topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

AumentarDiminuirVoltar ao original
Do limão à limonada Imprimir E-mail
Escrito por Milton Temer   
Terça, 10 de Março de 2015
Recomendar

 

 

Algo qualitativamente distinto pode vir a ocorrer no cenário político brasileiro, a partir do que mobilizam as primeiras páginas dos jornais com as últimas revelações sobre a prevaricação com a Res Publica. Do neoPT ao PMDB, com destaque para o PP do emblemático Maluf, todos foram jogados no mesmo balaio, o que nos permite constatar que o LavaJato já produz resultados da maior significação política.

 

No contraponto, impossível para a mídia conservadora, oculta-se a polarização real no Congresso Nacional, a partir do confronto promovido entre os parlamentares do PSOL - Ivan Valente e Edmilson Rodrigues - e o presidente da CPI da Petrobras, um preposto de Eduardo Cunha, ambos melados nos financiamentos de campanha por parte de empreiteiras.

 

Eduardo Cunha já lhes anuncia possíveis sanções por quebra de decoro, considerando o poder absoluto que exerce sobre o legislativo e o Estado. Mas diante dos fatos novos, não estará ele muito mais ameaçado de uma pressão para se licenciar do cargo durante as investigações sobre "achacar empresários", como anuncia o próprio Globo, que o vinha ultimamente "valorizando"?

 

Estes dois episódios, quase simultâneos e interligados, são emblemáticos para os que - como eu - mergulhavam num ceticismo crescente, diante da inevitável falsa polaridade entre a tradicional direita, simbolizada nos tucano-pefelistas, e a nova direita, o neoPT, dissimulada como "esquerda possível", diante da necessidade do veto às previsíveis sequelas sociais que seriam promovidas pelos reacionários mais antigos.

 

Não estou dizendo que se abrem, no curto prazo, espaços semelhantes aos que geraram Syriza, na Grécia, e Podemos, na Espanha. Mas é possível imaginar que, pela forma aviltada como o neoPT reage aos ataques dos que lhe querem tomar a chave do cofre para implementar os mesmos programas macroeconômicos, uma anemia irreversível se anuncia, e um vazio se estabelece de forma acelerada. Um vazio que pode impor a necessidade de uma nova alternativa propositiva, ao invés de um simples contraponto de negação, como foi o do voto em Dilma depositado para impedir Aécio.

 

Para tanto, é fundamental que as esquerdas combativas - que não se renderam nem se venderam; que se alinham com as legendas do PSOL, do PCB e do PSTU, mas que se estendem a uma base social muito mais ampla; PTistas inconformados com o transformismo ideológico que lhes foi imposto; Brizolistas históricos; progressistas democráticos independentes - se unifiquem em torno de bandeiras e programas que sejam capazes de consolidar eficácia, tanto nas insubstituíveis lutas institucionais, quanto na mobilização de massas.

 

Uma mobilização que pode partir de temas específicos, setoriais, mas que a Frente saiba universalizar, tirando a Parte do isolamento e colocando-a no Todo. Fazendo avançar lutas setoriais para o combate maior, que está na raiz de suas reivindicações: a conquista de um novo tipo de sociedade e de vida política.

 

Onde justiça social e processo democratizante sejam dados permanentes.

 

Luta que Segue.

 

 

Milton Temer é jornalista e ex-deputado federal pelo PT.

Recomendar
Última atualização em Terça, 17 de Março de 2015
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates