topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 986 – 09/11/2015 a 15/11/2015
Arquivos do Correio
Domingo, 15 de Novembro de 2015
Recomendar

 

Contradições do neodesenvolvimentismo são devastadoras para os trabalhadores

Por Gabriel Brito, da Redação

 

alt

Em entrevista do início do ano, o sociólogo do trabalho Ricardo Antunes já afirmava que “a falência do PT gera instabilidade política”, dentro de um governo praticamente “natimorto”. Em nova conversa com o Correio da Cidadania, além de reafirmar tais análises, Antunes descreveu todo o quadro de “crises econômica, política e social profundas”, o que torna tudo imprevisível até 2018, inclusive uma possível “reaparição heroica” de Lula. “Até lá muita água vai rolar, só não sabemos o que vai se passar com a presidência”.

 


 

POLÍTICA

 

Repisando “narrativas” – Reforma Agrária

Por Wladimir Pomar

 

É preciso tomar o agronegócio latifundiário como inimigo principal, distinguindo-o do agronegócio puramente capitalista, e fazer com que a renda fundiária seja paga ao Estado, através da cobrança correta do ITR, e contribua para o desenvolvimento econômico geral.

 


 

Bom senso e responsabilidade

Por Dom Demétrio Valentini

 

Fazia tempo que a CNBB não se manifestava sobre a situação nacional. Agora ela voltou a falar. É sinal de que a situação é grave. É hora de reagir, para que, em tempo, seja revertida a crise econômica, que decorre, sim, de fatores objetivos, mas vem sendo alimentada por interesses que a agravam.

 


 

Uma nova agenda é possível

Por Osvaldo Russo

 

Ainda que o ex-presidente Lula tenha feito um apelo ao PT e ao Congresso para encerrar o capítulo do ajuste fiscal e se iniciar o debate sobre a política de desenvolvimento, é forçoso reconhecer que a realidade interliga as duas coisas.

 


 

Repisando “narrativas” – Problemas Agrários

Por Wladimir Pomar

 

Aquilo que o documento “Mudar para Sair da Crise...” chama de exacerbação das “tendências de mercantilização da terra” não é senão o novo processo de expropriação de pequenos e médios proprietários agrícolas. Tal expropriação intensificou a emergência de uma nova geração de trabalhadores sem-terra.

 


 

BRASIL NAS RUAS

 

‘A única forma de fazer o país crescer é colocar dinheiro na mão da população’

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da Redação

 

No atual contexto de fim de ciclo político e econômico, a frase que intitula a entrevista cabe para os mais diversos segmentos da vida cotidiana. No caso, foi proferida por Leanir José da Costa, liderança da periferia sul de São Paulo que esteve à frente da ocupação Plinio Arruda Sampaio (fundador do Correio da Cidadania e falecido em julho de 2014), despejada em julho pelo poder público e já substituída por outras, conforme promessa textual dos ativistas e sem tetos da região.

 


 

SOCIAL

 

A volta do mercado de outorgas de água

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Como no Brasil a água é um bem da União (Constituição de 1988) ou um bem público (conforme a lei 9.433/97), então ela não pode ser privatizada e nem mercantilizada. Acontece que há tempos o grupo que representa o pensamento dessas instituições internacionais no Brasil – e das multinacionais da água – busca brechas na lei.

 


 

Discurso de Francisco: unir os nossos povos no caminho da paz e da justiça

Por Frei Marcos Sassatelli

 

Neste quinto artigo sobre o 2º Encontro Mundial dos Movimentos Populares, destaco o quarto ponto marcante do discurso do Papa Francisco: “unir os nossos povos no caminho da paz e da justiça”.

 


 

INTERNACIONAL

 

Portugal: Parlamento derruba governo mais breve da história do país

Por Luis Leiria, de Lisboa, para o Correio da Cidadania

 

Partidos de esquerda, em maioria, rejeitaram o programa de governo do segundo gabinete Passos Coelho, provocando a sua queda. No mesmo dia, esses partidos assinaram um acordo para viabilizar um governo do PS, o segundo partido mais votado nas eleições de 4 de outubro. Mas as cenas dos próximos capítulos ainda não estão totalmente claras.

 


 

Argentina: o voto branco é um voto pelo imperialismo

Por Atílio Boron

 

A importância continental da eleição de Macri não passou despercebida para um agudo observador da política latino-americana, e protagonista também, como o ex-presidente brasileiro FHC. Ao La Nación, disse que uma derrota do kirchnerismo facilitaria a resolução da crise no Brasil. Agregava que “se uma vitória da oposição na Argentina repercutisse nas eleições legislativas da Venezuela (6/12), seria uma maravilha”. Para isso, há de se impedir a vitória de Macri e apelar para o único instrumento disponível: o voto em Scioli.

 


 

Insurgência precária: o Fórum Social Mundial

Por Ruy Braga

 

A experiência de mais de uma década do fórum é a melhor oportunidade para avaliarmos os limites da aposta neopolanyiana na inevitabilidade da formação de um contramovimento global espontâneo em reação ao avanço do neoliberalismo. Dessa pluralidade não surgiu um contramovimento em escala global capaz de esboçar uma alternativa de regulação ao neoliberalismo.

 


 

Acordo nuclear: rendição do Irã e a reação russa na Síria

Por Ramez Philippe Maalouf

 

Na verdade, o Acordo Nuclear com o Irã consolida o poder ianque no Oriente Médio. Praticamente, toda a região está sob sua suserania: Egito, petromonarquias árabes do Golfo, Etiópia, Sudão do Sul, Jordânia, Israel, Iraque, Turquia, governo libanês, Azerbaijão, Geórgia. Os que lhes escapam ao controle estão sob cerco e ou ataque: Somália, Eritreia, Armênia, Síria, territórios palestinos ocupados por Israel (Cisjordânia e Faixa de Gaza), sul do Líbano sob o controle do Hizbollah; ou sob “normalização”/neutralização, como o Irã.

 


 

ECONOMIA

 

Sobre o programa econômico do PMDB e sua estratégia regressiva em direitos sociais

Por Guilherme C. Delgado

 

A ponte que o texto indica é, claramente, para o passado anterior à Constituição de 1988 (regime militar-tecnocrático, sem quaisquer critérios de cidadania civil, política e social). O MDB do Dr. Ulysses Guimarães, que ajudou a derrubar esse regime e erguer a ordem constitucional de 1988, está sendo novamente sepultado. ‘A agenda de desenvolvimento do PMDB’ desvincula-se da ordem constitucional vigente e confia cegamente no mercado desregulado.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Lama da Samarco: biólogo aponta impacto por 100 anos na vida marinha

Por Alceu Luís Castilhos

 

O biólogo André Ruschi, diretor da escola Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi, em Aracruz (ES), defende o fechamento da Samarco, mineradora responsável pelo rompimento da barragem de resíduos em Mariana (MG). “O fluxo de nutrientes de toda a cadeia alimentar de 1/3 da região sudeste e o eixo de metade do Oceano Atlântico Sul está comprometido e pouco funcional por no mínimo 100 anos”, afirma.

 


 

Mudanças climáticas: hora de (re)agir

Por Heitor Scalambrini Costa

 

O maior e mais completo estudo já realizado sobre impactos da mudança climática no Brasil foi divulgado no final de outubro. O trabalho buscou estudar e conhecer melhor como o clima poderá variar no Brasil nos próximos 25, 55 e 85 anos, de forma a fundamentar, e assim apoiar políticas públicas.

 


Recomendar
Última atualização em Domingo, 15 de Novembro de 2015
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates