topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 1000 – 29/02/2016 a 06/03/2016
Arquivos do Correio
Sábado, 05 de Março de 2016
Recomendar

 

 

“O Brasil está ensandecido e corre risco de entrar numa aventura de briga de rua”

Por Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

O Brasil acordou sob o assombro da ida de Lula, sob “coerção jurídica”, à Polícia Federal, a fim de prestar depoimento na cada vez mais midiática e politizada Operação Lava Jato. Enquanto o país absorve tamanho impacto, o Correio da Cidadania entrevista o cientista político Rudá Ricci, que foi categórico em afirmar que a condução das investigações ameaça colocar o Brasil numa tremenda aventura. “Estamos a um passo da venezuelização. Não estamos conduzindo as investigações, de maneira alguma, de forma madura. Parece uma final de campeonato”.

 


 

POLÍTICA

 

É possível combater a direita e dizer adeus ao lulismo

Por Fábio Nassif

 

A reação mais despolitizada e prejudicial pra quem se considera socialista é seguir acreditando em um mundo que caiu. O projeto petista está agonizando. E é lamentável ver o nível de debate no qual se resume parte de sua militância. Quando ouvem Guarujá respondem Paraty. Não dão um piu sobre o verdadeiro crime contra a esquerda cometido pela direção do PT, Lula e Dilma: tentativa de homicídio da esperança na construção de uma sociedade socialista. Para os defensores do governo faz tempo que o medo - do “golpe” - venceu a esperança.

 


 

Está passando da hora

Por Wladimir Pomar

 

Lula tem razão em dizer que “o PT não nasceu pra ficar calado!” E que “se um companheiro do PT cometeu erro, vai pagar pelo erro”. Por isso mesmo, embora seja necessário desnudar a hipocrisia da Globo com suas off-shores, seus tríplex e seus helicópteros, tão ou mais importante talvez seja acertar as contas com os petistas que cometeram erros e partir para a disputa, em todo o território brasileiro, dos corações e mentes do povão.

 


 

A sociedade pode apontar saídas para um governo que acabou antes do fim

Por Marcelo Castañeda

 

Desde o levante de 2013, nada se teceu em termos de alternativas, apenas repressão. Nenhuma iniciativa consistente de diálogo com a sociedade, o que reflete um fechamento do sistema político em relação à sociedade. No que diz respeito ao terreno da mobilização, precisamos inovar pois não há nada mais conservador do que simplesmente convocar uma manifestação, que é uma forma aceita e reconhecida pelo poder.

 


 

Pragmatismo antiético do mercado

Por Frei Betto

 

A razão instrumental da modernidade fracassou por ceder ao pragmatismo do mercado e se distanciar de valores como a ética. No capitalismo, qualquer sistema axiológico constitui um estorvo.

 


 

Como superar os males do lulismo

Por Hamílton Octavio de Souza

 

Os partidos e movimentos sociais populares de esquerda só serão respeitados pelos trabalhadores e pelo povo brasileiro quando se livrarem da influência do lulismo, quando criticarem abertamente as práticas adotadas pelo conglomerado lulista, quando, enfim, cessarem de vez com o endeusamento de uma liderança que abandonou há muito tempo o seu compromisso com a classe trabalhadora.

 


 

INTERNACIONAL

 

Turcos brincam com fogo

Por Luiz Eça

 

Os observadores acreditam que a batalha por Alepo, que se aproxima, deixará o vencedor em condições excepcionais. Caso os curdos, apesar da artilharia turca, tomem Azaz, ficará fechada a principal porta de entrada para os reforços dos rebeldes. Com as quedas de Alepo e de Azaz, Assad adentrará a conferência de Genebra com maior força para ter seus pleitos atendidos. É o que Erdogan quer evitar a todo custo.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

E o clima? Por um verdadeiro debate sobre o pré-sal

Por Alexandre Araújo Costa

 

Que o projeto de José Serra é um desastre e favorece escandalosamente as corporações petroquímicas não há dúvidas. Mas é importante ter em mente que não é um desastre maior do que a exploração em si! Não existe diferença nas propriedades físicas de um CO2 "público" ou "privado", tampouco de um "CO2 de esquerda" ou “direita". Em pleno século 21, falar de petróleo sem falar de mudanças climáticas, sem falar da necessidade de manter 90% dele e dos demais combustíveis fósseis no subsolo, é atestado de completa incapacidade de entender a realidade atual.

 


 

O futuro depende de nós

Por Marcus Eduardo de Oliveira

 

Outra indispensável correção de rumos responde, sobremaneira, pela necessidade de superar algumas dicotomias, especialmente quanto à conciliação da geração de empregos – situação macroeconômica que impulsiona a economia ao crescimento – com a preservação do meio ambiente.

 


 

CULTURA E ESPORTE

 

Jamil Chade: “Não há muito a esperar da eleição da FIFA”

Por Gabriel Brito, da Redação

 

“Não adianta só atacar os cartolas. É preciso atacar os cúmplices, seja a classe política ou empresarial, patrocinadores etc. Vale lembrar que 10% do Congresso brasileiro recebeu financiamento de campanha da CBF”, observou.

 


Recomendar
Última atualização em Segunda, 07 de Março de 2016
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates