Correio da Cidadania

Os “sem água” de São Paulo - na pele de Alckmin

0
0
0
s2sdefault

 

 

A nordestina que assistia televisão começa a chorar quando vê o sofrimento de uma mulher paulistana da periferia, com a pia cheia de pratos, o vaso sanitário cheio de outras coisas, há dois dias sem tomar banho e sem saber como lidar com essa penúria de água.

 

Essa história ouvi na cidade de Canudos nesse sábado passado, aqui no sertão da Bahia, local simbólico da luta nordestina pela terra e pela água. Quem me contou foi o Pe. Alberto, pároco da cidade, durante a romaria de Canudos que acontece todos os anos.

 

Não queria estar na pele de Geraldo Alckmin quando essa eleição passar. Quando os “sem água” saírem às ruas, como fizeram em Cochabamba (Bolívia), em Rosário (Argentina) ou em tantas cidades nordestinas em outras épocas, a classe política vai conhecer o que é a fúria popular causada pela sede. Como se diz aqui pelo sertão, “a fome e a sede têm cara de herege”.

 

O sofrimento humano causado pela falta d’água se generaliza em todo o país. Primeiro como resultado de um processo histórico de degradação e maltrato para com nossos mananciais. Segundo pela incapacidade total de nossas autoridades que têm poder de decisão de ver o que acontece e tomar medidas preventivas contra o pior. Terceiro porque a questão eleitoral não permite o debate sério que a cidade de São Paulo e outras regiões do país – como o São Francisco - terão que ter ao menos para sobreviver, causando até piedade de uma senhora nordestina que sabe o que é passar uma vida labutando por um pouco de água. Hoje, no sertão de Canudos, ela está muito melhor que a paulistana.

 

O sofrimento humano deveria gerar solidariedade, não preconceitos e raivas. Prefiro a sensibilidade da nordestina de Canudos que todos os discursos feitos nessa eleição contra o Nordeste e seu povo. A voz das redes sociais, então, mesmo vindo de médicos, advogados, políticos, intelectuais etc., espelha o que há de pior no ser humano. A lágrima da nordestina, o que há de melhor no Nordeste e no povo brasileiro.

 

Mas, Alckmin que se proteja. Basta um palito de fósforo e essa água pega fogo.

 

Roberto Malvezzi (Gogó) possui formação em Filosofia, Teologia e Estudos Sociais. Atua na Equipe CPP/CPT do São Francisco.

Comentários   

0 #2 PARABENSMAURICIO DA SILVA 24-10-2014 21:12
A UNICA COISA QUE POSSO DIZER É PÁRABENS ROBERTO MALVEZZI , TEXTO CRIATIVO , BEM ESCRITO , NADA PIEGAS, OU APELATIVO...MOSTRANDO QUE O AMOR E A SOLIDARIEDADE SÃO VALORES QUE DEVEM SER VALORIZADOS E ENALTECIDOS , E É CLARO O INCONFORMISMOS DIANTE DA OMISSSÃO E INSENCILBILIDADE DE NOSSOS GOVERNANTES.
Citar
0 #1 Os sem água de São PauloRoberto Malvezzi 23-10-2014 11:28
Insiro esse comentário como complementação ao texto. Vi que começaram os saques aos pipas no interior de São Paulo. Vi isso aqui no Nordeste na seca de 1982. É um sinal de péssimo agouro, de populações já no limite do desespero.
Citar
0
0
0
s2sdefault