topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 987 – 16/11/2015 a 22/11/2015
Arquivos do Correio
Sábado, 21 de Novembro de 2015
Recomendar

 

Tragédia da mineradora em MG: a promiscuidade entre poderes político e econômico no Brasil

Por Gabriel Brito e Raphael Sanz, da Redação

 

alt

Para oferecer uma visão técnica e amplificada do desastre, entrevistamos a coordenadora do Laboratório de Química Analítica e Ambiental da Universidade Federal do Pará, Simone Pereira. “Será que abrir para o mercado privado a exploração minerária influi no aumento da produção e diminuição do cuidado ambiental? Devido à questão do lucro isso pode acontecer. A empresa não quer gastar muito dinheiro com questões ambientais”.

 


 

POLÍTICA

 

Os bastidores da lama política em Minas Gerais

Autor anônimo

 

Na noite de 23/04/2014 comemorava-se o casamento entre o empresário José Guilherme Ramos e Fernanda Coura, filha do presidente do sindicato das mineradoras. A correnteza de rejeitos tóxicos, lama e minério que destruiu a comunidade de Bento Rodrigues, matou dezenas de pessoas, desabrigou centenas e irá mudar a vida ambiental da mais importante bacia hidrográfica do Sudeste, não surgiu naquela noite: sua concepção ao mundo é melhor entendida quando as figuras que brindavam e bebiam no Alta Vila são identificadas.

 


 

Manual para exterminar índios

Por Frei Betto

 

Hoje em dia existem modos mais modernos e igualmente eficazes, como reduzir drasticamente os recursos da Funai, sem inclusive prejudicar a sigla, que passaria a ser conhecida como Funerária Nacional dos Índios.

 


 

Educação às avessas

Por Maria Orlanda Pinassi

 

O que pouco se percebe é que, neste exato momento, não seria absurdo dizer que a mais bem sucedida dupla de pedagogos do país atende pelos nomes de Geraldo Alckmin e Herman Voorwald. Isso porque, se num ato arbitrário, governador e secretário suprimem o direito constitucional à educação pública, ao mesmo tempo suspendem a normalidade alienante de uma política pedagógica imbecilizante, que não contempla sequer minimamente a expectativa e a capacidade intelectual dos seus alvos.

 


 

BRASIL NAS RUAS

 

“Para onde olhamos, vemos projetos de destruição do SUS”

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da Redação

 

A Copa do Mundo de futebol já passou e a zona leste de São Paulo continua mais ou menos a mesma de sempre. Isto é, altamente precarizada em relação aos serviços públicos essenciais, confirmando a noção de “engodo” que alguns de seus moradores criaram ao longo do tempo. Como se fosse pouco, a festa da FIFA foi seguida por um ano de forte arrocho fiscal. Aguerrida, a população local contra-atacou com a organização de um posto de saúde popular. É sobre isso que conversamos com o médico da família Felipe Gonçalves.

 


 

“Me jogaram no chão e me algemaram, meus olhos ardiam em brasa. Não houve diálogo”, diz professor

Por Maitê Berna

 

Um dos professores agredidos pela PM na frente da escola, no último sábado, está em licença médica e recebe o apoio dos alunos; Apeoesp levará caso para pelo menos três Comissões de Direitos Humanos.

 


 

SOCIAL

 

Discurso de Francisco aos participantes aos movimentos: defender a Mãe Terra

Por Frei Marcos Sassatelli

 

“A casa comum de todos nós está sendo saqueada, devastada, vexada impunemente”. O discurso de Francisco, que certamente não agrada aos detentores do poder econômico, mesmo que às vezes se digam “católicos”, é claramente anticapitalista.

 


 

INTERNACIONAL

 

O terror dos drones, denunciado e documentado

Por Luiz Eça

 

Para cada suspeito atingido, de 5 a 6 pessoas não identificadas costumavam também morrer, conforme o relatório The Drone Papers provou de forma documentada. Veja este exemplo: na Operaçao Haymaker, um programa especial no nordeste do Afeganistão, os drones mataram 35 indivíduos listados como terroristas. Pena, que, junto com eles, 219 civis não identificados foram também assassinados.

 


 

Matadores e seus mandantes

Por Milton Temer

 

É difícil identificar o que Cheney, Rumsfeld e Bush representaram no saque do petróleo iraquiano através da destruição de um dos dois países mais avançados da região? É difícil identificar o que está por trás dos mercenários da "oposição externa" a Assad, na tentativa de destruir um dos países melhor servidos de serviços públicos da região? Estão, em todos os casos, os Estados Unidos, as ex-potências colonialistas e o principal cúmplice regional, a Arábia Saudita.

 


 

Síria: tudo o que muda após a ação da Rússia

Por Patrick Cockburn

 

Extremistas do ISIS finalmente são confrontados; exército nacional recompõe-se. Em outro front, guerrilha curda cresce e tenta formar Estado. Mas guerra ainda está longe do fim. As denúncias ferozes dos estadunidenses contra a intervenção russa provêm do fato de que as pessoas em Washington reconhecem as vantagens da Rússia naquilo que os EUA não tiveram capacidade de fazer.

 


 

ECONOMIA

 

Petrobrás: muito se fala e pouco é verdade

Por Paulo Metri

 

Obviamente, os objetivos da mídia convencional e dos políticos representantes dos interesses estrangeiros são forçar a Petrobrás a não ser a operadora única do Pré-Sal, não ter 30% de todos os consórcios firmados nesta área, não haver exigência de conteúdo local e até retornarmos ao modelo das concessões para a área do Pré-Sal. Ou seja, uma pauta bem antinacional.

 


 

CULTURA E ESPORTE

 

Marx, Gramsci e o poder: dois marxismos?

Por Juliano Medeiros

 

Gramsci surge como um crítico da política na exata medida em que Marx surgira, pouco menos de um século antes, como um crítico da economia, buscando desvendar as leis de funcionamento do capitalismo. Mas Gramsci não coloca a política acima da economia.

 


Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates