topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 929 - 29/09/2014 a 05/10/2014
Arquivos do Correio
Terça, 07 de Outubro de 2014
Recomendar

 

Debate Eleitoral ocultou contradições da Economia e da Sociedade

Valéria Nader, da Redação

 

alt

 

A política econômica do país, tema sempre indigesto para abordar com o público, adquiriu dimensão relevante nos atuais debates eleitorais. A defesa insistente, quase retórica, da independência do Banco Central por Marina Silva levantou a bola para discussões acirradas. Ao mesmo tempo, com a economia do país derretendo, houve até demissão e contratação de novos ministros da Fazenda por alguns dos pleiteantes do cargo à presidência. Face a esse espetáculo armado em torno à economia do país, o Correio conversou com o economista Luiz Filgueiras, em mais uma de suas entrevistas sobre temas chave para o Brasil.

 


 

‘Para ganhar as eleições, governo de SP arrisca todo o abastecimento de água’

Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

Estamos às portas de mais uma eleição, e o partido que ficou conhecido pelas grandes privatizações das infraestruturas e empresas públicas do país nada de braçada em São Paulo, com possibilidades de o governador Geraldo Alckmin ser reeleito já no primeiro turno. Tal nível de aprovação política conta com toda uma operação de blindagem midiática, responsável por esconder um racionamento de água que, na prática, já acontece. Para além de tais aspectos, o Correio da Cidadania entrevistou o geólogo Delmar Mattes, a fim de analisar as causas e efeitos estruturais dessa crise histórica.

 


 

EDITORIAL

 

O Brasil vai às urnas no escuro

 

Depois de meses de programas eleitorais pirotécnicos, um rosário de promessas fantasiosas, muito blábláblá e alguns debates que mais parecem gincanas de esperteza e concurso de tiradas espirituosas - a maioria chula e de mau gosto -, o brasileiro vai às urnas no escuro.

 


 

POLÍTICA

 

‘Candidaturas à presidência não têm nada a ver com as manifestações de 2013’

Gabriel Brito e Valéria Nader, da Redação

 

Festa da democracia. Assim convencionou-se qualificar os processos eleitorais de um país que ainda enxerga a ditadura no retrovisor. Mais de 100 milhões de brasileiros poderão ir às urnas eleger seus novos representantes formais, numa campanha já conhecida por ter sido a mais cara da história. O Correio da Cidadania entrevistou o sociólogo Chico de Oliveira, histórico pensador da esquerda brasileira, para analisar o processo e sua perda constante de conexão com as ruas.

 


 

‘Num processo democrático, os jornalistas não deveriam usar itens de segurança’

Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da Redação

 

O Tribunal de Justiça de SP expediu uma sentença que, aparentemente, legaliza a violência estatal contra jornalistas. Trata-se da decisão que considerou culpado o fotógrafo Alex Silveira pelo disparo de bala de borracha que lhe cegou de um olho, em manifestação dos professores na Avenida Paulista, no ano 2000. Para discutir o assunto, o Correio entrevistou outro fotógrafo, Sergio Silva, que ficou conhecido do público durante as manifestações de junho de 2013 por ter sofrido a mesma violência.

 


 

Eleições e mudança do sistema político

Frei Marcos Sassatelli

 

Atualmente, a maioria dos movimentos populares é cooptada pelo governo, atrasando de muitos anos a organização popular. Basta, por exemplo, lembrar a festa do primeiro de maio, reduzida a um show para os trabalhadores e trabalhadoras. Precisamos reverter essa situação iníqua e votar em políticos e políticas estejam de acordo com o projeto "o Brasil que queremos”. Mesmo que muitos deles ou delas não ganhem agora as eleições, marcam presença, fazem avançar o processo democrático e abrem caminhos novos para que o "projeto popular" aconteça.

 


 

Brasil: entre o keinesianismo envergonhado e o neoliberalismo insolente

Luciano Wexell Severo

 

Hoje, o confronto mais provável é entre as duas mulheres, a candidata de Lula versus a candidata de Obama. Será a peleja entre dois caminhos distintos. O primeiro, do PT e aliados, encarna imensas contradições e se debate entre o  neoliberalismo retardado (com a volta ao passado) e o keynesianismo periférico envergonhado  (um possível passo para o futuro). O segundo caminho é o do  neoliberalismo insolente , de Marina. É a alternativa apresentada por Washington e abraçada por nossa elite.

 


 

Haja Fome

Frei Betto

 

No mundo os dados são mais alarmantes. Passam fome 870 milhões de pessoas, ou seja, 12,5% da população do planeta. Falta de alimentos? Não.

 


 

Tanta terra para tão pouco fazendeiro

Elaine Tavares

Fazer comunicação indígena pressupõe garantir meios para a divulgação da palavra originária, mas também lutar em parceria com outros movimentos para mudar o sistema geral.

 


 

Melhor é viver debaixo da ponte

Valéria Nader

 

Maciel caminha até o fim do casarão de mais de cem anos, que já pertenceu a um poderoso coronel do exército. Diz, meio assustado, sentir o chão ‘tremular sob seus pés’. Resolvo fazer o mesmo trajeto que, de fato, tem aspecto de um corredor da morte.

 


 

Contradições e vacilações da burguesia industrial

Wladimir Pomar

 

Ele reitera que o governo deixe de ser “gestor” e entregue as coisas a quem sabe fazer: a indústria, o sistema financeiro e o setor de serviços. Ou seja, na prática Steinbruch quer que se entregue a gestão do país ao cassino e à especulação financeira.

 


 

Farsa e tragédia

Otto Filgueiras

 

Vivemos situação de pré-barbárie, as forças organizadas da esquerda revolucionária não têm base social, não acumularam na campanha eleitoral e parecem falar para si próprias - com raras exceções, a exemplo de Edmilson Costa, candidato ao Senado pelo PCB.

 


 

SOCIAL

 

Para neoliberais, a educação é boa; professores é que atrapalham

Leonardo Soares dos Santos

 

Como se já não bastassem as péssimas condições de trabalho, em todas as áreas e instâncias, os professores ainda têm de lidar com a truculência e a campanha absurda promovida por meios de imprensa e figuras que representam os interesses do mercado.

 


 

INTERNACIONAL

 

Estados Unidos: liberdade ferida em tempos de guerra

Virgílio Arraes

 

Um dos efeitos da I Guerra Mundial até hoje existente é a Lei de Espionagem, aprovada em 1917. O objetivo havia sido o de tratar como crime o auxílio a países adversários.

 


 

Iêmen: nova crise pintando

Luiz Eça

 

Um Iêmen sob os Houthis poderia ser mais um az nas mãos de Teerã no jogo pelo poder no Oriente Médio. De outro lado, esse movimento é um precioso aliado na luta contra a al Qaeda, pois a  vem combatendo ferozmente

 


 

Os sete mitos criados pela mídia ocidental que ajudaram a destruir o Iraque (2)

Ramez Philippe Maalouf

 

Nesta série de quatro artigos, publicamos análise de Ramez Maalouf a respeito da forte desestabilização que as potências ocidentais têm promovido no Oriente Médio, neste caso, mais especificamente no Iraque.

 



VÍDEO

 

Lançada campanha ‘Racismo Mata!’

 

Campanha de enfrentamento ao genocídio da juventude negra.

 


Recomendar
Última atualização em Terça, 07 de Outubro de 2014
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates