topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 984 – 26/10/2015 a 01/11/2015
Arquivos do Correio
Sexta, 30 de Outubro de 2015
Recomendar

 

 

Fim da bonança econômica expõe limite da “Revolução Cidadã” no Equador

Por Gabriel Brito, da Redação

 

alt

Ainda sem muita repercussão regional, a América Latina vê ruir um de seus mais festejados processos políticos recentes, inclusive com cenas de repressão a movimentos sociais. Trata-se do Equador e sua chamada “Revolução Cidadã”, que no atual momento parece viver o mesmo fim de ciclo de outros países capitaneados pelos chamados “governos progressistas”. Sobre isso, e também da conjuntura sul-americana, conversamos com o cientista político equatoriano Décio Machado.

 

 

 

POLÍTICA

 

Repisando “narrativas” – Reurbanizar as urbes

Por Wladimir Pomar

 

As mudanças climáticas estão colocando à mostra tanto os resultados dos desmatamentos do agronegócio quanto a ausência de regulagem e gestão dos cursos d’água. Em geral, está ausente a constatação de que a maior parte das cidades possui bairros inteiros sem arborização.

 

 

 

Nomofobia e meditação

Por Frei Betto

 

Parece que estão todos acometidos de nomofobia, essa permanente dependência do celular, também qualificada de atenção parcial contínua. Há quem não consiga desligá-lo nem na hora de dormir.

 

 

 

Pequena síntese sobre a conjuntura política brasileira

Por Murilo Gaspardo

 

A defesa das instituições democráticas deve permanecer na agenda dos que esperam e lutam por transformações estruturais no Brasil, mas não subsistem quaisquer razões para a defesa do governo – não há o que pactuar com quem já escolheu pactuar com as elites financeiras, o patrimonialismo e o clientelismo, e abandonou qualquer perspectiva emancipatória.

 

 

 

Coxinhas e governistas: dupla face da intolerância da classe média?

Por Marco Antonio Perruso

 

Por que as disputas políticas envolvendo PT, PSDB, PMDB e outros partidos da ordem parecem invisibilizar as lutas reais das classes populares? Neste sentido, não se pode esquecer do papel cumprido pelo cerco midiático-privado e estatal-governamental contra os movimentos sociais. Mas outras razões devem ser colocadas, e são melhor compreendidas se nos debruçarmos sobre a nova conjuntura inaugurada a partir de junho de 2013.

 

 

 

 

SOCIAL

 

A economia a serviço dos Povos

Por Frei Marcos Sassatelli

 

As palavras do Papa revelam que sua tomada de posição é claramente anticapitalista, verdadeiramente profética, radicalmente humana e profundamente evangélica. E nós, cidadãos e cidadãs, cristãos e cristãs, de que lado estamos?

 

 

 

 

INTERNACIONAL

 

Palestina: a colonização israelense é a raiz da violência

Por Ilan Pappe

 

“Se há um Estado binacional, os esfaqueamentos serão diários”. A ideia de que uma Israel/Palestina livre seja uma democracia para todos nunca esteve no programa liberal sionista. Este desejo de não compartilhar a vida com qualquer coisa que cheire a árabe é uma atitude que afeta diariamente a cada palestino. Mais de um século de colonização e nada mudou na negação total da humanidade dos palestinos nativos ou seu direito ao país.

 

 

 

Obama começa a fechar Guantánamo

Por Luiz Eça

 

No fim deste ano, Obama resolveu cumprir sua promessa de 2009. Vetou o orçamento de Defesa para 2016, que continha autênticos jabutis. Foi apenas um gol, é verdade que decisivo. Ele precisa marcar outros para o jogo acabar com vitória. Tem de convencer o Congresso a não derrubar seu veto. Determinar os locais onde os prisioneiros serão alojados. Promover o julgamento dos que ainda não foram processados. E encontrar países que aceitem receber aqueles que continuam presos. No entanto, o mais difícil já foi feito.

 

 

 

Os primeiros passos na Europa

Por Fernando Moura

 

Os sírios são colocados em ônibus direcionados ao campo Kara Tepe, em Mytilene, enquanto os demais são levados ao campo de Moria. Em Kara Tepe, o sentimento é de um acampamento de férias; já em Moria, antigo centro de detenção local, a sensação é de estar de fato em uma prisão lotada.

 

 

 

 

ECONOMIA

 

Inexorabilidade da geração nuclear

Por Paulo Metri

 

A meu ver, existe para o grupo de ambientalistas que é, de forma enfática, contra a geração nuclear, a triste notícia que está no título. Falo com relação ao médio e longo prazo.

 

 

 

A economia se apropriou da natureza

Por Marcus Eduardo de Oliveira

 

Sempre se faz oportuno destacar que o mercado, assim como toda a economia, depende de algo que está acima de tudo isso: a natureza. A economia, como atividade produtiva, é apenas um subproduto do ambiente natural, e depende dos mais variados recursos que emanam da natureza.

 

 

Recomendar
Última atualização em Sexta, 30 de Outubro de 2015
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates