topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 975 – 24/08/2015 a 30/08/2015
Arquivos do Correio
Sexta, 28 de Agosto de 2015
Recomendar

 

POLÍTICA

 

Contribuições para uma agenda econômica alternativa

Por Paulo Passarinho

 

Hoje, a dívida mobiliária da União ultrapassa 3 trilhões de reais e, na ótica do governo e dos liberais, deveria exigir não a redução da conta de juros, mas maiores sacrifícios orçamentários, com cortes ainda mais acentuados de despesas de custeio e de investimento. Por tudo isso, um programa emergencial de defesa do emprego, da renda e da segurança social dos trabalhadores e do povo exigiria uma radical mudança do atual modelo econômico e a consequente alteração da política macroeconômica.

 


 

Apoio ao governo Dilma como o mal menor ou construir um terceiro campo independente?

Por Valério Arcary

 

A saída às ruas da classe média é o argumento dos que defendem que diante de uma onda conservadora a única resposta possível é uma união da esquerda em torno da defesa do governo, ou da legalidade ou da democracia. Ou seja, uma união, mais ou menos crítica, com o governo Dilma Rousseff. A esquerda que decidir se unir ao governo estará selando o seu destino: ruirá junto com o lulismo. O caminho para uma esquerda que tenha futuro depende da constituição de um terceiro campo, independente tanto do governo quanto da oposição de direita.

 


 

O PT e a luta de classes

Por Osvaldo Russo

 

Hoje, o PT precisa compreender as novas demandas da classe média, aprofundar relações com outros partidos de esquerda e movimentos sociais e incorporar à política os segmentos populares, antes empobrecidos, que ascenderam socialmente beneficiados pelas políticas públicas empreendidas pelos governos Lula e Dilma.

 


 

Chacinas em série. Até quando?

Por Frei Betto

 

No Brasil, as mortes não são seletivas, são generalizadas. É a lei do talião levada ao extremo: um policial morto, dez ou mais inocentes como vingança. Exatamente como procediam os nazistas. A cada prisioneiro foragido do campo de concentração, dez eram sorteados para morrer.

 


Já passou da hora

Por Dom Demétrio Valentini

 

A situação nacional chegou a um ponto de limite. Está mais do que na hora de acabar com querelas políticas, que nada contribuem para superar a crise econômica, a ser contornada com urgência.

 


 

Dilemas da atual luta de classes

Por Wladimir Pomar

 

Ou o governo muda sua política econômica e apoia uma agenda popular, permitindo que a luta em defesa da democracia esteja associada à luta em defesa das medidas governamentais, ou o governo apoia a Agenda Renan e coloca a ascensão da mobilização popular diante de um dilema.

 


 

Manifestações em apoio a Dilma

Por Otto Filgueiras

 

Na verdade, houve um golpe do governo petista em conluio com banqueiros, empresários do agronegócio e grandes capitalistas, representados pela grande mídia conservadora, a FIESP e outras entidades patronais. E pararam de falar em impeachment de Dilma.

 


 

SOCIAL

 

A mercantilização da USP

Por Ruy Braga

 

A precarização do trabalho docente e a privatização do conhecimento acadêmico são duas expressões do mesmo projeto: a mercantilização da USP. Trata-se de um projeto cujo núcleo radica na apropriação do aparelho universitário por uma burocracia.

 


 

Discurso de Francisco: “vocês são semeadores de mudança”

Por Frei Marcos Sassatelli


Neste terceiro artigo sobre o 2º Encontro Mundial dos Movimentos Populares destaco o segundo ponto marcante do discurso do Papa Francisco: “vocês são semeadores de mudança”.

 


 

INTERNACIONAL

 

O duplo nascimento de uma mulher

Por Ronnie Huete Salgado, de Washington DC

 

Há 34 anos, a mulher que cobre o rosto para proteger-se da inclemência do sol do forte verão da cidade de Washington DC mantém um protesto semelhante, posto que determina que as injustiças da vida devem ser denunciadas, porque do contrário é como estar morto frente à vida. Meia hora bastou para conversar com a senhora, cujo corpo já refletia o rigoroso caminho que decidira empreender em prol da humanidade, como ela assim o manifesta.

 


 

Varoufakis: “Não abandonei o navio. Ele é que mudou de rumo”

Por Christos Tsiolkas, do The Monthly

 

Numa longa entrevista a um escritor grego-australiano, o ex-ministro das Finanças faz revelações surpreendentes, como o ambiente de depressão que encontrou no gabinete do ex-primeiro-ministro Tsipras na noite da vitória do “não”, em contraste com a euforia das ruas, e a confidência pessoal de Schäuble de que não assinaria o acordo se fosse o ministro grego. “O debate político está estruturado de tal forma que a humanidade tem de ficar fora da sala”.

 


 

Estados Unidos: em busca de um candidato republicano viável

Por Virgílio Arraes

 

Nas próximas semanas, em função dos altos custos de participação nas atividades eleitorais de um país continental ou da perspectiva de índices pouco atrativos de popularidade no curto prazo, boa parte dos aspirantes republicanos deve desistir da postulação principal, ainda que visualize a possibilidade de compor a futura chapa como vice-presidente ou mesmo como ministro em um eventual gabinete a datar de janeiro de 2017.

 


 

Equador: a repressão como limite

Por Raul Zibechi e Decio Machado

 

No Equador, não há nenhuma revolução em marcha vinda do poder estatal, senão o aprofundamento do modelo extrativista e da crescente dependência do mercado capitalista global, o que requer um reposicionamento autoritário do Estado.

 


 

ECONOMIA

 

Nova “democracia”

Por Paulo Metri

 

A total falta de solidariedade da elite, que quer o retorno à grande exclusão social do passado, é tão absurda quanto ilógica. Além de demonstrar não ter sensibilidade humana alguma, ela quer aplicar regras casuísticas, desde que um dos seus representantes chegue ao poder.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Belo Monte bate à sua porta

Por Rodolfo Salm (Texto e fotos)

 

Agora, os impactos diretos da construção da hidrelétrica de Belo Monte são finalmente visíveis no entorno da cidade de Altamira. Nem mesmo as explosões no canteiro de obras que faziam tremer as janelas da minha casa causaram-me tanto mal-estar quanto a destruição completa daquele ecossistema. De toda forma, a devastação da foz do igarapé Ambé não é nada comparado ao desmatamento da ilha do Arapujá, cuja vegetação constituí importante “cartão postal” no rio Xingu, de frente à cidade, e que deve começar a qualquer momento.

 


Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates