topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 945 - 26/01/2015 a 01/02/2015
Arquivos do Correio
Segunda, 02 de Fevereiro de 2015
Recomendar

 

 

‘O governo Dilma é totalmente refém do mercado’

Gabriel Brito

 

alt

 

O ano econômico brasileiro começou recheado de medidas de contenção de investimentos na área social e trabalhista, plenamente ao gosto do mercado e dos ministros escolhidos para contentá-lo. Como resposta, os sindicatos prometem não aceitar os cortes com a mesma solenidade de outros momentos, o que se explica por um cenário de crise econômica que ameaça seriamente a renda e o emprego de suas bases. Para discutir tal cenário, o Correio da Cidadania entrevistou a economista Rosa Maria Marques.

 


 

Movimento de moradia ligado ao PSDB é acusado de arruinar 4º ato contra a tarifa em SP

Raphael Sanz e Gabriel Brito

 

alt

 

Na sexta, 23, o quarto ato contra o aumento terminou com um esquema de guerra armado pela Polícia Militar no centro de São Paulo, para agredir e caçar gratuitamente milhares de manifestantes.A suspeita de uma sabotagem planejada é enorme.

 


 

Cidadão é o maior penalizado por 20 anos de gestão irresponsável da água em SP

Marcelo Pompêo

 

alt

 

Nestes últimos 20 anos, o Estado não planejou e se preparou adequadamente e o cidadão será penalizado por não ter água necessária aos seus usos históricos e culturais. Daí concluir que o modo de gerir a questão das águas no Brasil não está baseado primeiramente em premissas científicas, na pesquisa estruturada, na consulta ao corpo técnico, ou mesmo em questões de sustentabilidade e meio ambiente, mas sim, deixa transparecer que são decisões meramente políticas.

 


 

POLÍTICA

 

Novos perfis de família

Frei Betto

 

Frente ao modelo de família-gueto, centrada no umbigo de seus membros e avessa a estranhos e necessitados, Jesus propôs um modelo de família aberta, centrada no afeto, na gratuidade e na abertura ao próximo.

 


 

Socialismo e iguallitarismo

Wladimir Pomar

 

O igualitarismo que pressupõe atender todas as necessidades sociais, ou o atendimento a seres com necessidades desiguais, só pode ocorrer numa sociedade que possua forças produtivas desenvolvidas ao nível de suprir tais necessidades.

 


 

Relações Cuba e EUA: discurso do método

Frei Betto (de Havana)

 

Obama deixou claro: não está em jogo modificar os objetivos que regem a política externa usamericana. Ele admite, cartesianamente, uma “mudança de método”. Mas Cuba insiste em saber com que objetivos.

 


 

BRASIL NAS RUAS

 

Balanço da semana de luta contra o aumento em São Paulo

Raphael Sanz

 

A semana foi agitada pela luta contra o aumento da tarifa em São Paulo e aproximadamente 10 mil manifestantes tomaram as ruas da capital, em dois protestos convocados pelo Movimento Passe Livre. Na próxima terça-feira, o MPL convocou três atos simultâneos a serem realizados na periferia de São Paulo. Na zona oeste, a luta contra a tarifa se concentra em Pirituba; na zona leste, em São Miguel Paulista; e, no lado sul, a manifestação acontecerá no Campo Limpo. O movimento promete “parar a cidade” com novas manifestações caso o aumento das tarifas não seja revogado.

 


 

Agressões da Guarda Municipal marcam os atos contra o aumento da tarifa em Aracaju

Geilson Gomes

 

Para justificar os atos abusivos da Guarda, o prefeito afirmou que ela está com uma nova visão de segurança pública, sendo assim, a corporação não tem a função apenas de preservar o patrimônio público municipal, mas de, sobretudo, proteger a população aracajuana. É importante frisar que a recomendação foi motivada pelo Comando Geral da Polícia Militar de Sergipe, acreditando que as ações da GMA estão extrapolando os direitos constitucionais.

 


 

Não acabou!

Jorge Luiz Souto Maior

 

Com a dispersão, andando pelas ruas e no metrô, foi interessante ver a separação muito nítida que se estabeleceu entre quem tinha participado do ato, que estava encharcado, e quem estava, digamos, vivendo a sua vida normal, sem muito contato recente com a água.

 


 

Coletivo Tarifa Zero Salvador: “a luta contra a tarifa irá acontecer seja quem for o governante”

Irlan Simões

 

Em entrevista, coletivo Tarifa Zero – que volta a organizar manifestações contra o aumento da passagem do buzu em Salvador – explica a conjuntura local e nacional dos movimentos pelo passe livre.

 


 

SOCIAL

 

Profissão juiz

Jorge Luiz Souto Maior

 

O poder e as garantias conferidas ao juiz não são pessoais, mas institucionais, e, portanto, fora da atuação profissional, o juiz não as detém. Aliás, não sendo pessoais, não conferem ao juiz uma cidadania diversa das demais pessoas, mesmo quando está no exercício da profissão. O juiz, portanto, é um cidadão como outro qualquer, dentro e fora da jurisdição, ainda que alguns juízes imaginem que as garantias da jurisdição lhe confiram alguma superioridade.

 


 

INTERNACIONAL


O Syriza está falando sério

José Gusmão

 

Se o Syriza se amarrasse a um parceiro cuja primeira preocupação é entender-se com as instituições europeias, seu governo Syriza não duraria três meses. Nem um. Cairia na primeira chantagem, na primeira retaliação. E haverá muitas. Era bem mais fácil enfrentá-las com uma maioria absoluta. Os gregos não quiseram assim. Resta esperar que o Syriza consiga apoios sólidos no Parlamento. E saiba manter os apoios que possui na rua.

 


 

Após a vitória do Syriza: confronto ou capitulação

Stathis Kouvelakis

 

O Syriza tem uma margem de manobra muito estreita, mas essas ambiguidades devem ficar esclarecidas em breve. Mais do que nunca, devemos deixar bem claro que não há meio caminho entre o confronto e a capitulação.

 


 

Estados Unidos e Brasil: expectativa desencontrada

Virgilio Arraes

 

Se considerada a longa duração, trabalhistas e socialdemocratas brasileiros ressuscitaram a prática econômica da República Velha (1889-1930), baseada, por sua vez, em linhas gerais na agroexportação e financeirização a partir do centro do capitalismo.

 


 

ECONOMIA

 

Ódio ao PT

Paulo Metri

 

Eu sou crítico em muitos pontos dos governos do PT, o que já está em outros artigos. Mas reconheço o grande feito da mobilidade social realizado pelo PT.

 


 

O BNDES a serviço do ajuste neoliberal

Luis Fernando Novoa Garzon

 

No atual cenário de “incerteza institucional” induzida, tornou-se hegemônica a proposição de atrofia programada do BNDES. Admite-se sua atuação em caráter mandatário ou previamente delimitada. Para tais segmentos, o BNDES só deve ser ativado para viabilizar novas privatizações nos setores de transportes e energia e para “fomentar” a criação de um mercado de capitais de longo prazo no Brasil, ou seja, gerir sua auto-extinção.

 


Recomendar
Última atualização em Segunda, 02 de Fevereiro de 2015
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates