topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 981 – 05/10/2015 a 11/10/2015
Arquivos do Correio
Sexta, 09 de Outubro de 2015
Recomendar

 

 

O Brasil está parado, mas os bancos continuam lucrando

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da Redação

 

alt

Continua a crise generalizada do governo de Dilma Rousseff, que acumula reveses em todas as frentes e sangra politicamente, atado por um Congresso abduzido pelo interesse privado há muito tempo. Para falar de tamanha crise, que agora registra o maior índice de desemprego desde 2010, conversamos com e economista Maria Lucia Fattorelli, que aproveitou para contar seu trabalho de auditoria sobre a dívida grega, ótimo exemplo do rumo que podemos ver o Brasil tomar.

 


 

POLÍTICA

 

É gado humano?

Por Frei Betto

 

De que foge essa gente? Da Al-Qaeda? Do Estado Islâmico? Aparentemente, sim. De fato, fogem do entulho gerado pelo capitalismo. Seus países foram, durante décadas, saqueados por empresas petrolíferas, mineradoras, construtoras, todas ocidentais.

 


 

O avanço da ditadura civil brasileira

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Todas essas manobras para entregar o Brasil nas mãos de Eduardo Cunha, o íntegro. Mas, depois, se o golpe se consumar, ele será atirado no lixo da história por seus próprios comparsas.

 


 

Dupla expectativa

Por Dom Demétrio Valentini

 

Que o ano de 2017 seja vivido intensamente no seio da Igreja Católica, mas que a coincidência com o aniversário da reforma protestante seja tido como um estímulo a superar problemas históricos, que nas atuais circunstâncias perdem força e motivação de ainda existirem.

 


 

Fechar escolas. Como assim?

Por Silvio Souza

 

Ouço dizer e até leio que a educação é a melhor forma de transformar uma sociedade para melhor. Então, se estão fechando escolas é porque (e será que querem que consideremos isto?) nossa sociedade já está suficientemente boa, justa, solidária, fraterna, desenvolvida. Enfim, já nos transformamos naquele país do futuro, com garantias individuais e coletivas consolidadas. Não há mais meninos e meninas vendendo balas, doces, água, nos faróis.

 


 

Repisando “narrativas” – Alternativas Industriais

Por Wladimir Pomar

 

Sem esclarecer a atual estrutura patrimonial da indústria existente no Brasil corre-se o risco de tentar “dar sustentabilidade a um crescimento econômico” que pouco tem de “nacional”.

 


 

É possível reconstruir uma esquerda revolucionária depois da ruína do PT ou esta soterrará toda a esquerda?

Por Valério Arcary

 

Uma avalanche já começou. A ruptura com o petismo não é algo para um futuro incerto. São muitos milhões que já romperam. É toda uma enorme parcela da geração mais jovem da classe trabalhadora que já perdeu esperança no lulismo. O que há de velho, de apodrecido, de corrompido no movimento dos trabalhadores e da juventude precisa ser deslocado, para abrir o caminho. Acontece que o ritmo dos dois processos não é o mesmo.

 


 

BRASIL NAS RUAS

 

Greve dos servidores federais: opção entre educação pública ou privada é o dilema do futuro

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da Redação

 

Para comentar a paralisação que já dura mais de quatro meses, e todo seu contexto em meio ao ano do arrocho petista, conversamos com Mário Guimaraes Junior, servidor na Universidade Federal de Uberlândia. “O cenário da educação nesse segundo mandato do governo Dilma contempla a manutenção de tal lógica, que não é de agora: mais cortes no orçamento de verbas destinadas à educação pública e intensificação da precarização das condições de trabalho dos educadores em suas instituições”.

 


 

SOCIAL

 

Moradia: necessidade urgente dos imigrantes e refugiados em São Paulo

Por Raphael Sanz, da Redação

 

É evidente que a questão da moradia faz, junto com o idioma e a documentação, o tripé das grandes dificuldades dos refugiados em São Paulo e influi nas chances de se conseguir trabalho. O sistema altamente burocratizado de aluguel de imóveis que somos obrigados a encarar, aliado ao seu próprio alto custo, impede com que muitos refugiados consigam uma casa convencional. “Para além da crise social que vivemos aqui, os imigrantes estão sendo explorados em hotéis baratos e pensões que cobram o dobro do que deveriam”, alertou Hasan Zarif.

 


 

Questão agrária hoje e marxismo

Por Antonio Julio de Menezes Neto

 

A questão é: como analisar este novo campo que surge no novo século, capitalista e com resquícios do atraso pré-capitalista, sob o prisma da revolução?

 


 

INTERNACIONAL

 

Adeus Oslo. E agora?

Por Luiz Eça

 

Mas e os EUA? Com o veto deles, nada feito. Obama já deu os maiores sinais que, desta vez, vai pensar bem antes de dizer amém a Israel. Está em jogo a proclamação de independência da política externa norte-americana.

 


 

ECONOMIA

 

Cair na real – LRF e juros

Por Adriano Benayon

 

Para o senador Cristovam, o brasileiro está acostumado a querer receber aposentadoria jovem. Traduzindo o jargão da “esquerda” reacionária: ”que assalariados e aposentados paguem a conta; não se toque nos trilhões de reais de juros para os bancos!”

 


 

Recomendar
Última atualização em Sexta, 09 de Outubro de 2015
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates