topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 971 – 27/07/2015 a 02/08/2015
Arquivos do Correio
Segunda, 03 de Agosto de 2015
Recomendar

 

‘A depender de governo e oposição, caos social vai se aprofundar’

Por Gabriel Brito, da redação

 

alt

Para fazer um balanço do primeiro semestre deste tenso ano político, o Correio entrevistou o historiador Marcelo Badaró Mattos, em meio a um recesso parlamentar que parece guardar brigas de peso para agosto. Além de afirmar que a tendência é a piora do quadro recessivo, o entrevistado analisou o ‘fenômeno’ Eduardo Cunha e diminuiu o peso de eventuais desdobramentos da Operação Lava Jato. Para ele, a sociedade só poderia vislumbrar um movimento de rejeição ao ajuste com a “criação de um polo autônomo em relação ao governo e resolutamente crítico da direita reacionária”.

 


 

POLÍTICA

 

Ainda as bruxas soltas

Por Wladimir Pomar

 

Na verdade, o governo age como se nada estivesse ocorrendo. Por incrível que pareça, aparenta estar mais preocupado em completar a divisão dos cargos nas estatais, ao invés de implementar planos e medidas capazes de manter importantes instrumentos de ação econômica em funcionamento e em expansão. Dizendo de outro modo, ao invés de transformar a crise (as bruxas) em oportunidade (colocá-las a seu favor), pensa domesticá-las e divulga planinhos que nada têm a ver com a situação perigosa vivida pelo país.

 


 

Os 10% do PIB e o financiamento da educação pública nos estados

Por Otaviano Helene

 

Diferenças de renda podem fazer com que alguns estados necessitem de percentuais de seus PIBs maiores ou menores do que a média nacional. O que se pretende aqui é alinhavar dados e fatos com o objetivo de sugerir algumas metodologias para estimar as necessidades de financiamento da educação pública em cada um dos vários estados brasileiros, tomando como referência os 10% do PIB nacional, como média.

 


 

Lava Jato faz avançar a luta contra a impunidade

Por Hamilton Octavio de Souza

 

Fato é que a denominada Operação Lava Jato, nas suas várias fases e etapas, já pode ser considerada, na história republicana, a mais importante e mais eficiente ação das instituições do Estado para punir operadores privados, altos funcionários públicos, políticos e grandes empresários envolvidos num esquema de corrupção enormemente danoso ao povo brasileiro.

 


 

Pela legalidade democrática

Por Osvaldo Russo

 

Passei a conviver com a angústia das dúvidas do porvir a partir de agosto, quando o tempo será contado – pelo menos para mim - em frações do dia. Poderá não haver tempo para reflexão, revisão e nem mesmo para crítica ou autocrítica.

 


 

Voltando à militância partidária

Por Murilo Gaspardo

 

Para me juntar a pessoas que mantêm viva a chama da utopia de uma sociedade justa, em que a dignidade do ser humano seja mais importante do que a vontade do “mercado”, em que a Terra seja compreendida como “mãe e irmã”.

 


 

SOCIAL

 

Posto de Saúde Popular: uma ameaça ao Estado

Por Fórum da Saúde e Assoc. Jardim Helian

 

O movimento resolveu inovar, com a criação de uma intervenção chamada Posto de Saúde Popular, do Jardim Helian. Ligado aos movimentos sociais, o Posto diminui a capacidade do Estado em dois sentidos diferentes aos das classes privilegiadas: 1) como repertório de confronto, exigindo que a prefeitura cumpra seu papel; 2) como embrião de auto-organização para além do Estado.

 


 

INTERNACIONAL

 

Quem é o terrorista?

Por Luiz Eça

 

Hillary Clinton não tem dúvidas: é o Irã. Tomemos as mais duras acusações ao Irã nos últimos tempos: o planejamento de atentados contra o embaixador saudita nos EUA, a sede da AMIA (Associação Israelita da Argentina) e a diplomatas israelenses na Geórgia e na Índia. Quanto à acusação da senhora Clinton de ser o Irã agente de desestabilização dos governos do Oriente Médio, é um tanto bizarra.

 


 

A capitulação do Syriza implode a integração geopolítica da UE e a pretensa solidariedade europeia

Por Achille Lollo, de Roma para o Correio da Cidadania

 

Alexis Tsipras e Yanis Vanufakis iniciaram a confrontação com a Troika já bastante fragilizados, porque não tinham o chamado “Plano B” com o qual contestar a estrutura da dívida ou impor a definitiva ruptura. O Syriza, bem como a maioria dos componentes da esquerda europeia, são predominantemente europeístas e muitas deles até aceitam conviver com os ditames da OTAN. Portanto, a capitulação do governo grego produziu o efeito espelho em quase todos os componentes da esquerda europeia.

 


 

ECONOMIA

 

“Desinvestimento”, eufemismo para privatização, prejudica a Petrobrás

Por Felipe Coutinho

 

A integração produtiva e o acesso a um enorme mercado, com potencial de crescimento e praticamente cativo, são vantagens estratégicas da Petrobrás que são colocadas em risco pelo plano de privatização proposto. A integração reduz o risco às variações de preços relativos e o mercado brasileiro é um ativo não contabilizado pelos indicadores financeiros. Alienar infraestrutura, de gasodutos por exemplo, é entregar mercado e comprometer receita futura.

 


 

A ORDEM NA MÍDIA

 

Jornalismo “pós-capitalista” para tempos de crise

Por Gabriel Brito

 

Há muito por se elaborar e realizar, mas é animadora a constatação de que há uma geração inteira de jovens e inquietos jornalistas em sintonia.

 


 

Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates