topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 927 - 15/09/2014 a 21/09/2014
Arquivos do Correio
Segunda, 22 de Setembro de 2014
Recomendar

 

 

‘Exemplo escocês deve catalisar luta pela independência em toda a Europa’

Gabriel Brito e Valéria Nader, da Redação

 

alt

 

“Por trás do plebiscito, houve uma clara polarização entre os que defendem uma sociedade mais igualitária, que tenha o Estado de bem estar social como paradigma, e aqueles que defendem o neoliberalismo e têm Londres como referência. Esta foi a polarização subjacente ao plebiscito pela independência escocesa”, disse Plinio Arruda Sampaio Junior, professor da Unicamp que passa uma temporada de pesquisas em solo inglês, na entrevista que concedeu ao Correio.

 


 

A semana só teve paz no cemitério

Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

Já passa de meio dia e o helicóptero da sagrada e quase celestial corporação continua metralhando o tímpano de centenas de milhares. Se queriam impressionar, só podem ter conseguido. Cercadas de tropas, no chão do pátio da delegacia, por excelência a sala de recepção de todo criminoso, as famílias, criançada incluída, amargam a consumação de sua derrota parcial. A cidade pode respirar tranquila, as ordens da eminência togada foram cumpridas à risca pelos mantenedores da ordem.

 


 

EUA: o novo terrorismo financeiro sob máscara jurídica

Atilio A. Boron

 

alt

 

O acosso financeiro seria, segundo tal corrente de pensamento, uma expressão deste “poder inteligente”, que submete e oprime apelando a recursos distintos dos convencionais, mas, dizemos, igualmente terríveis. Porém, os crimes do terrorismo financeiro não são exibidos como tais pelo imenso aparato midiático da direita mundial, pois só aparece como uma questão de técnica jurídica, de respeito aos contratos e à lei, embora se trate da lei de um Estado imperial que com prepotência a impõe sobre o resto do planeta.

 


 

EDITORIAL

 

Um deserto de novas ideias

 

Nessas eleições, talvez nunca como antes, está em jogo uma batalha para a apresentação do ‘novo’. As três grandes candidaturas, sistêmicas, não caminham, em absoluto, nessa direção.  E é risível a discussão que o inusitado duelo Dilma x Marina está promovendo aos olhos dos cidadãos, via TVs, rádios, propagandas e debates eleitorais.

 


 

POLÍTICA

 

Luciana Genro e a trajetória das esquerdas petistas

Rudá Guedes Ricci

 

A trajetória de Luciana Genro cruza com a de outros militantes que foram alijados do centro do processo decisório do PT.
Daí certa surpresa de muitos que acompanharam o debate de ontem. Havia mais gente oriunda do PT no debate. E gente que nunca esteve no centro do poder do lulismo. Era o caso de Luciana Genro. Forjada no PT pré-lulismo, vimos na tela de televisão ressurgir a escola das correntes internas do PT. Uma agressividade desconcertante, foco ideológico e programático, rapidez de raciocínio e coragem. A ausência deste PT no PT de hoje é o está transformando o PT em Partido da Ordem.

 


 

O que é a Independência do Banco Central?

Carlos A. Lungarzo

 

Atualmente, no BC do Brasil, há técnicos honestos que se sentem solidários com os planos do governo. Ora, antes de deixá-lo autônomo, os novos candidatos, se eleitos, colocarão técnicos que obedeçam aos Chicago Boys, a George Soros e todos esses. E o que acontecerá? Como diz o famoso slogan: “O Céu é meu limite”.

 


 

Dirceu Travesso, ou melhor, Didi (1959/2014)

Valerio Arcary

 

Didi viveu uma história de amor com o futuro. E os enamorados são teimosos, não se dobram, acreditam sempre. Não importa quão difícil seja a situação, sabem que ainda é possível.

 


 

Adeus Didi

Plinio Arruda Sampaio Junior


Às vésperas da morte de meu pai, lá estava ele novamente, como um anjo vermelho para me alentar. Falava com a sabedoria de quem prevê e não teme a morte, na exata medida de quem sabe que a vida é breve e é importante desfrutá-la até o último momento de lucidez.

 


 

O quartinho escuro da política

Reginaldo Benedito Dias

 

Como educador, abomino a pedagogia do medo, que saiu de pauta nas escolas, mas continua em alta no mundo da política. Ela deseduca e despolitiza. Até quando vão infantilizar os eleitores, ameaçando-os com o castigo do quartinho escuro?

 


 

A real polarização

Wladimir Pomar

 

Numa das tramoias típicas da dialética, a “terceira via” de “desenvolvimento primarizado” transmutou-se rapidamente em neoliberalismo radical, com endereço certo para quem detém a hegemonia.

 


 

Negócios da China

Otto Filgueiras

 

Embora digam o contrário, não estão preocupados com a exploração dos trabalhadores pelo capitalismo: passeiam pra lá e pra cá em carros do ano e com motoristas. Estão desesperados porque dependem financeiramente do atual governo federal.

 


 

Quem é a esquerda que a direita gosta?

Valerio Arcary

 

Trata-se de mais um caso clássico de autoengano: uma alegria ilusória. A possível vitória de Dilma, que permanece incerta, se acontecer, significará uma derrota, não uma vitória da esquerda petista.

 


 

INTERNACIONAL

 

“O grande roubo”

Ronnie Huete

 

A cidadania hondurenha está em seu pleno direito de exigir aos representantes do Estado que o dinheiro roubado volte à Seguridade Social, e que este caso não se concentre em mais uma captura do cinema hollywoodiano.

 


 

Impactos na coalizão anti-ISIS

Luiz Eça

 

Conforme disse o secretário de Defesa, Chuck Hagel, durante audiência no Senado, “destruir o ISIS vai exigir mais do que os esforços militares, vai exigir progresso político na região, e parceiros efetivos no Iraque e na Síria”. O ESL, Exército Sírio de Libertação (pró-Ocidente), formado por elementos seculares moderados, seria um desses parceiros. Esse grupo anti-governo Assad vem recebendo  recursos financeiros, inteligência, equipamentos de comunicação e armas leves dos EUA há vários anos.

 


 

Será a vez do Líbano?

Luiz Eça

 

Disse o general Halevy: “O relatório Goldstone será suave em comparação com o que acontecerá aqui na próxima vez”. O relatório sobre a investigação da invasão de Gaza em 2008 considerou o exército israelense culpado de crimes de guerra e contra os direitos humanos.

 


Recomendar
Última atualização em Terça, 07 de Outubro de 2014
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates