topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 1001 – 07/03/2016 a 13/03/2016
Arquivos do Correio
Domingo, 13 de Março de 2016
Recomendar

 

 

 


“A Operação Lava Jato ainda não deixou claro se tem intenções republicanas ou políticas”

Por Gabriel Brito e Valéria Nader, da Redação

 

alt

 

O Brasil continua em chamas com os desdobramentos da Operação Lava Jato e o inusitado, pra dizer o mínimo, pedido de prisão de Lula por parte do Ministério Público de São Paulo, o que joga mais lenha na fogueira política do momento em que os protestos conservadores voltam à cena. Dando sequência ao intenso debate que permeia todo o Brasil, o Correio entrevistou Pablo Ortellado, filósofo e pesquisador identificado com os chamados movimentos de novo tipo e que fez uma profunda análise da crise que varre a República.

 


 

POLÍTICA

 

Precisamos construir outro projeto de país, longe dos governistas

Por Fernando Silva

 

O lulismo opera como uma fração burguesa, e nem mesmo a pirotecnia do discurso de Lula após o seu depoimento na Polícia Federal, recorrendo a uma retórica de luta, conseguiu esconder o quão lobista das empreiteiras o próprio é. Seu discurso não deixou de ter um aspecto bem patético ao assumir que recebeu mesmo presentes e favores, que iria em outras mansões se convidado... Não estamos diante de um governo que enfrentou o capital financeiro, as multinacionais, o imperialismo, que expandiu direitos, avançou na reforma agrária e por isso enfrenta a ira do Capital e da direita.

 


 

Precisamos de heróis?

Por Paulo Spina

 

Neste cenário atual as ruas não têm mais a alegria de junho de 2013 com as pessoas lutando lado a lado, com movimentos horizontais e direções que negam a si mesma recusando qualquer heroísmo. As ruas têm palanques e carros de som, têm discursos de ódio e repetições de clichês heroicos que protegem financiadores de campanha. A felicidade de tomar as ruas torna-se infelicidade. Não apenas por depender de heróis, mas também por suspeitar que eles não sejam de verdade.

 


 

A jararaca, Lula e D. Darcy

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

A própria CNBB, oficialmente, tem se colocado em defesa da democracia, contra os golpes e no combate à corrupção venha de onde vier. Para um bom entendedor, uma minhoca basta.

 


 

Por que Lula não foi preso

Por Hamílton Octávio de Souza

 

Quem, onde e como pode protestar contra a prisão de Lula, qual a repercussão nacional e internacional, qual a capacidade real de mobilização do PT e de seus movimentos sociais? Neste caso, a Lava Jato agora já dispõe de informações suficientes para planejar sobre a forma e o momento mais adequado para a prisão provisória ou preventiva de Lula.

 


 

O desafio das esquerdas começa por sair da “venezuelização” que se apresenta

Por Marcelo Castañeda

 

As recorrentes comparações com Vargas e Jango para sinalizar o receio de um golpe que não virá, pois já foi dado pelo próprio PT (basta ver Belo Monte, a ocupação militar da Maré, o acordo com a Samarco – Vale/BHP, entre tantos exemplos de arbítrio que podem ser listados), mostram que a “venezuelização” é a última cartada do PT, em especial de Lula, que fica cada vez mais acossado pela operação Lava Jato.

 


 

Demonstrar disposição de luta

Por Wladimir Pomar

 

Não basta admitir que houve erros, que muitos petistas se deixaram envolver e até se locupletaram com a utilização dos mesmos métodos corruptos de fazer política que fazem parte da história das classes dominantes brasileiras. É preciso fazer uma demonstração pública de que o PT está decidido a cortar na carne, excluir do partido os que cometeram tais erros, e constituir um órgão específico para investigar e punir os que cometerem erros idênticos no futuro.

 


 

Lula coagido a depor

Por Frei Betto

 

Quando o sindicalista Lula foi preso, em abril de 1980, eu estava na casa dele. Um fato preocupa: o PT jamais julgou a conduta ética de seus militantes acusados pela Lava Jato. Nem os absolveu, nem os condenou. Calou-se. E quem cala consente.

 


 

Cuba e as religiões

Por Dom Demétrio Valentini

 

O fato de Cuba ter sediado o surpreendente e inesperado encontro religioso, entre o Papa e o Patriarca russo, confere a este país um peso simbólico muito importante.

 


 

BRASIL NAS RUAS

Ser mulher favelada é resistir dia a dia!

Por Gizele Martins

 

Gritamos contra todas as formas de opressões há mais de cem anos, desde que favela é favela. Lembre que a gente nunca dormiu no ponto, não temos esta escolha, não dá, não podemos, não temos tempo.


 

SOCIAL

 

Campanha da Fraternidade 2016 e sustentabilidade (1)

Por Frei Marcos Sassatelli

O discurso da sustentabilidade ou do desenvolvimento sustentável é apresentado como a solução para todos os problemas. Cuidado! Pode ser uma armadilha.

 


 

ECONOMIA

 

O golpe permanente

Por Adriano Benayon

 

Tem feito parte dessa cascata de consequências deletérias do modelo, implantado desde 1954, debilitar as Forças Armadas, abaixar a qualidade cultural, o grau de identificação das pessoas com a nação, o nível da educação em todos os graus e, finalmente, o êxodo, por falta de oportunidades de trabalho, de residentes qualificados. Tudo isso concorre para explicar por que, em todos os governos, tenham, no cômputo geral, prevalecido os interesses dos que saqueiam a economia do Brasil sobre os dos residentes.

 


 

INTERNACIONAL

 

Trump não é o pior

Por Luiz Eça

 

Talvez em mais um ou outro ponto secundário Cruz e Rubio concordem com Trump. No fundamental, são inimigos de morte. Os dois descendentes de cubanos defendem uma expansão da política imperial norte-americana. Mais verbas para as forças armadas, intervenção até militar em qualquer parte do mundo onde os EUA ou seus aliados próximos estejam tendo interesses contrariados, fortalecimento do país como único líder mundial.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Saneamento e a escassez qualitativa da água

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Onde está nosso problema? Exatamente na abundância, nos ensinava o já falecido professor Aldo Rebouças. Ela nos tornou perdulários e, junto com a cultura predadora construída desde a fundação do Brasil, passamos a maltratar nossas águas.

 


Recomendar
Última atualização em Domingo, 13 de Março de 2016
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates