topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

AumentarDiminuirVoltar ao original
Ano novo com desenvolvimento e inclusão Imprimir E-mail
Escrito por Osvaldo Russo   
Qui, 07 de Janeiro de 2016
Recomendar

 

 

As manifestações políticas nas ruas no dia 16 de dezembro deixaram um saldo positivo na reconquista do protagonismo do movimento sindical, dos movimentos sociais e dos partidos de esquerda que se posicionam contra o golpe e o ajuste fiscal e em defesa da democracia, dos direitos sociais e das reformais estruturais. Inclui a defesa do mandato da presidente Dilma Rousseff e a construção de uma nova agenda política – popular – para a retomada do desenvolvimento com distribuição de renda e equidade social.

 

O ano de 2015 terminou com mais tranquilidade política para o governo e o país pela decisão sabiamente prudente do Supremo Tribunal Federal (STF), que colocou um freio de arrumação no atalho processual do impeachment engendrado pela oposição liderada pelo PSDB e operada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

 

Votação aberta e sem chapas avulsas fortalecem os partidos e os blocos partidários, evitando que o golpismo destrua a vontade das bancadas e de seus líderes nas indicações para formação da Comissão Especial da Câmara que analisará o pedido de impedimento da presidente da República. A atribuição de papel de destaque ao Senado Federal em admitir ou não a instalação do processo de impeachment enviado pela Câmara dos Deputados garante maior equilíbrio e responsabilidade em decisão político-jurídica tão importante que afeta a estabilidade política, social e econômica da nação.

 

O combate institucional à corrupção e o prosseguimento de investigações e ações do Ministério Público, da Justiça e da Polícia Federal não devem obstruir o Estado Democrático de Direito, garantindo direito à defesa e isonomia política nas apurações. No início do próximo ano, o STF terá a incumbência de decidir sobre o pedido da Procuradoria Geral de República para afastar Eduardo Cunha da presidência da Câmara e do mandato, evitando que continue a coagir parlamentares e interferir na tramitação do processo de sua cassação cuja admissibilidade foi aprovada pelo Conselho de Ética. O cidadão comum não compreende como ele continua solto desmoralizando a República.

 

A oposição liderada pelo PSDB vai continuar tentando paralisar o governo e o país, não permitindo que o governo retome a inciativa política e construa uma nova agenda política para retomar o crescimento econômico com estabilidade e inclusão social. Vai se opor, sobretudo, às reformas estruturais como as reformas política e econômica.

 

Por outro lado, a reocupação das ruas pelos movimentos populares começa a estabelecer uma nova correlação de forças políticas na sociedade capaz de dar sustentação às mudanças substantivas que interessam à maioria do povo brasileiro. A demonstração inequívoca de partidos e movimentos em se posicionar contra o golpismo precisa ser correspondida com políticas e ações voltadas para a base social que reelegeu Dilma.

 

A saída do ministro Levy não pode significar apenas uma troca de nomes, mas a mudança da política econômica para a retomada do crescimento do país em bases sustentáveis com a recuperação da atividade industrial, dos investimentos em infraestrutura e da qualificação das políticas sociais de educação, saúde, habitação, proteção social, capacitação profissional e inclusão produtiva urbana e rural.

 

A manutenção da política de valorização do salário mínimo, a inclusão social e a recuperação dos postos de trabalho devem se constituir em objetivos estratégicos da retomada do crescimento econômico. O Brasil não pode ficar condenado, como no passado colonial e escravista, a ser mero exportador de bens primários.

 

Nesse sentido, é preciso um olhar direcionado para o papel que a agricultura familiar e camponesa pode exercer na garantia da segurança e da soberania alimentar brasileira, na qual a reforma agrária passa a ter significado não só social, mas econômico e ambiental.

 

A crise econômica é alimentada pela crise política e esta estimulada pela tentativa da oposição conservadora e golpista em desestabilizar o governo. O desafio dos desafios, em 2016, será dar início à retomada do desenvolvimento para todos, com a economia voltando a crescer com sustentabilidade, distribuição de renda e inclusão social.

 

 

Osvaldo Russo, ex-secretário de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, é conselheiro da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA).

Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates