topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 1006 – 11/04/2016 a 17/04/2016
Arquivos do Correio
Sexta, 15 de Abril de 2016
Recomendar

 

“É uma vergonha Eduardo Cunha comandar o impeachment”

Por Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

O impeachment da presidente Dilma ancorado nas chamadas pedaladas fiscais foi aprovado pela Comissão que tratava do assunto na Câmara e sua votação foi marcada para domingo, que promete ser um dia marcante na história política nacional. Para falar deste tema e da crise política, o Correio da Cidadania conversou com o deputado federal Ivan Valente, que não tem dúvida em qualificar de golpe a maneira como se conduz o processo. “Agora que a crise chegou pra valer ao país, abriu-se uma disputa sobre o fundo público”.

 


 

Guilherme Boulos: “Se passar pelo impeachment, governo poderá ter de se recompor com o pântano parlamentar”

Por Raphael Sanz, da Redação

 

alt

 

O Brasil vive dias conturbados e a sociedade disputa nas ruas, nos veículos de comunicação e em âmbito institucional as ideias que permeiam o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, que pode ir à votação no Congresso Nacional no domingo, 17 de abril. Para discutir a complicada conjuntura conversamos com Guilherme Boulos, importante liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e da Frente Povo Sem Medo, destacado interlocutor de uma esquerda que resiste ao impeachment ao mesmo tempo em que se coloca crítica ao governo Dilma.

 


 

Lei Antiterrorismo: “a crise, de modo geral, está aumentando a militarização do Estado brasileiro”

Por Gabriel Brito da Redação

 

alt

 

No mesmo dia 4 de março que marcou o reinício da convulsão política e social nas ruas do Brasil, motivado pela nomeação ainda inconclusa do ex-presidente Lula para a chefia da Casa Civil, um fato que pode ter um peso histórico similar às contendas político-partidárias passou, e continua a passar, despercebido dos grandes debates: a sanção da Lei Antiterrorismo pelo governo Dilma. A este respeito, publicamos entrevista com a advogada Camila Marques, da ONG Artigo 19, um dos poucos atores sociais empenhados contra o projeto.

 


 

POLÍTICA

 

A agonia continua depois do domingo

Por Marcelo Castañeda

 

Uma coisa é certa: o que for decidido pelo Congresso mais contestado da história não vai mudar muito os desafios que se tecem nos terrenos de luta, que é de onde podemos esperar mudanças. Essa constatação se deve ao fato de que o governo Dilma por si só é indefensável e não sinaliza qualquer mudança de postura no sentido de uma abertura democrática para discutir os rumos do país caso permaneça. Por outro lado, um governo Temer promete ser ultraliberal com sua “ponte para o futuro”.

 


 

A história é a nosso respeito

Por Justino de Sousa Junior

 

Vivenciamos um atraso absurdo no sentido de que somos conclamados a travar uma luta extremamente defensiva que não esperávamos ter de travar agora, pois gostaríamos de estar em lutas maiores, disputando coisas mais elevadas e não fazendo um esforço hercúleo para tentar miseravelmente assegurar essa tosca democracia, esse caricato Estado de Direito. Porém, infelizmente, este é o estágio das lutas em nosso país!

 


Últimas reflexões antes da votação do Impeachment na Câmara dos Deputados

Por Murilo Gaspardo

 

Estamos condenados a um horizonte tão cruel: ou o caos atual ou os sacrifícios prometidos por Temer para preservar os interesses das elites? Que a democracia e o Estado de Direito sobrevivam e saiam fortalecidos, o que não é o cenário mais provável.

 


 

Socialismo e mercado

Por Wladimir Pomar

 

Enquanto a direita se sentir agredida pelo fato de os pobres melhorarem de vida e parecerem (só parecerem) haver encurtado as desigualdades será difícil que o sufrágio universal garanta a existência de uma sociedade civilizada em nosso país.

 


Assumir as derrotas, construir as vitórias

Por Guilherme Basto Lima

 

Devemos levar a sério a proposta do resgate de um “petismo de raiz” fictício, que nunca de fato existiu? Não interessa à esquerda debater o sucesso ou fracasso de um suposto projeto originário, tampouco a possibilidade de sua retomada. Importa dizer que ele foi derrotado.

 


 

Cooperação ou competição?

Por Frei Betto

 

O humanismo deveria ser a estrela-guia de nossas universidades, capaz de nortear todas as pesquisas científicas, os inventos tecnológicos, a formação de profissionais e de homens e mulheres devotados à política e à administração pública.

 


 

O golpismo pariu o Bebê de Rosemary

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Atenção parlamentares ainda indecisos quanto ao impeachment de Dilma. Reparem na ironia das pesquisas exatamente na semana que se afunila o golpe. Os golpistas despencam nas pesquisas de intenções de voto e Lula aparece em primeiro.

 


 

O golpe como mera formalidade e seu enfrentamento político-estratégico

Por Luis Fernando Novoa Garzon

 

O que a direita verdadeiramente teme não é o fantasma de Lula e do PT. Para que a burguesia brasileira e suas tutoras estrangeiras continuem a dormir tranquilas, já não basta garantir curva ascendente de extração de mais-valor, é preciso apresentar e ritualizar sacrifícios de força social organizada que possam porventura ameaçá-la. O que está sendo posto sob linha de tiro é a possibilidade de qualquer horizonte equalizador no Brasil. O clamor por algumas cabeças oculta uma revanche burguesa tardia contra conquistas populares iniciadas nos anos 80.

 


 

ECONOMIA

 

Petrobrás: esconder o lucro serve a que propósito?

Por Paulo Metri

 

Se estes 40 bilhões de barris fossem contabilizados, o balanço de 2015 daria um lucro espetacular. Por isso, a demora de sua certificação é conveniente a objetivos antinacionais. Esconder o lucro serve à diretoria que quer vender ativos no momento atual, ou seja, a preço de banana. Serve a quem quer gravar na cabeça dos brasileiros que a esquerda só trouxe prejuízos para a Petrobrás. Serve, também, para as petrolíferas estrangeiras entrarem no Pré-Sal com o argumento de que a Petrobrás está dando prejuízos.

 


 

Crise e Agonia

Por Paulo Passarinho

 

Há um longo caminho de luta, para que se criem condições de alternativas sistêmicas ao modelo econômico liberal-periférico e ao atual sistema político, fundado no interesse das grandes corporações empresariais e no seu poder econômico. Esses são os gigantescos desafios colocados para os que almejam as transformações estruturais exigidas, para um país soberano e, de fato, democrático. Até lá, o que podemos afirmar é que a luta, e a agonia, estarão em curso.

 


 

O Poder

Por Adriano Benayon

 

Às nações é oferecido – para se iludirem e imaginarem participar do poder – o simulacro de eleições, cada vez mais manipuladas. Grana distribuindo recursos para as campanhas eleitorais e dominando a grande mídia, principalmente a televisiva.

 


 

INTERNACIONAL

 

Putin, o lobo mau de sempre

Por Luiz Eça

 

Como nada constava sobre Putin nos Panama Papers, ele ficou na cômoda posição de criticar a estranha sofreguidão midiática. Mas ele que vá se preparando. O agit-prop de Washington não descansa.

 



Abrupta mudança da conjuntura política na Argentina: terminou a “lua de mel”

Por Roberto Ramirez, de Buenos Aires para o Correio da Cidadania

 

Terminou a “lua de mel” do governo Macri com a sociedade argentina. E mais: o brutal aumento das tarifas de eletricidade, água e gás, junto com o aumento do transporte, pode dar lugar a expressões massivas de repúdio ao governo. Em meio a esse panorama, estoura a bomba mundial dos “Panamá Papers”.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Belo Monte e a democracia

Por Rodolfo Salm

 

Enquanto o país ferve com manifestações a favor e contra o impeachment, aqui em Altamira não acontece quase nada. Nosso período de manifestações já passou. Quando saímos às ruas em defesa do meio ambiente e denunciando a corrupção da obra que estava ainda por ser iniciada, o país nos ignorou. Se o resto do país tivesse prestado mais atenção ao nosso apelo talvez não tivéssemos chegado ao ponto em que chegamos.

 


 

CULTURA E ESPORTE

 

Brasil do impedimento ou dos impedidos de tudo?

Por Roberto Antônio Deitos

 

Quem acorda cedo e vê o sol nascer   Pode estar dormindo quando as estrelas brilham   Mas ambos veem estrelas...

 


 

Ódio eterno ao futebol moderno?

Por Irlan Simões

 

É ótimo enfrentar a mercantilização do esporte. Mas é preciso perceber que, sem um programa claro, este combate pode tornar-se ingênuo e ineficaz — ou mesmo reacionário.

 


 

 

 

 

Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates