma semana em que o movimento social voltou a divulgar o acirramento dos índices de violência no campo, por conta da terra, mas também cada vez mais pela água. Para falar do assunto e relacioná-lo aos acontecimentos na cidade e nos poderes, conversamos com Gilmar Mauro, importante liderança do MST.

 


 

POLÍTICA

 

A necessidade de reconhecer a derrota sem nos sentirmos derrotados

Por Marcelo Castañeda

 

A agonia do impasse político assim como as crises que vivenciamos não tem hora para acabar. A forma de sair não é pela vaga evocação do vermelho esquerdista que foi derrotado pelo que há de pior no fisiologismo e conservadorismo. A saída é para além da esquerda, é pela sociedade na busca por constituir uma democracia real com base em pautas.

 


 

Dez lições de uma noite histórica - para não dizer que nada disse

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Gravem a votação da Câmara, um dia mostrem aos filhos que ainda não nasceram. Jamais eles terão uma aula de política brasileira como a que mais de 500 deputados nos presentearam. Dez lições para jamais esquecermos.

 


 

Nem choro nem vela: luta

Por Wladimir Pomar

 

Será preciso se entrosar nas lutas reais das grandes massas trabalhadoras e populares, e procurar conquistar parcelas significativas da pequena-burguesia que, como vimos, pode servir de massa de manobra poderosa da direita se não levarmos em conta seus interesses. A esquerda, e mais notoriamente o PT, precisa retomar os laços reais de ligação com os trabalhadores e as camadas populares e médias se verdadeiramente pretendem que a presente derrota estratégica seja superada.

 


 

Jogo jogado?

Por Marcelo Badaró Mattos

 

Chamemos Frente de Esquerda, Bloco Unitário ou qualquer outro nome, não importa, é fundamental constituir uma plataforma de luta comum, que possibilite o surgimento de um polo dos setores mais combativos da classe trabalhadora. Para fazer frente aos ataques já iniciados por este governo que ao que tudo indica está em seus últimos momentos e do próximo, oriundo do golpe, que se prepara para tentar acelerar o jogo contra nós.

 


 

Das injustiças e dos arbítrios

Por Inês do Amaral Buschel

 

Algo muito grave aconteceu naquele 4 de março. Alguma ordem superior surgiu e impediu a prisão do ex-presidente da República. Por um triz o ex-presidente Lula não foi preso arbitrariamente e conduzido para Curitiba, no Paraná. Sobre esses fatos espalham-se pela sociedade brasileira algumas versões e boatos, mas nada se comprova. Trata-se de um segredo de Estado.

 


 

SOCIAL

Câmara Federal: uma vergonha nacional

Por Frei Marcos Sassatelli

 

Lamento profundamente que muitos deputados federais (que se dizem, mas não são) cristãos católicos ou cristãos evangélicos sejam piores do que os outros.

 


 

A agenda das contrarreformas no Congresso: 63 ataques aos direitos sociais

Por Rejane Carolina Hoeveler

 

A lista engloba apenas os Projetos de lei já apresentados e em tramitação – apenas uma pequena parte, portanto, dos ataques que podem vir sob a forma de novos e mais ambiciosos projetos que visam a implementação até o fim de uma ampla agenda de contrarreformas.

 


 

Transporte público: lucros gigantescos de uns, tragédia diária de muitos

Por Raquel Rolnik

 

Nos “Panama Papers” constam 1,7 mil registros com endereço no Brasil. Entre esses, me chamou a atenção o nome de Jacob Barata, conhecido como o “Rei do ônibus” no Rio de Janeiro.

 


 

ECONOMIA

 

Afinal, o que quer a burguesia?

Por Paulo Passarinho

 

Não tenho ilusões com relação à decência ou coerência de uma sinistra figura como Temer. Mas, creio que, com o “conjunto da obra” do atual vice-presidente, também citado em delações e investigações da Lava Jato, seja possível um amplo movimento de contestação a sua eventual ascensão à presidência da República. Esta será a melhor maneira, neste momento, de se criar dificuldades para as obscuras intenções de nossa criminosa burguesia.

 


Dilma perdeu o “recall” da Câmara

Por Paulo Metri

 

Os depoimentos foram ridículos. Na falta de conteúdo, repetiam chavões, do tipo “este é um governo corrupto” e “vamos acabar com a corrupção”. Graças à campanha midiática dos grandes grupos de comunicação do país no mesmo sentido, muito espectador acreditou.

 


 

INTERNACIONAL

 

A Universidade de Brasília aos 54 anos

Por Virgílio Arraes

 

Depois de meio século, apesar da expansão física, haja vista os três campi, e do saudável aumento do número de alunos e de professores, a UnB encara problemas comuns a outras federais.

 


 

América Latina em tempos de lumpencapitalismo: ilusões progressistas devoradas pela crise

Por Jorge Beinstein

 

Agora as direitas latino-americanas vão ocupando as posições perdidas e consolidam as preservadas, mas já não são aquelas velhas camarilhas neoliberais otimistas dos anos 90; foram sofrendo mutações através de um complexo processo econômico, social e cultural que as converteu em componentes de lumpenburguesias niilistas embarcadas na onda global do capitalismo parasitário.

 


Recomendar
Última atualização em Domingo, 24 de Abril de 2016
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates