topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 988 – 23/11/2015 a 29/11/2015
Arquivos do Correio
Sexta, 27 de Novembro de 2015
Recomendar

 

 

‘Governos de PT e PSDB são igualmente responsáveis pelo rompimento da barragem’

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Júnior

 

alt

O Brasil ainda passará muito tempo fazendo o inventário da tragédia do rompimento da barragem de resíduos de minério de ferro, da Samarco, empresa da Vale e BHP Billiton, no distrito de Bento Rodrigues, localizado na cidade Mariana (MG). E para tentar dimensionar os prejuízos, falamos com Makely Ka, ex-funcionário da Vale do Rio Doce, ou seja, testemunha do projeto de privatização da empresa, até hoje muito controvertido. “Além de conivente, o governo é irresponsável. É uma tragédia ambiental sem precedente no país. E parece que o governo quer amenizar”.

 


 

Austeridade na educação: estudantes respondem com mais 100 escolas ocupadas

Por Raphael Sanz, da Redação

 

alt

O cancelamento das reintegrações de posse abriu precedentes para que outras dezenas de escolas também fossem ocupadas pelos estudantes e levou ao recuo da repressão, que se faz presente na forma da Polícia Militar, ou seja, sua presença menos ostensiva deu a sensação de segurança para estudantes, comunidade escolar e apoiadores em geral. Sem a ameaça da violência militar desmedida, o movimento cresceu, tanto na quantidade de escolas ocupadas quanto na intensidade das ações de apoio e solidariedade de outros setores.

 


 

POLÍTICA

 

Política em transe

Por Henrique Costa

 

Para além do trauma democrático, a deposição de uma presidenta eleita sem indícios de crime significaria uma ruptura institucional, mas não sistêmica. Vive-se no país um momento de arrumação e de renegociação sobre quem vai gerir a paz social lucrativa pelos próximos anos. Os candidatos estão sendo avaliados e o RH da turma de cima já avalia se o perfil dos últimos gestores ainda é o mais qualificado para o serviço.

 


 

Pacto das catacumbas

Por Frei Betto

 

O papa Francisco retoma, com sua linha pastoral, o Pacto das Catacumbas. Quer uma Igreja misericordiosa, missionária, pobre, comprometida com “a revolução da ternura”.

 


 

Repisando “narrativas” – Tentativa de Síntese Programática II

Por Wladimir Pomar

 

Apresentamos agora o que compreendemos como as políticas do segundo eixo programático extraído do documento “Mudar para sair da Crise”.

 


 

A ética de Ali Babá

Por Frei Betto

 

A CPI da Petrobras gasta fortunas do contribuinte e termina com um relatório pífio, no qual o único culpado é quem, por meio de delação premiada, colabora com a Justiça na identificação de criminosos.

 


 

Repisando “narrativas” – Tentativa de Síntese Programática – I

Por Wladimir Pomar

 

O eixo de adoção imediata e emergencial comporta três grandes políticas: 1) contrapor-se a qualquer tipo de golpe institucional; 2) mudar a atual política econômica; 3) revigorar e democratizar o papel do Estado.

 


 

Dupla advertência

Por Dom Demétrio Valentini

 

O rompimento da barragem em Mariana e os novos atentados em Paris nos fazem intuir que existem coisas profundamente erradas, cuja dinâmica é preciso prevenir em tempo, se não queremos colher suas amargas consequências.

 


 

INTERNACIONAL

 

Haiti: sobre farsas e tragédias

Por Daniel Gatti

 

A história política recente do Haiti é mais uma contínua sucessão de tragédias e de farsas combinadas, de ditaduras, fraudes, massacres e violações. A título de exemplo: o surgimento, ascensão e evolução do atual presidente, Michel Martelly. Se no dia da eleição não houve mortos, eles vieram um pouco depois. Entre os dias 9 e 10 houve greves, manifestações e barricadas nas principais cidades do país.

 


 

Paris pode unir rivais contra inimigo mortal

Por Luiz Eça

 

As eleições presidenciais vêm aí e Obama quer eleger seu sucessor. Nem pensa em perder votos e embarca nas exaltadas exigências do War Party. Já Hollande, o presidente da França, não está nem aí. Ele tem de atender a indignada população francesa, que exige ação decisiva contra o Estado Islâmico. Numa união que se forma entre França e Rússia, os aviões e naves de guerra dos dois países já estão atuando de forma coordenada contra o Estado Islâmico. O necessário ataque terrestre pode estar próximo.

 


 

Paris, terror e humanidade

Por Mauro Iasi

 

Nem o Estado francês e seu presidente conservador, tampouco os EUA e seu presidente eleito como um democrata, ou os que empunharam armas e bombas em Paris, parecem representar de fato a combalida humanidade como um todo. Todos são parte dela. Parte de uma forma histórica que a humanidade assumiu e precisa ser superada.

 


 

Vitória da rebelião estudantil na África do Sul

Por Ashley Fataar

 

Depois de dez dias de protestos sem precedentes, os estudantes da África do Sul arrancaram uma vitória contra o aumento das taxas universitárias previstas para o próximo ano.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

A lama do desenvolvimento

Por Roberta Traspadini

 

Em tempos de ideias pós-modernas, a catástrofe social e histórica na lama do desenvolvimento nos exige parar de discutir sobre o menos pior e voltar a pensar sobre o inédito, necessário e viável processo de reconstrução de outros projetos de desenvolvimento para além do capital. A relação entre os seres humanos, demais seres vivos e natureza neste modelo de desenvolvimento não é sustentável e nunca será.

 


 

CULTURA E ESPORTE

 

SuperPorre das Américas

Por Gabriel Brito

 

Em meio a tanto anticlímax, já havia soado estranho o anúncio da maior renda da história do futebol argentino, a superar os 20 milhões de pesos e mostrar ao mundo que por lá a cultura do ingresso a preço de ouro também aportou.

 


Recomendar
Última atualização em Sábado, 28 de Novembro de 2015
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates