topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 956 – 13/04/2015 a 19/04/2015
Arquivos do Correio
Quarta, 22 de Abril de 2015
Recomendar

 

‘Dinheiro tem, mas vai para o lugar errado’

Por Raphael Sanz


Imagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No próximo dia 29, uma manifestação foi chamada para reavivar um velho debate: a auditoria da dívida pública brasileira. Por trás da manifestação que exige a queda dos juros e a própria auditoria da dívida, está o grupo denominado Auditoria Cidadã da Dívida. Em tempos de grave crise política, econômica, social e institucional,  debater a questão da dívida pública se faz essencial. A Auditoria Cidadã quer mostrar à população que o país tem, sim, dinheiro para investir nas áreas hoje em crise, mas esse dinheiro tem sido destinado para o pagamento de juros  e amortização de dívidas que sequer foram auditadas, como prevê a Constituição Federal.

 


 

POLÍTICA

 

Terceirização e o rapto do território do trabalho

Por Luciana Itikawa

 

Com a terceirização, não vão faltar argumentos defendendo o empreendedorismo com a aparência virtuosa de “independência” dos trabalhadores e manifestação de modernidade.

 


 

A crise e a nova frente

Por Osvaldo Russo

 

Diante da crise do sistema político, surgem condições para uma nova e ampla frente política e social - democrática e de esquerda -, além do PT e CUT, em contraposição ao retrocesso e ao conservadorismo, capaz de protagonizar um novo ciclo de desenvolvimento sustentável.

 


 

Não baixar a guarda e ocupar as ruas

Por Wladimir Pomar

 

Em pleno século 21, a bancada do retrocesso, que hoje é maioria na Câmara dos Deputados, pretende fazer o Brasil voltar ao século 19. A única forma de impedir isso consiste em criar uma frente única, que inclua todas as forças democráticas e populares, mesmo aquelas que criticam o PT.

 


 

Burguesia no ataque: é hora do contra-ataque

Por Carlos Alberto Bello

 

Como nenhuma crise socioeconômica dessa magnitude e duração afetou o lulismo desde 2004, e como sua articulação à crise ético-moral levou a popularidade de Dilma a um nível muito baixo, facilitando uma maior liberdade de ação aos políticos, a perspectiva de um ataque da burguesia cresceu em muito. E ele tem sido incisivo, pois os decretos de corte dos direitos (de desempregados e pensionistas) e a lei de terceirização são inéditos, em termos de abrangência e intensidade dos prejuízos causados às classes populares.

 


 

Entenda o ajuste fiscal

Por Frei Betto

 

A devassa no Carf calcula que as fraudes podem chegar a R$ 19 bilhões! Portanto, se o governo cobrar o que grandes empresas devem de impostos, lesando o povo brasileiro, metade dos R$ 38 bilhões almejados por Joaquim Levy chegará logo aos cofres do Tesouro Nacional.

 


50 anos de Concílio e CNBB

Por D. Demétrio Valentini

 

A que está agora se realizando quer assinalar uma data muito significativa: os 50 anos da conclusão do Concílio Vaticano II. Com a eleição do papa Francisco, os ideais e as propostas do Concílio retomaram novo impulso, de maneira surpreendente.

 


 

Manifestação contra a terceirização

Por Otto Filgueiras

 

A manifestação no Largo da Batata, próximo da avenida Faria Lima, entre as zonas oeste e sul paulistana, no dia 15 de abril, comandada por Guilherme Boulos, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, MTST, foi um sucesso e acuou a extrema-direita, mas também deu sobrevida ao PT e ao capitalismo monopolista no Brasil.

 


 

INTERNACIONAL

 

TISA: a banalização do mal

Por Antonio Elías

 

A entrada do Uruguai nas negociações do Trade in Services Agreement (Acordo de Comércio de Serviços – TISA) requer várias ponderações, dado que o processo de discussão pública que se iniciou sobre o tema carece em grande medida de uma fundamentação sólida. Nas atuais circunstâncias, vale a pena lembrar que foi o próprio doutor Tabaré Vázquez quem deu a ordem de suspender as negociações do Tratado de Livre Comércio com os EUA em seu primeiro governo.

 


 

Mil mentiras sobre a Venezuela

Por Juliano Medeiros

 

Caro leitor, quando se deparar com uma "reportagem" reproduzida inadvertidamente por um jornalão brasileiro, assinada por um jornalista irresponsável ou preguiçoso, desconfie. Nem tudo - ou quase nada - o que se diz sobre a Venezuela no Brasil é verdade.

 


 

ECONOMIA

 

Tivemos um 'modelo de crescimento', mas estamos longe de ter um projeto de nação

Por Patrícia Fachin, do IHU Online

 

O perfil da indústria nacional não esteve no centro da discussão do modelo de crescimento brasileiro nem na década de 1990, quando tivemos um modelo menos centrado na intervenção do Estado e com um viés liberal, nem a partir de 2003, avalia a economista Vanessa Petrelli.

 


 

Crise econômica, programa anticíclico e ‘ajuste fiscal’: fatos e manipulações

Por Guilherme C. Delgado

 

Programa anticíclico calcado no crescimento no eixo das ‘commodities’ gera crise fiscal e não crescimento sustentado. Isto já está admitido pela própria presidente Dilma. Programa ortodoxo de ajuste fiscal, programado e não programado, gera mais contração econômica. Vejam a situação dos países endividados da zona do Euro. A disjuntiva entre as duas políticas não ataca os fatores estruturais do subdesenvolvimento brasileiro, mas os reproduz.

 


 

CULTURA E ESPORTE

 

Ana Montenegro: 100 anos de uma feminista de classe

Por Milton Pinheiro

 

Ana Montenegro, exilada política, separada e mãe de dois filhos, teve um deles (Miguel) morto durante o exílio: era uma mulher feita de aço e pétalas. Ela faleceu em 30 de março de 2006.

 


 

Galeano: original e profundo

Por Atilio Boron

 

Eduardo não escrevia para a igreja, pois seu objetivo era chegar com sua voz a todos os inconformados, aos oprimidos e explorados que encontravam em sua linguagem um valioso instrumento para compreender e explicar a realidade.

 


Tem Santa Cruz na TV? Não, mas tem Orlando City

Por Gabriel Brito

 

Não transmitimos jogos da Copa do Nordeste, das Séries B ou C com o devido tratamento. Mas há um punhado de times europeus que podem ter absolutamente todos os seus jogos assistidos. É pior do que temíamos: a tal “estrangeirização” do sentimento já é uma realidade.

 


Recomendar
Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates