topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 944 - 19/01/2015 a 25/01/2015
Arquivos do Correio
Segunda, 26 de Janeiro de 2015
Recomendar

 

 


“De volta a maio”, atos contra aumento da tarifa sinalizam um 2015 com grandes lutas sociais

Gabriel Brito, da Redação; fotos: Raphael Sanz

 

alt

 

Tivesse o mínimo de sensibilidade, Haddad faria todo o esforço para terminar o mandato sem tocar na tarifa. Subsídios não lhe faltam, dado que a própria auditoria que contratou para averiguar as contas das empresas apontou 640 problemas contábeis. E não adianta chorarem que se cobre o mesmo de Alckmin, pois é óbvio que movimento algum jamais mirará o tucanato como possível agente de diálogo produtivo numa pauta anti-mercado. Passar o trator na única vitória de toda uma geração tem tudo pra cobrar um preço altíssimo.

 


 

POLÍTICA

 

Hilda Furacão: o enigma

Frei Betto

 

A história também se presta à criação ficcional. E guardo a certeza de que a personagem de Roberto Drummond e sua saga nasceram em uma mesa de bar na Savassi, em Belo Horizonte.

 


 

Não passarás

Otto Filgueiras

 

A decepção com o Partido dos Trabalhadores (PT) é generalizada. Apenas os governistas com bons empregos e petistas chapas-brancas defendem o governo social-liberal. E atacam levianamente as forças revolucionárias que não se deixam cooptar.

 


 

Thomas Merton, místico do século 20

Frei Betto

 

A 31 de janeiro, Thomas Merton faria 100 anos. É um dos quatro mais conhecidos místicos do século 20, ao lado de Simone Weil, Teilhard de Chardin e Charles de Foucauld.

 


 

A crise socialista

Wladimir Pomar

 

Tanto os chineses quanto os vietnamitas e, agora, os cubanos, deram-se conta de que a economia política é o centro do problema de construção socialista em países atrasados. Liquidar a propriedade privada e o mercado não pode ser um ato administrativo.

 


 

BRASIL NAS RUAS

 

Novas manifestações pelo transporte público em Florianópolis, 10 anos depois da Revolta da Catraca

Frente de Luta pelo Transporte Público – Grande Florianópolis

 

Em 2009, Florianópolis foi considerada a cidade com pior mobilidade urbana do Brasil. Nossa cidade tem muitos morros, lagoas e dunas e temos uma ponte como gargalo. Além disso, somos a segunda cidade com o maior número de carros por habitante.

 


 

‘Ainda não sei se vou voltar a enxergar’, diz nova vítima de bala de borracha

Luis Adorno

 

O biker W., de 22 anos, foi alvejado no olho direito, a menos de 10 metros de distância, por um policial militar que estava posicionado em frente à prefeitura no 2° Grande Ato Contra a Tarifa, promovido pelo MPL.

 


 

Terceiro ato contra aumento da tarifa é marcado por apoio popular na zona leste

Raphael Sanz, da Redação

Aproximadamente cinco mil manifestantes compareceram na última terça-feira, às 17h, no Tatuapé ao terceiro ato contra as altas no transporte público. Após dez dias de atividades e dois protestos no centro da cidade, marcados pela abusiva repressão policial, desta vez a manifestação popular – convocada pelo Movimento Passe Livre – teve como ponto alto o apoio que recebeu dos moradores e trabalhadores da região na zona leste da cidade.

 

 


 

Violência policial marcou o final do segundo ato pela redução das tarifas em São Paulo

Raphael Sanz, da Redação

 

“O que é que está escrito aí?”, perguntou, em tom ameaçador. O clima de intimidação e provocação, que sempre partia da PM, já era evidente muito antes das primeiras bombas serem lançadas.

 


 

SOCIAL

 

Velhas e novas ameaças do neoliberalismo aos direitos trabalhistas (2)

Jorge Luiz Souto Maior

 

O Correio da Cidadania publica segunda parte da série de artigos do jurista Jorge Luiz Souto Maior, em retrospectiva dos ataques aos direitos trabalhistas dos períodos recentes, inclusive através da submissão do poder judiciário aos interesses neoliberais. Ademais, coloca esse permanente assédio no contexto da crise econômica de 2008 e das novas ofensivas sobre a classe trabalhadora.

 


 

INTERNACIONAL

 

Com Syriza, a Grécia continua atrelada à Troika, à OTAN e ao mercado

Achille Lollo, de Roma para o Correio da Cidadania

 

Filtrando as palavras de Tsipras, resulta evidente que o Syriza, por um lado, mesmo com a maioria absoluta no Parlamento, vai fazer um governo de coalizão com o novo partido de centro-esquerda “To Potami” (O Rio). Por outro lado, o novo governo, para diluir a promessa de realizar reformas estruturais radicais, deverá recorrer aos programas emergenciais para poder controlar e atenuar as pressões das bases eleitorais que, de imediato, vão exigir medidas radicais para acabar com os programas de austeridade.

 


 

Atentado ao Charlie Hebdo: “choque de civilizações”

Ramez Philippe Maalouf

 

Há claros sinais de que o ataque seja mais uma página da guerra dos EUA contra Rússia e China, mesmo sem levar em consideração as evidências cada vez maiores – e censuradas pela mídia serva dos interesses da OTAN –, de que foi uma operação “false flag” (encoberta) dos serviços de inteligência ocidentais (inclusive israelense), como afirma o ex-secretário do Tesouro dos EUA Paul Craig Roberts. Quem desqualifica estas hipóteses deveria estudar com mais profundidade as Histórias da Operação Condor na América Latina e da similar europeia, Operação Gládio.

 


 

Para 28% dos espanhóis o Podemos pode quebrar a “casta dos políticos”

Achille Lollo, de Roma, para o Correio da Cidadania


Depois de anos e anos de um inútil bipolarismo entre o PP e o PSOE e de total submissão ao BCE, finalmente, na Espanha, surgiu uma voz que põe em discussão o Euro e a estrutura verticalista da União Europeia.

 


 

ECONOMIA

 

Golpe final na soberania do país

Adriano Benayon

 

Este é o processo que culmina com o ataque mortal à Petrobrás e às empreiteiras nacionais, e está recebendo mais um impulso através da política fiscal – que vai cortar em 30% os investimentos públicos – e da política monetária que está elevando ainda mais os juros.

 


 

A Petrobrás e a campanha do capital internacional: entrevista com Fernando Siqueira

Rennan Martins

 

Siqueira defende que se deve investigar cada indício de corrupção, mas que a Petrobras é vítima dos saqueadores, “e não um antro de corrupção como eles tentam mostrar”. Ressalta que é uma companhia em melhor situação que as outras cinco grandes petrolíferas internacionais, lastreada em 84 bilhões de barris, e justamente por essa riqueza é tão atacada.

 


MEIO AMBIENTE

 

A sustentabilidade dos mananciais e a ética do uso da água

Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Sem uma visão sistêmica do ciclo das águas e sem uma ética do uso da água que implique o cuidado dos mananciais, comprometeremos sempre mais o abastecimento humano, a dessedentação dos animais e os demais usos. O óbvio ulula.

 


 

Falta de investimento, manutenção e de novas tecnologias: eis a face dos apagões no Brasil

Telma Monteiro

 

Apagão? Não. Falta de investimentos, sucateamento das redes de transmissão, distribuição e das subestações são os ralos por onde escoam as perdas de boa parte da energia gerada no Brasil.

 


Recomendar
Última atualização em Terça, 27 de Janeiro de 2015
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates