topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 991 – 14/12/2015 a 20/12/2015
Arquivos do Correio
Domingo, 20 de Dezembro de 2015
Recomendar

 

 

‘Belo Monte é muito criminoso, chocante e indignante’

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Jr, da Redação

 

alt

A usina de Belo Monte, ainda em processo de construção, já gerou enormes impactos em Altamira e certamente é um dos grandes símbolos do desenvolvimentismo lulista, que agora agoniza pelos quatro costados. No entanto, seu rastro de destruição e atropelos deixará marcas eternas na pele dos afetados, que desde os anos 80 resistem ao megaprojeto hidrelétrico. Antônia Melo, militante de longa data contra Belo Monte, acabou de perder sua casa para a truculência do “Consórcio Construtor Lava Jato” e concedeu uma entrevista carregada de emoção ao Correio da Cidadania.

 


 

“Fernando Haddad é tão higienista quanto Gilberto Kassab”

Por Raphael Sanz, da Redação

 

alt

A população de rua da cidade de São Paulo está estimada em cerca de 16 mil pessoas e nos atentamos ao que acontece especificamente na Avenida Radial Leste, debaixo dos viadutos Bresser e Alcântara Machado. Buscando novos paradigmas no atendimento e fortalecimento da população em situação de rua, trabalhadores sociais da prefeitura se uniram para formar o Catso (Coletivo Autônomo dos Trabalhadores Sociais), ideia não agradou muito ao poder público e da qual faz parte Pâmela Maria, entrevistada pelo Correio da Cidadania.

 


 

Após rebeliões populares de 2013, classe política brasileira acelera desconstrução da democracia

Por Guilherme C. Delgado

 

alt

Esses três breves eventos (manifestações de 2013, eleições de 2014 e campanha do impeachment de 2015) evidenciam, na conjuntura do triênio 2013-2015, uma questão política e social em ebulição, provavelmente não incorporada ao repertório convencional do sistema político. Há uma tensão difusa, às vezes invertida na manipulação legislativa, que aqui denominamos provisoriamente de “questão democrática”, circulando à margem de uma discussão política mais aprofundada.

 


 

POLÍTICA

 

As recentes manifestações do condomínio do poder

Por Caio Almendra

 

Tanto a direita de oposição quanto o governo de direita fracassaram em levar pessoas às ruas. O jogo do impeachment será jogado nos palácios e não nas ruas. As ruas rejeitaram o jogo.

 


 

Cunhando sem nenhuma culpa

Por Daniel Chutorianscy

 

É aí que mora o perigo: o perigo da identificação: “se ele pode, eu também posso”. E isso a mídia adestrada coloca com toda força no jornal, na televisão, na internet. O perigo é virar uma epidemia. Crianças e adolescentes são alvos fáceis, os mais suscetíveis. A ideia é formar uma nova geração de adultos dóceis e colonizáveis, usando a máquina de alienação e regressão.

 


 

Apreensões e advertências

Por Dom Demétrio Valentini

 

“A CNBB levanta sua voz para colaborar, fazendo chegar aos responsáveis o grito de dor desta nação atribulada, a fim de cessarem as hostilidades e não se permitir qualquer risco de desrespeito à ordem constitucional”.

 


O boteco do PT

Por Frei Betto

 

A crise brasileira é a crise da democracia virtual que predomina no Ocidente. Desde quando se introduziu o sufrágio universal, a suposta democracia política jamais coincidiu com efetiva democracia econômica.

 


 

BRASIL NAS RUAS

 

Greve em Porto Alegre mostrou que governos e sindicatos abandonaram os trabalhadores

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Júnior, da Redação

 

“A greve se deu por conta de uma questão de segurança bastante complicada, sob a ocorrência de vários assaltos, em níveis absurdos neste ano. O governo gaúcho corta parcela dos salários dos servidores e criou uma série de impostos. Porém, logo após a aprovação da nova carga tributária já atrasou o pagamento de setembro. Mas os compromissos com as empresas, e no fim das contas com a burguesia, estão todos em dia”, disse Maxx Fromming, rodoviário demitido, em entrevista ao Correio.

 


 

Para moradores de rua, “a constante é o desrespeito, a insensibilidade e a desumanização da cidade”

Por Gabriel Brito, da Redação

 

O centro da cidade de São Paulo é um dos melhores termômetros para se sentir as carências e desigualdades sociais que vivemos. E nesta entrevista falamos com uma das figuras que mais estende a mão a sem tetos, imigrantes, viciados, dentre outras pessoas em situação de vulnerabilidade: Padre Júlio Lancellotti. Na conversa, conta a rotina de abandono e repressão policial pelas ruas da cidade e a pouca sensibilidade do poder público. “Ele (Hadadd) vai passar e ficará marcado como a administração das ciclovias – e do higienismo, que continua como nas gestões anteriores”.

 


 

SOCIAL

 

Mães de Maio denunciam perseguição da PM de SP contra familiares de vítimas de grupo de extermínio

Por André Caramante

 

Policial militar ameaçou prender por tráfico de drogas avó de jovem assassinado em 2010. Procurado, o Comando-Geral da PM de SP não se manifestou. Já a cabeleireira Vera Lúcia dos Santos sabe o que é ser vítima de criminalização por lutar por Justiça. Depois que passou a denunciar o assassinato da filha por um grupo de extermínio formado por policiais militares, ela ficou três anos presa sob a acusação de tráfico de drogas.

 


 

 

INTERNACIONAL

 

Rússia no Oriente Médio: dilema para os países norte-atlânticos

Por Virgílio Arraes

 

Com a inesperada vinda à confrontação da França e da Grã-Bretanha, por mais opaca que seja a atuação até o momento, os Estados Unidos terão de redefinir sua postura naquela vasta área. Cautelosa, a Rússia evita até o momento incursionar em cidades, a fim de que não ela precise passar pelo desgaste prévio dos Estados Unidos com a destruição de alvos civis, como hospitais, por exemplo.

 


 

Obama em más companhias

Por Luiz Eça

 

Dezenas, talvez centenas de políticos, estão sempre prontos a serem convencidos por argumentos impressos em dólar. Além dos muitos políticos que são war mongerings por convicção. Um bando deles circula ao redor do presidente. Bem que Obama faz suas tentativas de buscar soluções diplomáticas, que não envolvam armas. Dá para entender quando ele é obrigado a ceder ao poder daquele complexo-industrial militar que o presidente Eisenhower advertiu há tantos anos.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

O silêncio ruralista diante da crise da água

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Aqui no vale do São Francisco há uma guerra surda entre os vários setores da produção pelo que resta de água. Entretanto, é um rio dependente do Cerrado. Sem os aquíferos do Cerrado, particularmente o Urucuia, não existe São Francisco. Então, senadora, a equação não fecha.

 


 

Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates