Correio da Cidadania

Paixão e morte de Amarildo – O DNA sanguinário do Brasil

0
0
0
s2sdefault

 

A descrição do assassinado do pedreiro Amarildo, feita por representantes do Ministério Público no Jornal Nacional (22/06/2014) com tantos detalhes, me levou à comparação inevitável com Jesus na cruz pelas mãos das autoridades judaicas. Como não vi nenhuma reação a tanta perversidade, decidi reescrever sobre o assunto.

 

O fato de ser aprisionado, levado à UPP, sofrer torturas com sacos plásticos na cabeça, afogamentos e outras coisas que nem a representante do MP teve coragem de publicar, mostra um cenário de perversidades cabal por parte dos policiais.

 

Depois do crime, a ocultação do cadáver, com participação do BOPE, aquele mesmo de heróis como o Capitão Nascimento, consuma a cena.

 

Qual é mesmo o crime cometido por esse pedreiro? Dizem que ele ou a família ocultava alguma droga em sua pobre casa na favela e que não queria entregar o esquema, ou qualquer coisa assim, pouco importa. Por isso ele foi preso, torturado e morto.

 

Até hoje não sabemos exatamente de quem era o helicóptero preso com 450 kg de cocaína em Minas Gerais, muito menos quem era o dono da droga. Certamente, não era de alguém parecido com Amarildo, o pobre, o negro, o favelado.

 

Esses dias prenderam outro avião no Ceará, com 350 kg de cocaína. Até hoje não sabemos de quem era o avião e muito menos de quem era a droga.

 

O Brasil não tem apenas um problema de segurança pública, mas o DNA de uma sociedade violenta, para parafrasear Barack Obama, quando dizia que os estadunidenses do norte carregam o escravagismo em seu DNA. Não são apenas eles.

 

O Brasil é o país mais violento do mundo – mais do que aqueles que estão em guerra – com 50 mil assassinatos por ano. A grande maioria cometida por policiais. A grande maioria das vítimas tem a cara do Amarildo.

 

No campo ainda se mata trabalhadores rurais e indígenas como nos tempos dos bandeirantes. Basta conferir os relatórios da Pastoral da Terra e do CIMI.

 

A bancada da bala, junto com a da Bíblia e do boi, quer tornar – ou já tornou? – assassinato de policial um crime hediondo. Por que os crimes cometidos por policiais, como esse do Amarildo, também não são hediondos?

 

A sociedade brasileira é violenta e sanguinária. Porém, nos acostumamos a ela, como nos acostumamos ao fedor do Tietê e do Pinheiros, à destruição de nossas florestas e rios, à uma sociedade cujos 50% dos lares nem têm acesso à rede de esgoto.

 

Mas, não nos preocupemos. Vamos reduzir a maioridade penal e todos os problemas de violência da sociedade brasileira serão resolvidos. Pelo menos é o que acha a bancada BBB e 87% da população brasileira segundo, o DataFolha.

 

 

Roberto Malvezzi (Gogó) possui formação em Filosofia, Teologia e Estudos Sociais. Atua na Equipe CPP/CPT do São Francisco.

Comentários   

0 #1 País mais violento do mundoCandido Volmar 29-06-2015 14:18
Raros são os que reconhecem que a violência do Brasil é institucional e planejada. Mas, no caso concreto, há pessoas diretamente responsáveis que planejam a execução de pessoas faveladas e escondem os dados prisionais (campos de concentração): uma organização criminosa ligada à OPUS DEI paulista. Ninguém tem coragem de explorar os indícios criminosos dessa sucursal do inferno, como o papa Francisco o reconheceu, no caso do IOR (Banco do Vaticano) ou na Cúria Romana, que já o ameaçou de morte.
Uma correção: por lei, o caso de crimes cometidos por funcionário público recebem uma pena de 1/3 a mais, como agravante; pelo princípio da isonomia, o policial assassino deve ser julgado nos mesmos moldes (crime hediondo), acrescendo a sua pena em 1/3. Será que a OAB vai ter coragem de entrar com ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade)?
Citar
0
0
0
s2sdefault