topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 979 – 21/09/2015 a 27/09/2015
Arquivos do Correio
Sexta, 25 de Setembro de 2015
Recomendar

 

 

“Articular lutas nos próprios territórios como resposta à financeirização da natureza”

Por Ana Rogéria Araújo

 

alt

Os modelos de financeirização da natureza e comercialização dos bens naturais têm resultado em processos cruéis, sobretudo nas comunidades mais pobres e excluídas, concretizados em regiões consideradas oportunamente pelo capital, com aval de governos, como “atrasadas”. Entre os dias 24 e 27 de agosto, aconteceu em Belém a Conferência Latino-Americana sobre Financeirização da Natureza. Para falar sobre o assunto, a rede Jubileu Sul Brasil conversou com Luis Fernando Novoa Garzon, professor de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia.

 


 

POLÍTICA

 

Narrativas e narrativas

Por Wladimir Pomar

 

Como têm dificuldade em reconhecer e analisar seus erros e defeitos, muitos petistas buscam inutilmente uma narrativa que os salve. Gastam esforços em vão. Sem o reconhecimento e a análise dos erros não será possível construir qualquer narrativa compreensível, nem dar continuidade aos feitos positivos, que existiram, mas já são parte do passado.

 


 

PEC 71 põe em xeque a omissão de ministro da Justiça e extremismo dos ruralistas

Por Márcio Santili

 

A aprovação da PEC 71 pelo Senado (agora PEC 132/2015 da Câmara) foi uma resposta ponderada e concreta a deputados ruralistas radicais, que haviam protestado contra a rejeição, pela maioria dos senadores, de outra PEC, a 215, que pretende inviabilizar as demarcações pendentes e violentar os direitos dos índios. Cabe, porém, lamentar a postura irresponsável do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que, no dia seguinte à aprovação, declarou-se contrário a ela.

 


 

Eleições Gerais Já!

Por Mário Maestri e Otto Filgueiras

 

Temos que sair da sinuca de bico em que nos encontramos. A proposta de mobilização pela queda de Levy é fumaça nos olhos da população. Esse cavaleiro da triste figura e língua enrolada é apenas um convidado de importância em ministério formado por walkings deads conservadores de todos os sabores. Uma reforma ministerial e uma radical reorientação política do governo são propostas fantasiosas, vista a essência da atual administração.

 


 

Sobre educação e política: idade média aqui e agora

Por Plínio Gentil

 

Quando me colocam sobre a mesa, como prato principal, um direito individual como a propriedade e ao mesmo tempo querem higienizar o direito social à educação, limpando-o de seu conteúdo político, eu só posso ficar pensando que a ideia geral é toda muito coerente: vamos imbecilizando o estudante, porque assim fica mais fácil formá-lo para ser um trabalhador dócil, que vai servir ao proprietário sem reclamar e cujo maior sonho será o de ser, um dia, proprietário também.

 


 

O papa em Cuba

Por Frei Betto

 

Todo esse processo é visto com esperança e cautela. Esperança de que a Ilha receba investimentos expressivos e dobre o número de três milhões de turistas anuais, trazendo mais divisas. Cautela porque, como me declarou um amigo cubano, “será o choque do tsunami consumista com a austeridade cubana”.

 


 

SOCIAL

 

Estado sofisticou ferramentas contra manifestações, diz relatório

Por Arthur Stabile

 

Prisões arbitrárias, uso excessivo de armamentos menos letais e a violação de direitos estão entre as práticas do Estado durante as manifestações populares neste ano e no ano passado. Esta é a conclusão do relatório ‘As ruas sob ataque: protestos 2014 e 2015’, elaborado pela ONG Artigo 19. Os dados obtidos destacam as 849 prisões feitas nesse tempo, a maior parte delas citadas como preventivas. “Não se pode prender uma pessoa sem indícios, só em flagrante ou por decisão judicial”, argumenta a advogada Camila Marques, em entrevista a Ponte Jornalismo.

 


 

INTERNACIONAL

 

A tragicomédia das funestas eleições da Guatemala

Por Ilka Oliva Corado

 

O povo, dito raso, esteve pronto para ir com tudo nesta mudança, quem arredou o pé foi a classe média, acuada. Estiveram a um passo de fazer história e lutar por algo grande, que não dependeria mais de tomar sol aos sábados, nem de cartazes, nem de fotos nas redes sociais. Dependia de algo muito maior que só o povo raso tem. Dito e feito: “só o povo defende o povo”. Choram os camponeses, operários e toda a classe trabalhadora da minha Guatemala ferida.

 


 

Mudanças radicais na Palestina

Por Luiz Eça

 

Se Israel aceitasse a independência da Palestina não iria fazer tantas construções em terras que passariam a ser do novo país. De acordo com informações da agência de notícias Ma´An, Abbas, está admitindo o seu fracasso. Com a extrema-direita dando as cartas em Israel seria impossível conseguir a paz numa boa. Ele irá à Assembleia Geral da ONU, em fins de setembro, para declarar a saída dos palestinos dos Acordos de Oslo, alegando que Israel não cumpriu sua parte.

 


 

ECONOMIA

 

Getúlio Vargas: aprendendo com os erros

Por Adriano Benayon

 

Agosto de 1954 foi o marco da destruição do desenvolvimento do país, que o presidente Vargas entendia, corretamente, só ser possível havendo autonomia. Isso corresponde à lógica imperial: era-lhes intolerável o surgimento de uma potência no Hemisfério Sul e no “Hemisfério Ocidental”.

 


 

ESPORTE E CULTURA

 

Breno e a vida como ela é

Por Gabriel Brito

 

Breno e toda a juventude brasileira crescem adestrados a querer e amar o mundo no qual não nasceram, nunca viram e ninguém próximo lhes contou se realmente é bom. Mas dizem que é, então não é possível dizer “tô bem aqui”.

 


 

 

Bottom of Form

 

Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates