topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 970 – 20/07/2015 a 26/07/2015
Arquivos do Correio
Segunda, 27 de Julho de 2015
Recomendar

 

‘Temos a necessidade de criar redes de proteção aos jovens’

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Jr, da Redação

 

alt

Região onde se localiza o cemitério com a segunda maior quantidade de jovens enterrados, o Jardim São Luis sente da pior forma as dificuldades de um 2015 desalentador para as classes populares e já vivenciou ao menos duas grandes chacinas, ao que tudo indica, policiais neste ano. Sobre tal conjuntura, o Correio entrevistou Anabela Gonçalves, do Coletivo Katu, que trabalha com a formação socioeducativa de jovens da região e se articula com outros movimentos periféricos.

 


 

EDITORIAL

 

Fim de ciclo

Por Correio da Cidadania

 

Corrupção e prisões mostram a relação íntima de empresas com governo, em nossa longa tradição de promiscuidade público-privada. Trata-se de lógica que engolfa todas as forças políticas tradicionais, indiscriminadamente, sem uma única exceção. A corrupção extrapola, portanto, a questão moral e mostra hoje o seu caráter sistêmico.

 


 

POLÍTICA

 

Saudades remotas

Por Frei Betto

 

Ilusão ou era mesmo um mundo melhor? Não, naqueles tempos era inimaginável falar em proteção do meio ambiente, supor um presidente negro na Casa Branca ou um ex-metalúrgico no Alvorada.

 


 

O Théo não está mais entre nós

Por Mário Maestri

 

Deve ter sido no verão de 1982. Eu era professor visitante no Programa de Pós-Graduação de História da UFRJ, onde introduzira a questão da escravidão, em uma ótica marxista. Théo, igualmente marxista, advogado do Banco do Brasil, preparava sua dissertação e abraçara com vigor a proposta de Jacob Gorender sobre o escravismo colonial. Me propôs iniciarmos uma discussão mais sistemática. Trocamos ideias e concordâncias sobre o conceito “segunda escravidão”.

 


 

Fetos delinquentes e estelionatos científicos

Por Plínio Gentil

 

Mesmo para afirmações como a do deputado relator da PEC 171 (?), sempre existem adeptos, muitos de boa fé, sujeitos a todo tipo de fraudes, e aí é que mora o perigo. É conveniente desmascarar o absurdo dessas bizarrices e reconstituir um pouco a história do mundo para evitar a repetição de algumas tragédias.

 


 

A culpa é nossa, eleitor!

Por Frei Betto

 

E quando seu candidato ganhou, foi diferente? Deu exemplo de ética, fez leis favoráveis aos mais pobres, introduziu mudanças estruturais no país?

 


 

Os protagonistas da economia

Por Dom Demétrio Valentini

 

Na sua intervenção na Assembleia da CNBB, Rubens Ricupero afirmou com muita clareza que a moralidade de um país é medida pela atenção prioritária que ele consegue dar aos pobres.

 


 

A origem dos 10% do PIB nacional para a educação pública e o reconhecimento de sua necessidade

Por Otaviano Helene

 

Parece uma “conta de chegar”: sabe-se o resultado, aqueles 10% do PIB nacional, e inclui-se tudo o que for possível para chegar a ele. Assim, embora o PNE de 2014 possa implicar em algum aumento dos recursos públicos para a educação pública, é necessária muita imaginação para acreditar que iremos muito além dos atuais cerca 5% do PIB.

 


 

Qual o pacto político possível?

Por Hamilton Octavio de Souza

 

O que resta aos partidos progressistas e de esquerda, aos movimentos sociais combativos e aos setores populares excluídos do jogo político institucional pelo modelo autoritário de imposição do neoliberalismo? Esses grupos, setores e correntes precisam conversar, trocar ideias, debater e necessariamente articular uma agenda e um programa de atuação apoiado por todos, que seja a expressão de demandas e anseios da grande maioria dos trabalhadores e da população brasileira.

 


 

As bruxas estão soltas

Por Wladimir Pomar

 

Sendo realista, talvez o deputado Cunha esteja na condição daquele ladrão da piada que, para salvar-se, grita “pega ladrão”. Bem vistas as coisas, a tal altura talvez essa seja a situação de grande parte do empresariado nacional e estrangeiro no Brasil, e de seus representantes.

 


 

Papa condena o “novo colonialismo”

Por Frei Betto

 

Francisco observou que, para uma vida digna, é necessário garantir os três T – teto, trabalho e terra. E em referência aplicável à Grécia e ao Brasil, qualificou de “novo colonialismo alguns tratados denominados de ‘livre comércio’ e a imposição de ‘austeridade’, que sempre apertam o cinto dos trabalhadores e dos pobres”.

 


 

Propina ou doação, tanto faz

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

É uma lástima ver Moro, MP, PF, gastarem meses e meses para discernir se o dinheiro das campanhas foi doação ou propina. Desculpem a sinceridade, mas falta a compreensão da formação social e histórica do país, de como a corrupção sempre se constituiu na privatização do Estado brasileiro.

 


 

SOCIAL

 

Mais uma imoralidade pública legalizada

Por Frei Marcos Sassatelli

 

Lendo a íntegra da reportagem, fiquei tomado de indignação. O título é: “Justiça. Benefícios fazem ganhos no TJ e no MP ultrapassarem o teto”. O subtítulo: “Dois terços dos magistrados goianos recebem legalmente mais do que o limite da Constituição”.

 


 

O Porto Maravilha e a política de reabilitação de áreas centrais

Por Helena Galiza

 

Nesse modelo, o município não contrai empréstimos para a realização das ações previstas na Operação Urbana Consorciada e os riscos financeiros da operação concentram-se principalmente no fundo do trabalhador. Trata-se de uma parceria-público-privada, definida por Rolnik como “uma operação imobiliária executada por empresas privadas, mas financiada, de forma engenhosa, com recursos públicos em terrenos públicos”.

 


 

INTERNACIONAL

 

Os 80 bilhões de que a Grécia precisa estão na Suíça... E são gregos

Por Carlos Henrique Bayo

 

Entre as muitas canalhices que a Troika e o Conselho Europeu cometeram contra a Grécia, talvez a mais cínica foi ocultar que todo o dinheiro que os gregos necessitam está agora em paraísos fiscais e foi fruto de evasão fiscal de magnatas apoiados por Merkel e Rajoy.

 


 

A última barreira ao Acordo Nuclear

Por Luiz Eça

 

Para não perder negócios milionários, as empresas dos EUA já devem estar usando seus poderosos lobbies e dólares para demover até republicanos de sepultarem o acordo nuclear. Como no Brasil, os legisladores precisam da caneta do presidente. Se votarem com Netanyahu e vassalos, não terão cara para pedir nomeações ou favores a Obama. Se procurarem Hillary, favorita à presidência, vão encontrar uma firme defensora da posição de Obama. Netanyahu e afins deveriam se preparar para novas batalhas, porque esta já perderam.

 


 

Grécia se socorre com redes solidárias

Por Gabriel Diaz

 

“Não é caridade, é um movimento solidário e, como tal, não ficamos apenas repartindo medicamentos sem custo. Queremos que as pessoas participem, se envolvam na construção de uma sociedade mais justa”, diz Eleni Sotyropouloy, na Farmácia Solidária de Patisia, bairro central de Atenas.

 


 

ECONOMIA

 

Enganos na argumentação do senador José Serra

Por Paulo Metri

 

Com as produções do óleo e gás de xisto, o inexplicável aumento da oferta de alguns países árabes e a entrada no mercado do petróleo iraniano, o preço do barril que já está baixo tenderá a baixar mais. Com isso, pode até ocorrer que a receita do petróleo venha a diminuir, mesmo com o acréscimo do volume das exportações. Em segundo lugar, as petrolíferas estrangeiras, que comporão os novos consórcios do Pré-Sal, irão se beneficiar porque terão petróleo barato para abastecer suas refinarias no exterior de 25 anos.

 


 

Leilão de petróleo é para “tapar buracos”

Por Fátima Lacerda

 

O mais lamentável é estarmos nas mãos de uma elite retrógrada, com mentalidade. De outro lado, essa é a “esquerda” que se vê, a de Haroldo Lima: raciocina como a direita e naturaliza a venda de bens estratégicos, num momento que reconhece como desfavorável.

 


 

Prosperar ou sucumbir

Por Adriano Benayon

 

O caso da Grécia ajuda a compreender o desafio que o Brasil terá de enfrentar. Está claro que as potências imperiais e seus vassalos brasileiros não toleram mudanças na política econômica nos últimos 61 anos, por mais modestas que sejam. Ao contrário, só admitem radicalizá-la.

 


 

RESENHA

 

Corumbiara, caso enterrado

Por Elaíze Farias

 

Corumbiara, caso enterrado, de João Peres, Editora Elefante, Ano 2015, 304 págs

 


Recomendar
Última atualização em Segunda, 27 de Julho de 2015
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates