topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 973 – 10/08/2015 a 16/08/2015
Arquivos do Correio
Sexta, 14 de Agosto de 2015
Recomendar

 

 

‘O Brasil objetiva a gestão penal e militarizada da miséria’

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da redação

 

alt

No Brasil “civilizado”, vemos a volta do recesso parlamentar, reaquecimento das crises políticas e nova chuva de pautas conservadoras, aliada ao lançamento da chamada Agenda Brasil e seu pacote de intensificação do ajuste fiscal. No Brasil “dos comuns”, continua o cerco aos direitos civis mais primordiais: aprova-se PL que tipifica o terrorismo e São Paulo registra mais uma noite de sangue, com 20 assassinatos e fortes suspeitas sobre agentes do Estado. Em meio a tal contexto, o Correio entrevistou a psicóloga Adriana Matsumoto.

 


 

POLÍTICA

 

O financiamento da educação em três propostas de Plano Estadual de Educação

Por Otaviano Helene

 

A proposta do poder executivo (PEE-G), assinada pelo governador e pelo secretário da Educação, é, pelo menos, estranha, aparentemente feita usando as teclas ctrl C ctrl V de um computador. Além de ser um cópia‑cola do que já estava escrito no PNE desde meados do ano passado, parece uma espécie de jogo do tipo ache os erros. Primeiro, se isso está escrito em uma lei federal, por que repetir em uma lei estadual? Segundo, como a redação se refere ao PIB nacional, o que isso está fazendo em uma lei estadual?

 


 

Nada vale a pena quando a alma é pequena

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

O que mais chama a atenção da direita que está nas ruas é sua alma pequena, a incapacidade de enxergar o outro, o olhar narcisístico que só enxerga o espelho. Aliás, essa é a essência de ser de direita, não enxergar ninguém mais além do próprio umbigo.

 


 

O STF, o PT e o Brasil*

Por Duarte Pereira

 

O STF tem cometido erros políticos e técnico-jurídicos que devem ser criticados, mas as críticas principais devem ser dirigidas aos quadros do PT que firmaram os acordos políticos que mudaram a orientação do partido.

 


 

José Dirceu

Por Valério Arcary

 

Uma fração burguesa mais reacionária comemora ver o menino de Passa Quatro, o militante revolucionário de Ibiúna, na cadeia. Só que não. Prenderam o homem errado. O militante de Ibiúna não pode ser preso, miseráveis! Ele já morreu. Tudo sugere que o homem que o sacrificou se chama, também, Zé Dirceu, e cometeu crimes. As instituições do regime democrático burguês, que ele tanto defendeu, vão julgá-lo.

 


 

Se eu fosse você

Por Wladimir Pomar

 

Se eu fosse você, companheira Dilma, no programa radiofônico e televisivo do PT, eu teria iniciado minha fala pedindo desculpas ao povo brasileiro pelos problemas que ele está enfrentando no atual momento.

 


 

Crimes (quase) perfeitos

Por Frei Betto

 

Paulo Maluf foi acusado de pagar R$ 4,901 milhões, em 1996, quando prefeito de São Paulo, por um serviço que não foi feito na construção do Complexo Ayrton Senna. Na terça, 7 de agosto de 2007, o STF mandou arquivar o processo.

 


 

SOCIAL

 

Discurso de Francisco aos movimentos: precisamos e queremos mudança de estruturas

Por Frei Marcos Sassatelli

 

“A globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres, deve substituir esta globalização da exclusão e da indiferença”. Pela coragem de dizer a verdade e pela clareza de suas palavras, Francisco é realmente um grande profeta do nosso tempo.

 


 

INTERNACIONAL

 

Os frutos da impunidade

Por Luiz Eça

 

O ataque, como o sofrido pelo bebê e sua família, era “apenas uma questão de tempo”. Uma sequência das oito vezes em que, desde 2012, assentados israelenses incendiaram lares palestinos. A ação de Israel contra o terrorismo judeu não deverá durar muito. Se o bebê queimado vivo foi um crime anunciado por sete outros lares incendiados, ele não deve anunciar o fim da impunidade, causada pelo ódio aos árabes. Não enquanto Israel for governado por políticos que se promoveram surfando nessa onda.

 


 

Cuba, de hoje, e seu possível amanhã

Por Milton Temer, de Havana para o Correio da Cidadania

 

Coloca-se a grande dicotomia ora apresentada à Revolução, com a retomada das relações diplomáticas com os EUA. Quem chega primeiro, com o necessário fim do bloqueio que tal reabertura obrigue: a degradação pela despolitização consequente da propaganda enganosa, a ser gerada pelas ondas de frequentadores de cruzeiros, ou a industrialização que permita aos 4% de crescimento anual da economia cubana se multiplicarem, de preferência e principalmente, na área da produção industrial de alto nível?

 


 

ECONOMIA

 

Apropriação financeira na crise

Por Guilherme C. Delgado

 

Há processos econômicos que se realizam de forma sub-reptícia, principalmente em momentos de crise econômica e política como o atual. É o caso da apropriação financeira extraordinária, que realizam de forma politicamente regulada, ou convenientemente frouxa, os proprietários de dois ativos financeiros estratégicos – títulos da dívida pública e terras rurais. Há que se reconhecer o óbvio: enquanto tais motivos da avidez financeira por proteger seus ativos, socializando perdas, prevalecerem na gestão da crise econômica, a crise se prolongará indefinidamente.

Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates