13 razões para reeleger Dilma

0
0
0
s2sdefault

 

 

1.    Apesar das mazelas e contradições do PT e do atual governo, votarei em Dilma para que se aprimorem as políticas sociais que, nos últimos 12 anos, tiraram da miséria 36 milhões de brasileiros.

 

2.    Votarei para que o Brasil prossiga independente e soberano, livre das ingerências do FMI e do Banco Mundial, distante dos ditames da União Europeia e crítico às ações imperialistas dos EUA.

 

3.    Votarei pela integração latino-americana e caribenha; pelo solidário apoio aos governos de Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador e Uruguai; pela autonomia da CELAC e do Mercosul.

 

4.    Votarei pelo respeito ao direito constitucional de greves e manifestações públicas, sem criminalização dos movimentos sociais e de seus líderes.

 

5.    Votarei pela Política Nacional de Participação Social; pela manutenção de cotas em universidades; pelo Enem, o Pronatec e o ProUni; e pelo aumento do percentual do PIB aplicado em educação.

 

6.    Votarei a favor do Programa Mais Médicos que, graças à sua ação preventiva, fez decrescer a mortalidade infantil para 15,7 em cada 1.000 nascidos vivos.

 

7.    Votarei pelo crédito facilitado e o reajuste anual do salário mínimo, de modo a ampliar o poder aquisitivo das famílias brasileiras, a ponto de viagens aéreas deixarem de ser um luxo das classes abastadas.

 

8.    Votarei para que o trabalho escravo em fazendas do agronegócio seja severamente punido e tais propriedades confiscadas em prol da reforma agrária.

 

9.    Votarei para que a Polícia Federal prossiga apartidária, efetuando prisões até mesmo de membros do governo, combatendo o narcotráfico, o contrabando e a atividade nefasta dos doleiros.

 

10.    Votarei para que a inflação seja mantida sob controle e, no Brasil, o crescimento do IDH seja considerado mais importante que o do PIB. Se nosso PIB cresce pouco, nosso IDH é o segundo do mundo, atrás apenas dos EUA, se considerarmos o tamanho da população.

 

11.    Votarei para que a nossa diplomacia permaneça independente, aliada às causas justas, sem tirar os sapatos nas alfândegas usamericanas e endossar o terrorismo bélico dos EUA, que dissemina lágrimas e sofrimentos em tantas regiões do planeta.

 

12.    Votarei pela preservação do Marco Zero da internet, sem ingerência das gigantes de telecomunicações, interessadas em mercantilizar as redes sociais e manter controle sobre a comunicação digital.

 

13.    Votarei, enfim, por um Brasil melhor, mesmo sabendo que o atual governo é contraditório e incapaz de promover reformas de estruturas e punir os responsáveis pelos crimes da ditadura militar. Porém, temo o retrocesso e, na atual conjuntura, não troco o conhecido pelo desconhecido.

 

 

Frei Betto é escritor, autor de “O que a vida me ensinou” (Saraiva), entre outros livros.

 

Website: http://www.freibetto.org

Twitter:@freibetto


Comentários   

0 #7 AvançarCarlos Roberto Fleck 27-10-2014 22:21
Prezado Frei Beto
Respeito sua inteligência.
Concordo com muitas das tuas colocações, mas com relação a bolsa família acho que merece uma análise mais profunda.
Tenho uma opinião diversa, apesar de concordar que foi um grande passo no resgate destes pobres miseráveis e hoje condenados ao purgatório eterno da pobreza.
Devemos avançar propondo condicionantes ao simples ato de doar.
Use desta sua brilhante inteligência e sabedoria, para influenciar e esclarecer nossos Governates, que só isto não basta.
Atenciosamente
Carlos
Citar
0 #6 RE: 13 razões para reeleger Dilmamarcus 20-09-2014 15:10
Quem acha que a ética é apenas um detalhe sem importancia, e que os fins justificam os meios entao pode continuar com o governo que aí está, mas nao é isse país que eu quero para os meus filhos e amigos!
Citar
0 #5 RE: 13 razões para reeleger DilmaSilvio 17-09-2014 17:16
Obrigado por me relembrar os motivos de votar na oposição.
Citar
0 #4 CovardePedro 17-09-2014 16:44
Covardia! Só tenho esta razão para não mais acreditar em Frei Betto.
Citar
0 #3 13 razões para votar no PTArquimedes Andrade 11-09-2014 17:01
A democracia é o regime da expressão das contradições sociais. E o governo não está imune a isso. Tá correta a posição de Betto.Mudar e avançar e nunca retroceder.
Marina foi capturada ou pior, cooptada pelo que há pior no mercado: o capitalismo parasitário. Vamos de Dilma e pressionar para melhorar em favor dos mais pobres.
Citar
0 #2 E os 13 para não votarMarco Mota 10-09-2014 14:25
1) Privatização dos rios da Amazônia
2) Privatização da Saúde indígena
3) Aliança com o agronegôcio,
4) Suspensão da reforma agrária
5) nenhuma terra indígena demarcada
6) nenhum território quilombola demarcado
7) descumprimento a Convenção 169
8) Aliança com Sarney, Lobão, Barbalho, Maluf e outros
9)recuo nas conquistas das mulheres com a "Carta ao povo de deus"
10) privatização (disfarçada de concessão) de aeroportos públicos
11) desmonte da FUNAI para atender os ruralistas
12) Não tem compromisso com os direitos civis dos homosexuais
13) Aliança com o Edir Macedo
Citar
0 #1 Otimismo exageradoRodrigo 10-09-2014 12:18
Mesmo apontando as contradições do governo, o artigo é excessivamente otimista, especialmente no que diz respeito ao agronegócio.O PT no poder poderia ter sido muito mais e melhor, e o autor do artigo é talvez uma das melhores testemunhas disso. No atacado, porém, talvez tenha razão: as alternativas são todas piores.
Citar

Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.

Relacionados