topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 999 – 22/02/2016 a 28/02/2016
Arquivos do Correio
Domingo, 28 de Fevereiro de 2016
Recomendar

 

 

“Ainda vamos sofrer bastante pelas décadas de abandono do combate ao Aedes Aegypti”

Por Raphael Sanz, da Redação

 

alt

Há fortes evidências de que a falta de políticas públicas e acesso ao saneamento básico, aliado a crises de abastecimento de água podem ter influenciado na proliferação do mosquito Aedes Aegypti, vetor tanto da dengue, quanto da zika e da chikungunya. Para entender melhor o contexto histórico no qual está inserida a atual epidemia, entrevistamos o historiador Rodrigo Magalhães, que em seu doutorado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) investigou a história do combate ao Aedes Aegypti em nível continental, ao longo do século 20.

 


 

POLÍTICA

 

O cuidado com as águas de março

Por Fernando Silva

 

As águas de março que fecham o verão irão trazer caminhos perigosos para uma esquerda combativa e independente, e não bastará denunciar as tramóias do PSDB, dos Eduardos Cunhas e das estranhas prioridades da Lava Jato. Tão importante quanto isso será evitar, a todo custo, os caminhos que possam aparentar, aos olhos da classe trabalhadora, não existir alternativa para além de defender este governo indefensável.

 


 

É possível cultivar otimismo com as crises?

Por Marcelo Castañeda

 

A constituição da democracia que passe a engajar as pessoas em um projeto coletivo que reflita as diversas pautas e facetas da crise, que force o poder constituído a consultar as pessoas que julga dominar na tomada de decisões que afetem a todos, é a proposta que podemos tecer no âmbito da sociedade civil, aberta aos contatos institucionais que nos sejam caros e estratégicos para fomentar a participação de muitos na construção dos seus destinos.

 


 

O PT abandonou o programa republicano

Por Mário Maestri

 

Não houve exigência do integralismo religioso que não fosse facilitada. Mantém-se a mulher à margem do direito da interrupção da gravidez, mesmo quando a despreocupação com a sanidade e a saúde do país ameaça os fetos nos próprios úteros. Não se reconhece os mais mínimos direitos à homoafetividade. Passa, portanto, a depender essencialmente da burocracia que construiu em sua longa jornada e da indiscutível satisfação do grande capital, que compreende que retorna aos bons tempos de Collor e de FHC, onde tudo era possível.

 


 

Emaranhado de contradições

Por Wladimir Pomar

 

Na política predomina a mazorca, comandada por um meliante comprovado, mas contra o qual a judicialização age a passos de tartaruga. O Ministério da Justiça deixa a Polícia Federal agir atropelando a lei, mesmo quando isso se dá de forma escancarada. E o PT, apesar de estar se aproximando dos 40 anos de vida, deixa que a opinião pública seja avassalada pelo Partido da Mídia por não ter qualquer Meio de Comunicação de Massa próprio, digno desse nome.

 


 

Capital simbólico de Cuba

Por Frei Betto

 

A Revolução o potencializou. Mas ele é consequência de séculos de resistência do povo cubano aos dominadores espanhóis e estadunidenses. Resulta desse profundo senso de independência e soberania que caracteriza a cubaneidade, e marca a gloriosa história da ilha caribenha.

 


 

Fraternidade e meio ambiente

Por Dom Demétrio Valentini

 

Sem desconhecer a problemática ecológica, que jaz como pano de fundo de toda a Campanha, os objetivos específicos insistem em abordar aspectos práticos do saneamento básico.

 


 

SOCIAL

 

Violência policial no estado de Goiás

Por Frei Marcos Sassatelli

 

A PM goiana já é conhecida por sua truculência, contudo, nos últimos meses e, particularmente, nos últimos dias a violência policial tem se intensificado de maneira desavergonhada. Como prova, três relatos recentes.

 


 

ECONOMIA

 

A votação do PL do Serra sobre o Pré-Sal

Por Paulo Metri

 

A pressa para se aprovar este projeto de lei só se justifica se for compreendido que as petrolíferas estrangeiras estão contando com o Brasil oferecer muitos blocos do Pré-Sal em leilões, agora mesmo, enquanto todos os preços relacionados com o negócio do petróleo estão baratos, para ganharem os blocos em condições excepcionais e, assim, ficarem com um excelente portfólio de blocos.

 


 

Petróleo: decodificador dos discursos neoliberais

Por Paulo Metri

 

O mais recomendável, neste momento, é a ANP passar um bom período sem fazer leilões, pois o Brasil não precisa entrar no mercado internacional para ajudar a baixar ainda mais o preço do barril. Enquanto isso, a Petrobrás pode aproveitar este tempo para se recuperar.

 


 

Sair do caos

Por Adriano Benayon

 

As saídas não emergem das discussões entre economistas monetaristas, autointitulados liberais, versus keynesianos. Desemprego, aperto financeiro e dívida pública imensa, em contraste com a abundância de recursos naturais e de gente querendo trabalhar e progredir na vida. Há que tratar da produção e da finança em conjunto.

 


 

INTERNACIONAL

 

O maior lobby pró-Israel dos EUA perde força

Por Luiz Eça

 

As coisas estão mudando nos EUA. A AIPAC tentou erguer a política norte-americana contra a nomeação do ex-senador Hagel a secretário de Defesa. Ele tinha se negado a assinar manifestos do lobby israelense e se portado de forma independente em outras questões. Mesmo assim, Obama nomeou Hagel.

 


A centelha: Bernie Sanders e o socialismo nos EUA

Por Ruy Braga

 

Sua campanha pode representar o início de um tipo superior de automobilização das forças sociais do trabalho estadunidenses. Uma centelha a acender o rastilho de pólvora. “Sinta queimar” (“Feel the Bern”) é um de seus slogans... Por tudo o que significa para a esquerda estadunidense e mundial, a campanha de Sanders merece ser debatida seriamente pelos socialistas. Sem ilusões, mas igualmente sem sectarismos.

 



Memória de Martin Luther King: ao final de sua vida era um socialista declarado

Por Lee Sustar

 

Tiveram de enterrar o legado real de Martin Luther King, tanto do líder das primeiras lutas do movimento por direitos civis, que rechaçou aceitar as petições de paciência e moderação de seus aliados democratas, como o mais radical líder negro do final dos anos 60, cuja visão de que a sociedade deveria mudar havia se ampliado substancialmente.

 


 

América Latina: as bases sociais da nova direita

Por Raúl Zibechi

 

As classes médias (e parte dos setores populares) estão modeladas, culturalmente, pelo extrativismo: pelos valores consumistas que o capital financeiro promove, tão distantes dos valores do trabalho da sociedade industrial.

 


 

 

Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates