topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 948 - 16/02/2015 a 22/02/2015
Arquivos do Correio
Segunda, 23 de Fevereiro de 2015
Recomendar

POLÍTICA

 

Cuba e a Internet

Por Frei Betto

 

Antes de perguntar se Havana aceitará a ajuda prometida por Obama, seria conveniente que Oppenheimer averiguasse se Washington aceitará colocar fim ao cerco informático disposto contra Cuba.

 


 

O desafio da retirada estratégica

Por Wladimir Pomar

 

O PT e, em geral, a esquerda, parecem não haver se dado conta de que a vitória eleitoral de Dilma foi, ao mesmo tempo e contraditoriamente, uma profunda derrota política. A ausência de uma avaliação adequada a respeito tem conduzido o PT a ações erráticas.

 


 

Carnaval & Cinzas

Por Frei Betto

 

A mercantilização dos ritos de passagem torna-se mais evidente nesse momento em que a humanidade enfrenta a crise de paradigmas. Enquanto todos se perguntam pelo sentido da vida, o neoliberalismo procura nos incutir que viver é consumir e que “fora do mercado não há salvação”.

 


 

Estados Unidos e Brasil – a infecunda reunião do G-20 de 2009

Por Virgílio Arraes

 

A última crise econômica, a despeito dos deletérios efeitos em vigor, não suscita entre as grandes potências a vontade de reformar de fato as instituições globais. Nem mesmo no alvorecer da quebra.

 


 

Água

Por Otto Filgueiras

 

Tem muito gente que não entende que a falta d’água, os problemas da precariedade dos serviços de transporte, da saúde, educação, da agressão às mulheres, a homofobia e a matança de pobres negros nas periferias vão continuar e que não basta somente o discurso ético e democrático, por uma sociedade idealista nas cabeças dos que protestam pela avenida Paulista, como se fossem garças desfilando em passarelas da fama.

 


 

As lições da queda de Eike Batista

Por Juliano Medeiros

 

A queda de Eike, portanto, não se explica apenas pelas opções equivocadas do empresário. Ela é também expressão do fracasso de uma estratégia na qual estavam todos envolvidos, governo, acionistas e executivos de grandes grupos econômicos: a estratégia de apostar nuns poucos grupos econômicos, que, apesar de concentrarem boa parte dos investimentos públicos e privados, não têm dado o retorno esperado.

 


 

SOCIAL

 

Stálin mora na Cantareira

Por Apollo Natali

 

Já no quarto mandato sem nunca ter se preocupado com o antigo prenúncio da crise hídrica em São Paulo, Alckmin faz o mais fácil disponível, criminaliza o consumo de água domiciliar como se fosse maconha.

 


 

Sobre a Ocupação “Sonho Real” - uma reportagem que me deixou indignado

Por Frei Marcos Sassatelli

 

Para o estado de Goiás e a prefeitura de Goiânia (em conluio com o Poder Judiciário), totalmente submissos aos interesses dos “coronéis urbanos”, o importante não era o dinheiro necessário para a desapropriação da área, mas dar um castigo (uma lição exemplar) aos sem-teto.

 


 

O desperdício do Estatuto da Cidade por quem ignora um urbanismo popular

Por Jacques Távora Alfonsin

 

O que fez o Estatuto da Cidade foi impedir que, após qualificar como ilegais certas situações, o Poder Público simplesmente as ignorasse. Com a legalização dos estados de fato, entra em pauta um novo tipo de dever estatal.

 


 

INTERNACIONAL


Concessões ou a vida

Por Luiz Eça

 

O acordo de cessar fogo na guerra civil da Ucrânia foi um passo importante para a paz. Sem dúvida, uma vitória da União Europeia, que defendia soluções diplomáticas para o problema, contra os EUA favoráveis ao uso da força. Neste episódio, ficou claro um raro conflito de posições entre EUA e União Europeia.

 


 

A “Marcha do Silêncio” ficou pequena

Comunicado de imprensa do Nuevo MAS

 

Um número realista sobre a participação é que estiveram presentes cerca de 100 mil pessoas, não mais. Não se compara com o panelaço de novembro de 2012, que encheu não só a Praça de Maio, mas todo o entorno do Obelisco, pela imensa Avenida 9 de Julho. A realidade, portanto, é que a mobilização não conseguiu transpor outras camadas sociais, ou seja, chegar aos setores populares.

 


 

SYRIZA: quando eles dizem que é carne, na verdade é peixe

Por KKE

 

O SYRIZA, como partido da oposição, declarava guerra à troika de prestamistas estrangeiros e dizia que poria um ponto final a esta. O SYRIZA, como partido de governo, declara que conversará e responderá às "instituições". Quais instituições? A UE, o BCE e o FMI. Na verdade, exatamente as mesmas pessoas que constituem a troika estão a tomar parte nas conversações em Bruxelas em nome das "instituições".

 



Venezuela: 'Assumir a crise construindo o socialismo possível'

Por Notitimes.com

 

Em entrevista, o ex-ministro venezuelano fala sobre o desenvolvimento da crise econômica que impacta um povo marcado por uma guerra econômica. Fala também de seu último livro, do qual o comandante Chávez conheceu alguns documentos, e que, nas páginas 42 e 43, expõe pela primeira vez a necessidade de assumir a crise de 2009 e como o comandante Chávez a assumiu, apesar da caída dos preços do petróleo de 140 dólares por barril em junho de 2008 a 40 dólares no final desse mesmo ano.

 


Recomendar
Última atualização em Segunda, 23 de Fevereiro de 2015
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates