topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 953 – 23/03/2015 a 29/03/2015
Arquivos do Correio
Segunda, 30 de Março de 2015
Recomendar

 

‘Hegemonia lulista pode estar se esfacelando’

Por Gabriel Brito e Valéria Nader, da redação

 

Imagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No início de ano mais efervescente do século 21, os brasileiros continuam a buscar respostas para um ano que já está marcado pela recessão econômica e rebaixamento das condições de vida. Enquanto isso, manifestações de todos os vieses políticos sacodem o país. Para debater um quadro tão complexo, o Correio da Cidadania entrevistou o sociólogo Ruy Braga, reconhecido estudioso do mundo do trabalho. “Há uma sensação de profundo mal estar em relação às medidas do governo. Muitos dos que foram às ruas manifestaram que tais medidas, sob quaisquer hipóteses, são inaceitáveis e indefensáveis”.

 


 

Luta pelo Parque Augusta dialoga com todas as pautas pelo direito à cidade

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da redação

 

Imagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cercado por um dos mais intensos processos de verticalização urbana em São Paulo, o entorno da rua Augusta caminha a passos largos para deixar de ser uma referência da boemia e tornar-se mais um símbolo de gentrificação. Para simbolizar o processo, acabamos de ver o despejo da ocupação do “Parque Augusta”, promovida por mais um movimento social dito de “novo tipo”, em favor de construtoras que pretendem erguer duas torres comerciais no local. O Correio conversou com Daniel Scandurra, representante da ocupação.

 


 

POLÍTICA

 

A corrupção num esquema de poder

Por Lucio Flávio Pinto

 

A entrevista do ex-presidente pode fecundar, tirando da bitola passional e do maniqueísmo partidário, uma das situações mais difíceis e explosivas em que se meteu a República brasileira.

 


 

O continuísmo do regime de exceção brasileiro, violência e a necessidade de uma justiça de transição.

Por Mariana Parra

 

Em situações pós-conflito e pós-regimes ditatoriais, também é comum a existência de índices epidêmicos de violência, um fenômeno que acontece em diversos países ao redor do mundo, e os pesquisadores e atores que trabalham com a justiça transicional veem cada vez mais a necessidade de lidar com essa violência no âmbito da justiça transicional, já que ela representa um fator fortemente corrosivo para jovens democracias, como a brasileira.

 


 

Corrupção e reforma política

Por Léo de Almeida Neves

 

Ninguém mais aceita que candidatos a presidente da República e a governador tenham suas candidaturas financiadas por bancos, empreiteiras e fornecedores do governo, que prefeitos façam campanhas eleitorais com dinheiro de empresas de ônibus e de firmas construtoras.

 


 

Março de 2015 não foi uma continuidade de junho de 2013

Por Valério Arcary

 

Junho de 2013 foi progressivo e herdeiro do Fora Collor de 1992. Quem se posiciona na continuidade de 2013 são as greves dos trabalhadores. Como a resistência operária contra as demissões nas montadoras. Como a greve dos professores do Paraná que encurralou Beto Richa e, nas duas últimas semanas, a dos professores de São Paulo. Março de 2015 foi reacionário, e herdeiro da polarização da campanha eleitoral de 2014, um dos processos eleitorais mais demagógicos da história do Brasil.

 


 

A Presidência acéfala e o programa único de Levy

Por Luis Fernando Novoa Garzon

 

O golpe já aconteceu sem precisar do golpe em si. Dilma já foi impedida na prática e ela parece se sentir muito à vontade assim. A midiatização e carnavalização dos protestos contra a corrupção bastou para que se acionasse um gabinete de emergência, que passou a unificar a execução e a gestão do ajuste. O passado e o futuro do país estão sendo empenhados em nome da atualização do bloco no poder promovida pelas frações capitalistas mais desenraizadas.

 


 

Novo festival de besteiras

Por Wladimir Pomar

 

Não faria mal que o PT também demonstrasse coragem política ao desculpar-se perante o povo brasileiro e tomasse a decisão pública de não mais aceitar contribuição de empresas privadas.

 


 

Eufemismo, a arte de enganar

Por Frei Betto

 

Nessa crise política e econômica que o Brasil atravessa, aumento de conta de luz virou realinhamento dos preços de energia; recessão, retração; sonegação, evasão fiscal; cortes e aumento de impostos, ajuste fiscal ou reversão de ações anticíclicas...

 


 

SOCIAL

 

Sobre o momento político atual (II)

Por Frei Marcos Sassatelli

 

Os governos do PT não tiveram, e continuam não tendo, nenhuma preocupação de abrir caminhos novos que levem à mudança de estruturas, à superação, mesmo que a longo prazo, do sistema capitalista neoliberal e à construção de um projeto político popular.

 


 

Suspender obras não é solução para as ciclovias de São Paulo!

Por Raquel Rolnik

 

Paralisar as obras me parece atitude muito radical quando existem outras formas de aperfeiçoar os projetos e promover o diálogo, sem interromper a implementação de uma política fundamental para a cidade.

 


 

INTERNACIONAL

 

Por que o Uruguai se integrou ao Acordo de Comércio de Serviços secretamente?

Por Antônio Elías

 

O Uruguai foi aceito – depois que o Congresso dos EUA deu luz verde para que assim fosse – e participou das negociações a partir de 9 de fevereiro. Quer dizer, o Uruguai começou a participar nas negociações aceitando os acordos realizados antes do momento de sua incorporação. Acordos cujo conteúdo se desconhece e comprometem o futuro de todos os uruguaios.

 


 

Rejeição mundial à agressão dos Estados Unidos contra a Venezuela

Por Salim Lamrani

 

A comunidade internacional rechaçou de forma unânime a declaração da Casa Branca na qual decretou um estado de emergência nacional cujo objetivo é romper a ordem constitucional na Venezuela.

 


 

Depois de vencer, Netanyahu pode acabar perdendo

Por Luiz Eça

 

Talvez a justa ira de Obama lhe dê forças para encarar o Leviatã israelense. Ele pode inverter as coisas: exigir de Netanyahu que se conforme com o acordo nuclear que for feito com o Irã e negociar uma paz justa com os palestinos.

 


 

ECONOMIA

 

O que você talvez não saiba

Por Paulo Metri

 

Chegou às minhas mãos, por acaso, a versão mais atual do manual para formação de agentes do órgão de inteligência do país “que vocês sabem qual é”. Este manual, muito bem-vindo, não deveria, em hipótese alguma, ter saído do escritório central da instituição.

 


 

CULTURA E ESPORTE

 

Outro futebol é possível

Por Gabriel Brito

 

Apesar de todo o apreço pela bola, não é esse o principal motivo para a reunião de times e pessoas baseadas a tantos milhares de quilômetros umas das outras. Com otimismo, podemos dizer que a Copa América Alternativa é uma espécie de Fórum Social Mundial da pelota, a compartilhar visões e críticas em diversos campos da vida.

 


Recomendar
Última atualização em Segunda, 30 de Março de 2015
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates