topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 954 – 30/03/2015 a 05/04/2015
Arquivos do Correio
Segunda, 06 de Abril de 2015
Recomendar

 

EDITORIAL

 

Crise, incerteza e briga de facções

 

O Brasil está hoje diante de uma mera briga de facções. Não tocam no que é primordial. E não têm, nenhuma delas, a mais mínima condição moral para falarem uma da outra.

 


 

Chico de Oliveira: ‘não acredito em impeachment nem em renúncia’

Por Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

Imagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em meio ao mar de incertezas que pauta o Brasil de 2015, grandes parcelas da sociedade guardam expectativas de que alguma mudança de peso estaria em vias de se gestar e, após tamanho acúmulo de escândalos, ao lado de uma recessão econômica, a fortaleza do poder está ameaçada. Porém, não é assim que pensa o sociólogo Francisco de Oliveira, em entrevista concedida ao Correio da Cidadania.

 


 

Greve dos professores de SP vai muito além do reajuste salarial

Por Raphael Sanz, da Redação

Imagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em meio às manifestações dos últimos dias 13 e 15 de março, que ganharam destaque na dita “grande” imprensa, houve um levante dos professores estaduais de São Paulo completamente ignorado pelos mesmos meios de comunicação e tratado de forma dissimulada pelo governo do estado. A greve, que já conta com aproximadamente 60% da categoria, só teve sua existência reconhecida depois de colocar mais de 70 mil professores nas ruas. O Correio conversou com a professora de História Silvana Soares de Assis, que já leciona há 28 anos.

 


 

POLÍTICA

 

Para que serve a educação?

Por Frei Betto

 

Reinventar o futuro é começar por revolucionar a escola, transformando-a em um espaço cooperativo no qual se intercalem a formação intelectual (consciência crítica), científica e artística de protagonistas sociais.

 


 

O Velho Ogro

Por Wladimir Pomar

 

O PT denunciou os “casos” do Sivam, Proer, compra de votos para a emenda da reeleição, pirataria nas privatizações e inúmeros outros. Porém, jamais se debruçou no estudo de como se precaver e de como tratar o combate contra a corrupção à medida que o partido se institucionalizava, aumentava sua importância legislativa e nos executivos estaduais municipais, e podia chegar ao governo central.

 


 

Governo Dilma. E agora, José?

Por Frei Betto

 

Agora, José, só os movimentos sociais podem salvar as políticas sociais, os direitos dos pobres, e provocar a reforma política e a mudança da atual – e nefasta – política econômica.

 


 

Lava-Jato, Zelotes e a essência autodestrutiva do capitalismo

Por Milton Temer

 

Corrupção de funcionários de todos os escalões do setor público não é ponto fora da linha na "ética" capitalista. Mas está aí mais uma prova da atualidade das concepções de GramscI.

 


 

Se o ministro Gilmar já criticou na imprensa a ADI da OAB contra financiamento de empresas, por que segurar mais o processo?

Por Kenarik Boujikian, para o Viomundo

 

Não é tolerável que, com um pedido de vista, um ministro possa atar as mãos da instância máxima do próprio Poder Judiciário, o que soa ainda mais desarrazoado, se considerado o resultado provisório do processo e a manifestação do ministro.

 


 

Voltar às origens ou agir no presente com olhar no futuro?

Por Osvaldo Russo

 

A hora é menos de repensar o partido (o PT) e mais de uni-lo e agir para fora, de modo a mobilizar a sociedade e impedir a tentativa de golpe e o retrocesso. A hora é de recompor a base aliada democrática.

 


 

Burocracia e fascismo no Brasil: alguns apontamentos sobre uma correlação provável

Por João Vilela

 

Do ponto de vista da esquerda brasileira, dos partidos e organizações comprometidos com a libertação dos trabalhadores, a situação ainda se torna pior. O esforço para assegurar uma autonomia crucial neste momento, sem se tornar presa nem da defesa de um governo antipopular, reacionário, neoliberal e burguês, nem do regresso sinistro da ditadura, é hercúleo.

 


 

O caso Petrobrás e as entranhas do regime

Por Ney Nunes

 

O caso Petrobras não se enquadra como um “desvio de conduta”, pelo contrário, confirma a regra. Não reconhecer isso é uma artimanha dos que objetivam ocultar que a corrupção assume características estruturais no capitalismo, não sendo brasileira, norte-americana ou francesa.

 


 

As mentiras da democracia

Por Joana Salém Vasconcelos

 

Em meio à polarização crescente da sociedade brasileira nos últimos meses, pouco se falou sobre um fato extraordinário para a luta social e democrática no país: foi lançada a Comissão da Verdade da Democracia “Mães de Maio” (CVDMM) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 


 

BRASIL NAS RUAS

 

‘Os poderes jurídicos brasileiros não dão relevância à vida do negro’

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da Redação

 

Chacinas como a do Cabula, em Salvador, com 14 mortes e 5 desaparecidos, e da Mangueirosa, em Belém, cujo número de mortos segue incerto, são, talvez, a verdadeira síntese do processo político brasileiro. Ainda mais quando se volta a ventilar, através de Congresso reconhecidamente reacionário e corrupto, a redução da maioridade penal. É disso que tratamos ao falar com Hamilton Borges, membro da Campanha Reaja ou Será Morto(a).

 


 

SOCIAL

 

Lula puxa freio de mão no começo da subida da ladeira

Por Carlos Bandeira

 

Frustração. Foi essa sensação que tomou conta dos militantes dos sindicatos, movimentos populares e organizações de juventude combativos que participaram da plenária dos movimentos sociais na quadra dos bancários.

 


 

INTERNACIONAL

 

Indícios de mudança nas relações EUA/ Israel

Por Luiz Eça

 

Em entrevista na Casa Branca, Obama afirmou que, mesmo depois da “correção” de Netanyahu, as perspectivas de paz no Oriente Médio estavam diminuídas. Foi enfático, reiterando a necessidade de se reavaliar a política norte-americana na região.

 


 

ECONOMIA

 

A estrutura do caos

Por Adriano Benayon

 

A armação a serviço dos concentradores financeiros desvia a discussão do terreno dos fatos para o das teorias econômicas e para o das doutrinas político-filosóficas. A questão não é doutrinária: não são neoliberais nem necessariamente partidários da direita os defensores e aproveitadores da política de juros altos, tal como os da política de subsidiar trilionariamente os carteis transnacionais. Trata-se, simplesmente, de arrancar do Brasil quantias e recursos incalculáveis. É pirataria, assalto, extorsão, reminiscente das proezas imperiais do século XIX.

 


 

Celpe: prêmio à ineficiência

Por Heitor Scalambrini Costa

 

Desta breve análise da empresa Celpe, desde sua privatização, evidencia-se a deterioração ao longo dos anos dos serviços prestados à população pernambucana. Não se pode admitir que a empresa reajuste suas tarifas, mantendo a qualidade dos serviços aquém do estipulado pela própria Aneel. Nas tarifas elétricas neste ano os consumidores já tiveram dois reajustes para aumentar o caixa das concessionárias.

Recomendar
Última atualização em Segunda, 06 de Abril de 2015
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates