Correio da Cidadania

Aécio, Dilma e Marina silenciam sobre o São Francisco

0
0
0
s2sdefault

 

 

Segundo a CEMIG, hoje entram 27 m3/s de água em Três Marias e saem 158,6 m3/s. Se não chover em um mês, o rio São Francisco irá cortar num trecho de 40 km. Será a primeira vez em sua história conhecida.

 

Dizem os estudiosos que, há milhões de anos atrás, o São Francisco corria para o norte e desaguava no delta que hoje é do Parnaíba. A rota mudou a partir de Pilão Arcado. Dali ele ia para o Piauí. Mudanças geológicas alteraram o curso do rio e ele desceu na direção do que hoje é Remanso, indo desaguar entre Alagoas e Sergipe.

 

Dilma esteve nas obras da Transposição, como que inaugurando algum trecho, e assim ganhar votos com a promessa da água abundante. Não teve coragem de visitar o São Francisco, nem dar uma única palavra aos 13 milhões de brasileiros que estão vendo seu rio morrer a cada instante. Aliás, em 4 anos de governo, Dilma manteve-se absolutamente infensa às demandas da população ribeirinha e do próprio rio.

 

Aécio, o governador de Minas, que não mexeu uma palha em defesa de seus municípios mais prejudicados, também disse que vai concluir a Transposição. Ótimo. Só não diz como vai abastecer os dez municípios de seu estado que estão praticamente sem água. Assim, o santo vai fazer milagre em território alheio, mas, como todo santo, não cuida dos deveres básicos de seu território.

 

E Marina? Esteve no Ceará e falou que vai concluir a Transposição. Num evento de educadores católicos em Brasília, misturou a Transposição com o Bolsa Família, FIES e disse que vai concluir a obra. Não falou uma única palavra sobre o São Francisco.

 

Nenhum deles citou a revitalização e nenhum deles cita a situação crítica da água em todo território brasileiro. O desespero da população de Itu, já ameaçando invadir a câmara de vereadores local, é apenas o prefácio das revoltas que se instalarão por todo país caso o milagre das chuvas – como é bom ver as corporações técnicas e políticas invocando São Pedro! – não lhe salvar a pele. Porém, o retorno das chuvas apenas aliviará a tragédia, mas o problema retornará cada vez mais constante e severo, ainda mais com as mudanças climáticas em andamento. Vamos pagar um preço incalculável pela exploração predatória de nossos rios.

 

Assim, seja qual for o eleito, se o São Francisco depender de alguma política pública - e tantos outros rios brasileiros -, a finalização de seu assassinato é questão de tempo.

 

 

Roberto Malvezzi (Gogó) possui formação em Filosofia, Teologia e Estudos Sociais. Atua na Equipe CPP/CPT do São Francisco.


Comentários   

0 #2 RE: Aécio, Dilma e Marina silenciam sobre o São Franciscograccho maciel 29-09-2014 15:52
o caso do São Francisco é parte do avanço da soja e outros na amazonia diminuindo a formação de chuvas pela mata. E os candidatos não sabem como fazer chover...basta irrigar as nuvens ...
Citar
0 #1 RE: Aécio, Dilma e Marina silenciam sobre o São FranciscoFernando Sgreccia 25-09-2014 09:36
Veja o que o agronegócio tá fazendo com o Brasil ... Desmatando até as margens!
Citar
0
0
0
s2sdefault