topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 990 – 07/12/2015 a 13/12/2015
Arquivos do Correio
Sexta, 11 de Dezembro de 2015
Recomendar

 

 

A vitória parcial dos estudantes de SP é desdobramento autêntico das jornadas de junho

Por Raphael Sanz, da Redação

 

alt

Se por um lado o protagonismo dos estudantes é valorizado, a ponto de expulsarem de ocupações até mesmo organizações de esquerda que por alguma razão tentaram tomar as rédeas da luta secundarista (e que provavelmente usarão as fotos das visitas em campanha), por outro lado há um enorme espaço aberto para a sociedade organizada participar da luta. O verbo é “somar” – não “dirigir”. Quem se recusa a entender isso, simplesmente não compreendeu nada do que houve nas ruas de 2013 para cá.

 


 

‘A Petrobrás está mais orientada ao capital financeiro do que ao desenvolvimento’

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da Redação

 

alt

Com a Petrobrás no centro da crise política, econômica e ética que marcou o ano de 2015 e os desdobramentos da Operação Lava Jato, seus funcionários também entraram em cena e realizaram uma greve de cerca de 20 dias, cuja negociação significou aumento de 9%, metade do que exigia a categoria. Para falar do complexo quadro, que mais uma vez sugere o desmonte privatista da empresa, conversamos com Felipe Grubba, membro do sindicato.

 


 

POLÍTICA

 

O mal estar da administração tucana

Por Bruno Casalotti

 

A rebelião estudantil em São Paulo é mais do que uma simples mobilização pela educação. Ela é, também, uma revolta contra este aspecto objetivo do gerencialismo neoliberal. O subtexto da mensagem que os estudantes querem passar é um sonoro “me ouça!”. Ao fim e ao cabo, o sentido geral desta mobilização é demonstrar que o bem comum e a educação pública não são como uma empresa, onde executivos e CEOs tomam decisões arbitrárias do alto de sua autoridade radicada na ideia da eficiência e da otimização dos recursos.

 


 

Rancores siameses

Por Justino de Sousa Junior

 

Nosso entendimento é de que, em última análise, os governos petistas trabalharam contra os sujeitos e os projetos anticapitalistas. Por isso, ou seja, por entender que os governos petistas não se posicionaram em nenhuma causa fundamental ao lado dos explorados, muito ao contrário, trabalharam para negar os antagonismos sociais e posicionaram-se sempre a favor da ordem burguesa, não encontramos razão para sair às ruas em defesa desses governos.

 


 

Impeachment: legalidade e legitimidade

Por Murilo Gaspardo

 

Além de atentar contra ambos, o impeachment não resolverá as questões que constituem o substrato da insatisfação popular que impulsiona o processo (corrupção, crise econômica e má qualidade dos serviços públicos). Servirá, sim, para desviar a atenção do povo e encobrir os problemas estruturais do Estado e da sociedade brasileira: desigualdade social, negação dos conflitos e apropriação histórica do Estado por interesses privados nacionais e internacionais.

 


 

Retrato da crise brasileira

Por Frei Betto

 

Nau sem rumo, o governo Dilma, refém de sucessivos escândalos de corrupção, se depara com a corrosão de sua “joia da coroa”: o social.

 


Fragilização das instituições

Por Dom Demétrio Valentini

 

Com a mesma rapidez com que o Supremo decidiu pela prisão de um Senador, deveria analisar agora as acusações feitas contra o presidente da Câmara. Chega de intrigas. Vamos cuidar da crise!

 


 

INTERNACIONAL

 

Venezuela: a armadilha

Por Atilio Boron

 

O resultado desloca a oposição da sua postura confortável e seu frenético denuncismo porque agora, ao contar com uma folgada maioria parlamentar, terá corresponsabilidades na gestão da coisa pública. Já não será só o governo central o responsável pelas dificuldades que acossam a cidadania.

 


 

Impasse no jogo duplo da Turquia

Por Luiz Eça

 

Em dois meses, foram atingidos 32 complexos petrolíferos, 11 refinarias, 23 estações de extração de e destruídos 1.080 caminhões cheios de barris. Esteja o governo turco autorizando ou não o contrabando de petróleo da Síria e do Iraque, o fato é que existem 98 km de fronteira sem vigilância.

 


 

A Venezuela na encruzilhada

Por Fábio Luis Barbosa dos Santos

 

Frente ao desgaste de um Estado permeado pela corrupção, apoiado cada vez mais em militares que frequentemente não reconhecem a liderança de Maduro como acatavam a Chávez, em um contexto de insegurança pública e imprevisibilidade econômica que constrange os cidadãos a engenharias cotidianas para viabilizar a rotina, o discurso da "guerra econômica", embora real, tem se mostrado insuficiente para renovar votos no processo.

 


 

ECONOMIA

 

O Brasil tem de reviver como Nação

Por Adriano Benayon

 

Os transportes no Brasil retratam a situação de um país ao qual foi negada permissão para desenvolver-se. Tudo serve aos carteis transnacionais do petróleo/indústria automotiva. Predominam as rodovias. Não há linhas de metrô que atendam minimamente a demanda das regiões metropolitanas. As principais ferrovias são de natureza colonial: transportam aos portos colossais quantidades de minérios: Belo Horizonte/Vitória; Carajás/Itaqui.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Energia eólica e os desafios socioambientais

Por Heitor Scalambrini Costa

 

O modelo adotado de implantação dessa atividade econômica no Brasil é, em si, causador de inúmeros problemas ao meio ambiente e às pessoas. Os parques eólicos têm deixado profundos rastros de destruição na vida das comunidades atingidas. Várias situações marcaram e ainda marcam a presença de empresas eólicas. O discurso do ambientalmente correto esconde práticas socialmente injustas das empresas do grande capital, evidenciadas cada vez mais com o passar do tempo.

 


 

ESPORTE E CULTURA

 

Pixadores: “o Brasil não aceita pobre revolucionário”

Por Raphael Sanz e Caroline Yamasaki, da Redação

 

Pixadores é um documentário legítimo e soube fugir da romantização que se tornou o senso comum das últimas produções documentais. Também é inovador, por oferecer uma câmera que muitas vezes parece estar alocada no pino do jet ou nos olhos do alpinista. O enredo de 93 minutos acompanha a rotina de quatro homens da periferia que praticam surfe nos trens da CPTM, alpinismo no centro e decoram muros pela cidade de São Paulo.

 


 

 

Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates