Correio da Cidadania

Entrevistas 2015

 

2015: nova ofensiva neoliberal

Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

 

 

 

O nosso entrevistado nesse início de 2015 é Ruda Ricci. Sobre o ministério do segundo mandato de Dilma, afirma que “dificilmente, os tucanos escolheriam um ministério tão conservador e monetarista”, o que traz perspectivas sombrias. O ocaso do petismo é vislumbrado pelo cientista político, em função de uma leva de dirigentes cada vez menos capacitados politicamente e que, em face da sempre aventada ‘correlação de forças’, caminham mais à direita a cada eleição que passa.

 

“De volta a maio”, atos contra aumento da tarifa sinalizam um 2015 com grandes lutas sociais

Gabriel Brito, da Redação; fotos: Raphael Sanz

 

 

Tivesse o mínimo de sensibilidade, Haddad faria todo o esforço para terminar o mandato sem tocar na tarifa. Subsídios não lhe faltam, dado que a própria auditoria que contratou para averiguar as contas das empresas apontou 640 problemas contábeis. E não adianta chorarem que se cobre o mesmo de Alckmin, pois é óbvio que movimento algum jamais mirará o tucanato como possível agente de diálogo produtivo numa pauta anti-mercado. Passar o trator na única vitória de toda uma geração tem tudo pra cobrar um preço altíssimo.

 

Movimento de moradia ligado ao PSDB é acusado de arruinar 4º ato contra a tarifa em SP

Raphael Sanz e Gabriel Brito

 

 

Na sexta, 23, o quarto ato contra o aumento terminou com um esquema de guerra armado pela Polícia Militar no centro de São Paulo, para agredir e caçar gratuitamente milhares de manifestantes.A suspeita de uma sabotagem planejada é enorme.

 

Balanço da semana de luta contra o aumento em São Paulo

Raphael Sanz

 

A semana foi agitada pela luta contra o aumento da tarifa em São Paulo e aproximadamente 10 mil manifestantes tomaram as ruas da capital, em dois protestos convocados pelo Movimento Passe Livre. Na próxima terça-feira, o MPL convocou três atos simultâneos a serem realizados na periferia de São Paulo. Na zona oeste, a luta contra a tarifa se concentra em Pirituba; na zona leste, em São Miguel Paulista; e, no lado sul, a manifestação acontecerá no Campo Limpo. O movimento promete “parar a cidade” com novas manifestações caso o aumento das tarifas não seja revogado.

 

O governo Dilma é totalmente refém do mercado’

Gabriel Brito

 

O ano econômico brasileiro começou recheado de medidas de contenção de investimentos na área social e trabalhista, plenamente ao gosto do mercado e dos ministros escolhidos para contentá-lo. Como resposta, os sindicatos prometem não aceitar os cortes com a mesma solenidade de outros momentos, o que se explica por um cenário de crise econômica que ameaça seriamente a renda e o emprego de suas bases. Para discutir tal cenário, o Correio da Cidadania entrevistou a economista Rosa Maria Marques.

 

MPL: “A decisão de reajustar a tarifa é muito mais política do que técnica”

Gabriel Brito e Raphael Sanz

 

“Acho que existe, sim, uma recusa em entender movimentos horizontais e outras maneiras de fazer política, para além dos esquemas partidários mais fechados”, disse Andreza Delgado, do MPL, em entrevista ao Correio.  Na conversa, a entrevistada comenta como tem sido a dinâmica das manifestações, as estratégias de divulgação da pauta e as abusivas atuações da polícia, no sentido de esvaziar os atos pela força. Por fim, Andreza lembra da auditoria contratada pela própria prefeitura, que apontou mais de 600 irregularidades em seus contratos.

 

Guilherme Boulos: ‘O modelo petista de governabilidade se esgotou’

Por Gabriel Brito e Valéria Nader

 

 

“Vimos que a opção da presidente Dilma de construir uma política neoliberal logo no início de 2015 é expressão do esgotamento de um modelo. Da mesma forma, o avanço da mobilização social no país desde junho de 2013 (o ano passado foi de muitas mobilizações e 2015 tende a ser também) é outro sintoma do esgotamento desse mesmo modelo”. Foi assim que Guilherme Boulos, dirigente do MTST, definiu o momento político em que se encontra o país, em entrevista ao Correio da Cidadania.

 

‘Agentes externos, internos, mídia e setor financeiro querem abocanhar a Petrobras’

Por Gabriel Brito e Valéria Nader

 

Sob ventos recessivos, o Brasil vive sob intensa carnificina capitalista, com grandes empresas nacionais e transnacionais disputando os principais financiamentos e direções dos projetos desenvolvimentistas. Tal como analisado por este Correio já há algum tempo, estamos diante de “disputas intercapitalistas” entre variados e pujantes setores, o que, obviamente, não poderia deixar o petróleo e a Petrobrás de fora. Essa é a discussão que se faz na entrevista com Felipe Coutinho, novo presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), para além do viciado noticiário policial em torno da empresa.

 

Novo Congresso: ‘ou os setores populares se mobilizam ou viveremos graves retrocessos’

Por Gabriel Brito e Valéria Nader

“A eleição de Eduardo Cunha (PMDB/RJ) para a presidência da Câmara é a vitória da política como negócio, do clientelismo como método de conquistar mandatos, da cristalização dos interesses das grandes corporações sobre o sistema partidário nacional. Abre-se uma quadra em que ou os setores populares se mobilizam ou viveremos graves retrocessos”, analisou o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), que concorreu ao cargo, em entrevista ao Correio da Cidadania.

 

‘Há uma proliferação de blocos de carnaval em São Paulo, mas falta chegar mais na periferia’

Por Gabriel Brito, da Redação

 

Conversamos com Selito SD, um dos animadores do Cordão da Mentira, bloco de carnaval que tem suas marchinhas voltadas a temas relacionados à memória da ditadura militar. Apesar de se tratar de uma festa, a entrevista destacou que o carnaval de rua e a apropriação do espaço público não deixam de estar relacionados à política, ainda mais numa cidade como São Paulo.

 

Greve do Paraná dá o sinal de radicalização social contra um ano de arrochos

Gabriel Brito

 

Uma das maiores greves registradas no Brasil recentemente já completa um mês, mobiliza dezenas de categorias de servidores públicos, coloca dezenas de milhares de pessoas nas ruas e quase não é noticiada país afora. Porém, para os que estão atentos às tensões socioeconômicas do ano, a greve dos servidores públicos do Paraná pode ser um excelente parâmetro do que talvez começa a se espraiar. A este respeito, o Correio da Cidadania entrevistou o historiador e membro do comando de greve da Unioeste Gilberto Calil.

 

População pagará pela desastrosa gestão PT-PMDB no setor elétrico

Gabriel Brito e Valéria Nader

O setor elétrico também começa a ganhar espaço nos temores da população a respeito de crises de abastecimento e aumentos tarifários. Para analisar esse complexo tema, o Correio da Cidadania entrevistou o engenheiro Célio Bermann, um dos principais especialistas do país em energia e sustentabilidade. “É um conjunto de questões da política de 2012 que levou ao desequilíbrio econômico-financeiro do atual momento, acentuado pela disponibilidade hídrica. O resultado estamos vendo agora, com a mudança da gestão econômica do Brasil”.

 

‘Hegemonia lulista pode estar se esfacelando’

Valéria Nader e Gabriel Brito

 

No início de ano mais efervescente do século 21, os brasileiros continuam a buscar respostas para um ano que já está marcado pela recessão econômica e rebaixamento das condições de vida. Enquanto isso, manifestações de todos os vieses políticos sacodem o país. Para debater um quadro tão complexo, o Correio da Cidadania entrevistou o sociólogo Ruy Braga, reconhecido estudioso do mundo do trabalho. “Há uma sensação de profundo mal estar em relação às medidas do governo. Muitos dos que foram às ruas manifestaram que tais medidas, sob quaisquer hipóteses, são inaceitáveis e indefensáveis”.

 

Luta pelo Parque Augusta dialoga com todas as pautas pelo direito à cidade

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Junior

 

Cercado por um dos mais intensos processos de verticalização urbana em São Paulo, o entorno da rua Augusta caminha a passos largos para deixar de ser uma referência da boemia e tornar-se mais um símbolo de gentrificação. Para simbolizar o processo, acabamos de ver o despejo da ocupação do “Parque Augusta”, promovida por mais um movimento social dito de “novo tipo”, em favor de construtoras que pretendem erguer duas torres comerciais no local. O Correio conversou com Daniel Scandurra, representante da ocupação.

 

Outro futebol é possível

Por Gabriel Brito

Apesar de todo o apreço pela bola, não é esse o principal motivo para a reunião de times e pessoas baseadas a tantos milhares de quilômetros umas das outras. Com otimismo, podemos dizer que a Copa América Alternativa é uma espécie de Fórum Social Mundial da pelota, a compartilhar visões e críticas em diversos campos da vida.

 

Chico de Oliveira: ‘não acredito em impeachment nem em renúncia’

Por Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

 

 

 

Em meio ao mar de incertezas que pauta o Brasil de 2015, grandes parcelas da sociedade guardam expectativas de que alguma mudança de peso estaria em vias de se gestar e, após tamanho acúmulo de escândalos, ao lado de uma recessão econômica, a fortaleza do poder está ameaçada. Porém, não é assim que pensa o sociólogo Francisco de Oliveira, em entrevista concedida ao Correio da Cidadania.

 

Greve dos professores de SP vai muito além do reajuste salarial

Por Raphael Sanz, da Redação

 

 

Em meio às manifestações dos últimos dias 13 e 15 de março, que ganharam destaque na dita “grande” imprensa, houve um levante dos professores estaduais de São Paulo completamente ignorado pelos mesmos meios de comunicação e tratado de forma dissimulada pelo governo do estado. A greve, que já conta com aproximadamente 60% da categoria, só teve sua existência reconhecida depois de colocar mais de 70 mil professores nas ruas. O Correio conversou com a professora de História Silvana Soares de Assis, que já leciona há 28 anos.

 

‘Os poderes jurídicos brasileiros não dão relevância à vida do negro’

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da Redação

 

Chacinas como a do Cabula, em Salvador, com 14 mortes e 5 desaparecidos, e da Mangueirosa, em Belém, cujo número de mortos segue incerto, são, talvez, a verdadeira síntese do processo político brasileiro. Ainda mais quando se volta a ventilar, através de Congresso reconhecidamente reacionário e corrupto, a redução da maioridade penal. É disso que tratamos ao falar com Hamilton Borges, membro da Campanha Reaja ou Será Morto(a).

 

‘O PL 4330 é o maior ataque aos direitos dos trabalhadores na história do Brasil’

Por Gabriel Brito, da Redação

 

 

Se o ano já está difícil para a maioria da população brasileira, a situação ainda pode ganhar contornos de liquidação total. É o que se conclui, do ponto de vista de quem trabalha, do Projeto de Lei 4330/04, que permite a terceirização de todas as atividades-fim de uma empresa,  em tramitação no Congresso, aquele que deveria ser caixa de ressonância da população, mas virou escritório de despacho dos financiadores de campanha. Sobre esse quadro aterrador, entrevistamos Edson Carneiro, o Índio, da coordenação nacional da Intersindical.

 

‘Dinheiro tem, mas vai para o lugar errado’

Por Raphael Sanz

 

 

No próximo dia 29, uma manifestação foi chamada para reavivar um velho debate: a auditoria da dívida pública brasileira. Por trás da manifestação que exige a queda dos juros e a própria auditoria da dívida, está o grupo denominado Auditoria Cidadã da Dívida. Em tempos de grave crise política, econômica, social e institucional,  debater a questão da dívida pública se faz essencial. A Auditoria Cidadã quer mostrar à população que o país tem, sim, dinheiro para investir nas áreas hoje em crise, mas esse dinheiro tem sido destinado para o pagamento de juros  e amortização de dívidas que sequer foram auditadas, como prevê a Constituição Federal.

 

Tem Santa Cruz na TV? Não, mas tem Orlando City

Por Gabriel Brito

 

Não transmitimos jogos da Copa do Nordeste, das Séries B ou C com o devido tratamento. Mas há um punhado de times europeus que podem ter absolutamente todos os seus jogos assistidos. É pior do que temíamos: a tal “estrangeirização” do sentimento já é uma realidade.

 

Saúde pública e universal é alvo silencioso de cortes e privatizações

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Jr, da redação

 

Emenda Constitucional 86, Lei 13019, PEC 451… Se não ouviram falar de tudo isso, saibam que são parte de um mesmo pacote. No caso, um pacotaço que atinge em cheio a área da saúde pública brasileira e, mais precisamente, o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos mais respeitados projetos de universalização do atendimento médico em todo o mundo. É disso que conversamos com Paulo Spina, do Fórum Popular da Saúde de SP.

 

‘O Brasil é um produtor de mães de maio’

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Jr, da redação

 

“Uma luz no fim do túnel”. É assim que Debora Silva Maria, liderança do movimento das Mães de Maio, define a criação da ‘Comissão da Verdade da Democracia – Mães de Maio’, recém-aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Para ela, que perdeu o filho nos famosos choques entre Estado x PCC em maio de 2006, no qual centenas de pessoas comprovadamente inocentes foram assassinadas pelas forças policiais, o Estado precisa reconhecer sua responsabilidade na histórica violência contra os mais pobres.


´Índios e camponeses ficaram em segundo plano na Comissão da Verdade´

Da Redação

 

No apagar das luzes de 2014, a Comissão Nacional da Verdade encerrou seus trabalhos e apresentou um relatório de cerca de 2000 páginas. Para dar sequência às entrevistas em vídeo sobre este importante reencontro com a história, o Correio da Cidadania conversou com Marcelo Zelic, presidente do Grupo Tortura Nunca Mais, que colaborou com a Comissão nas pesquisas sobre os crimes contra os índios brasileiros de dez etnias.

 

‘Para os índios, só resta retomar as terras por conta própria’

Por Gabriel Brito, da redação

 

A causa indígena brasileira encontra-se num ponto culminante de sua história. De um lado, o capitalismo avança como nunca antes, conquistando todos os recantos inexplorados economicamente, sob forte apoio estatal; de outro lado, as centenas de povos indígenas atingiram um nível de mobilização e unidade inédito. Dentro de tal contexto, conversamos com Sassá Tupinambá, da Articulação dos Povos Indígenas Brasileiros (Apib), a respeito da recém-encerrada Semana Nacional de Mobilização Indígena.

 

‘Governo paga o preço pela ação despolitizadora do último período’

Por Raphael Sanz, da redação. Colaboraram Valéria Nader e Gabriel Brito

 

 

Em tempos de crises agudas e agressão aos direitos dos trabalhadores, conversamos com  Gilmar Mauro, importante liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Decepcionado com algumas prioridades do governo federal, Gilmar lamentou a indicação de Kátia Abreu para o Ministério da Agricultura e o pouco avanço que a pauta da reforma agrária obteve nos últimos períodos. Para ele, o governo paga, agora, o preço da despolitização gerada pelos anos triunfais do lulismo.

 

“Reduzir a maioridade penal é retroceder no processo de efetivação de direitos”

Por Raphael Sanz, da redação

 

Em meio a tantas ofensivas conservadoras no que diz respeito aos direitos das minorias, das crianças e adolescentes e a discussão no Congresso Nacional sobre uma possível redução da maioridade penal, o Correio da Cidadania conversou com três responsáveis pelo Sefras Cárcere – a coordenadora do projeto, Camila Gibin, a assistente social Aline Dias e o Frei Alex Ferreira – a respeito do trabalho que desenvolvem dentro dos presídios. Na conversa, discutimos questões que permeiam o sistema penal e prisional.

 

‘Lulismo vive seu momento mais difícil, mas não podemos ainda decretar seu fim’

Por Valéria Nader e Gabriel Brito, da redação. Colaborou Raphael Sanz

 

 

O cenário não poderia ser muito diferente para um governo que se elegeu sob marketing eleitoral mentiroso e que já parece velho. Para complicar, nesse exato momento, dá mostras de nem mesmo estar governando de fato. Para ajudar a compreender essa intrincada conjuntura, o Correio entrevistou André Singer, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e autor de importantes obras de interpretação sócio-política da realidade nacional, dentre elas, aquelas que se destinam ao entendimento do fenômeno chamado de ‘lulismo’.

 

“Prefeitura do Rio não aceita que trabalhador reivindique melhores condições de trabalho”

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da redação

 

Um ano depois de protagonizarem uma vitoriosa greve, os garis do Rio de Janeiro voltaram a cruzar os braços. Basicamente, porque o acordo feito após o fim da paralisação esteve longe de ser cumprido e os garis continuaram a sofrer retaliações. Para voltar ao assunto, o Correio da Cidadania conversou com Celio Viana, representante da categoria que acabou de ser demitido e foi até a Câmara dos Deputados expor a situação.

 

Reforma Política proposta pelo atual Congresso eliminará de vez a voz da sociedade

Por Gabriel Brito e Valéria Nader, da redação. Contribuiu Raphael Sanz

 

 

Ao lado dos retrocessos econômicos e regressões sociais pelos quais o país vem passando, corre-se grande risco de degeneração da política e da democracia. Dentro do pacote de reformas conservadoras, existe uma que pode tornar a classe política ainda mais a alheia à população: a Emenda Constitucional (PEC) 352/2013, também conhecida como Reforma Política. Por conta disso, o Correio entrevistou o arquiteto Chico Whitaker, do Movimento Fé e Política e do Fórum Social Temático da Reforma Política – Pela Democratização do Poder.

 

Novo Recife: ‘em vez de o poder público se apropriar de áreas para beneficiar a cidade, vende-as sistematicamente’

Por Gabriel Brito, da redação

 

Os conluios entre os poderes políticos e econômicos estão mais consagrados do que nunca no Brasil, como, aliás, exemplifica a proposta de Reforma Política defendida por Eduardo Cunha e seus comparsas de Congresso. Dentro deste contexto, já virou quase um consenso social que as empreiteiras são parte dos governos de facto e, na prática, tomam decisões políticas. Por conta disso, o Correio entrevistou Ernesto Carvalho, do movimento Ocupe Estelita, um cais na cidade do Recife alvo de um gigantesco empreendimento imobiliário.

 

O pior do mundo

Por Gabriel Brito

 

Não se trata mais de debater se temos de voltar ao mata-mata ou ficar na atual fórmula. Trata-se de algo mais primordial: ter um campeonato em que todas as rodadas, fases ou sei lá o quê sejam legais. Só isso.

 

‘É preciso acabar com a sangria da dívida pública para mudar a agenda do Brasil’

Por Gabriel Brito e Valéria Nader, da redação

 

Em momento em que se abrem claros sinais de intensificação da recessão no país, associada às medidas de política econômica levadas a cabo pelo atual governo, o Correio entrevistou Maria Lúcia Fattorelli. auditora da Receita Federal desde 1982, e coordenadora do movimento Auditoria Cidadã da Dívida. Fattorelli tem sido uma ferrenha crítica da predominância da ótica financeira na condução das políticas públicas. A auditora, que já participou do processo de auditoria da dívida do Equador, foi recentemente convidada por Zoe Konstantopoulou, deputada do Syriza, a compor o Comitê pela Auditoria da Dívida Grega.

 

‘O Brasil fica cada vez mais um caldeirão; a palavra greve geral volta à cena’

Por Gabriel Brito, da redação

 

Greves em diversas categorias, protestos gerais ou segmentados colorem o ano brasileiro desde janeiro. Em Goiânia, pelo terceiro ano consecutivo os professores entraram em greve, além de se voltarem contra o próprio sindicato e recriarem suas formas de luta. O Correio da Cidadania entrevistou Antônio Gonçalves Rocha para falar da paralisação que durou mais de um mês e de todo o contexto político brasileiro do momento.

 

Eleições na Espanha: ‘o Podemos conseguiu o fato histórico de institucionalizar o descontentamento cidadão’

Por Gabriel Brito, da redação

 

Se no Brasil os levantes de junho de 2013 ainda não entraram na institucionalidade do país, na Espanha, as grandes manifestações de 2011, cujo movimento ficou mundialmente conhecido como Indignados, acabam de desaguar em novos partidos e movimentos dentro da estrutura do poder. Para debater as eleições, seus resultados e a ascensão do Podemos, o Correio conversou com a professora e cientista política Esther Solana, madrilena radicada em São Paulo.

 

Crime político. Resta saber quem ganhará

Por Gabriel Brito

 

Será muita pobreza se a imprensa enveredar pelo caminho fácil de criminalizar as torcidas organizadas através do episódio da Bombonera. Que foi uma bandidagem, qualquer um sabe. A serviço do que e de quem é que são elas.

 

‘Ajuste fiscal vai liquidar com os mais frágeis e concentrar a renda’

Por Gabriel Brito e Valéria Nader, da redação

 

O Brasil está hoje inundado com  as manchetes, notícias, comentários sobre as atuais medidas de ajuste fiscal em andamento, com cortes de despesas, aumentos de impostos e elevação da taxa de juros. O trabalhador já começou a sentir na pele os resultados dessas medidas de forte restrição fiscal. E segue enorme a polêmica em torno à sua necessidade, sob o argumento básico de que se trata de uma sacrifício essencial para sanar o déficit público. O economista Guilherme Delgado foi entrevistado pelo Correio da Cidadania para avaliar cenário de difícil tradução para os leigos.

 

Vitória histórica

Por Gabriel Brito

 

Dia 27 de maio de 2015 jamais sairá da memória do futebol. Pelo menos por um dia, vencemos. Agora vamos olhar os mercadores e seus meninos de recado com a fronte mais alta que nunca. Não há nada ganho, é certo. Se não existe uma solução imediata, ao menos podemos refletir sobre todo esse sistema político do futebol, tão em crise como os modelos representativos mundo afora. Mas é de se crer que pelo menos podemos voltar a questionar tudo e todos.

 

‘Educação pública não pode seguir tolhida pela agenda do capital, dos governos e das igrejas’

Por Gabriel Brito e Valéria Nader

 

Num ano tão marcado por fortíssimo avanço conservador em todas as frentes, uma notícia foi contra a maré: a eleição da Chapa 20, organizada pela esquerda anticapitalista, para a reitoria da UFRJ, que a partir de julho será exercida por Roberto Leher, professor da Faculdade de Serviço Social. “A vitória foi impulsionada por inédita mobilização estudantil. Debatemos muito a função social da universidade pública no capitalismo dependente e o sentido da produção do conhecimento”, disse, em entrevista ao Correio, na qual também falou sobre o novo ministro e as greves do setor.

 

Caravana por estudantes desaparecidos volta a expor falência do Estado mexicano

Por Raphael Sanz, da redação

 

No último dia 2 de junho, a Caravana 43 de Ayotzinapa por Sudamerica, composta por um sobrevivente, duas mães e um pai dos desaparecidos, passou por São Paulo e realizou algumas atividades no centro da cidade para divulgar a luta dos familiares dos 43 estudantes desaparecidos no último dia 26 de setembro, na cidade de Iguala, estado de Guerrero, no México. Da coletiva de imprensa à mesa que dividiram com as Mães de Maio a mensagem era uma: “vivos os levaram, vivos os queremos”.

 

Coincidências separadas por um ano

Por Gabriel Brito, da redação

 

Em 12 de junho de 2014, começava a Copa do Mundo brasileira, como certamente os leitores foram lembrados pelas matérias que ocuparam a mídia nessa sexta-feira. Exatamente um ano depois, vemos inaugurada a Copa América do Chile. As coincidências estão longe de se resumirem ao calendário gregoriano. E observá-las pode ser útil àqueles que se interessam em entender as realidades cotidianas e os processos sociais nas mais diversas partes.

 

Escolas estaduais de São Paulo: a sangria dos professores invisibilizados

Por Raphael Sanz, da redação

 

Foi decidido no dia 12 de junho o final de uma das mais duradouras greves da história recente do país. Nestes 92 dias de paralisação, os professores estaduais paulistas ajudaram a levantar uma série de debates. Desde a equiparação salarial dos professores em relação a outras categorias, as condições de trabalho e projetos de educação em disputa, até questões de organização e política sindicais. “Será que esse modelo de escola pública fechada, cheia de grade, onde uns entram e outros não, essa coisa policialesca, é o projeto que queremos de uma escola pública?”, questionou um dos professores grevistas.

 

Vila Autódromo continua ameaçada de ficar sem ‘legado olímpico’

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Jr, da Redação

 

 

Após agressões da polícia carioca a moradores no último dia 3, quando se tentava desapropriar mais uma família, o Correio da Cidadania entrevistou Altair Antunes, presidente da associação dos moradores do bairro. “São 17 dias de Jogos. Por isso não dá pra entender o que está por trás de tudo. Vão construir em 75% da área apartamentos para a classe média alta. Por que o pobre não pode ficar perto do rico? Pobre só serve pra trabalhar, fazer a cidade crescer e pagar imposto? E na hora de morar tem que ser enxotado?”.

 

‘Transporte público deve ser uma decisão dos usuários, e não de empresários e prefeitura’

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Jr, da Redação

 

Passadas as manifestações contra o aumento da tarifa do ônibus, desta vez sem reversão, a pauta pelo transporte continua em voga, inclusive se ramificando pelas vastas periferias de São Paulo. Há poucos dias, a população do Extremo Sul conseguiu um avanço histórico, ao ver efetivadas algumas novas linhas para a região de Parelheiros, tema da entrevista do Correio da Cidadania com Luize Tavares, do coletivo de Luta pelo Transporte no Extremo Sul.

 

Redução da maioridade penal: “A lógica do Estado Penal é encarcerar e explorar mão de obra”

Por Gabriel Brito, da redação

 

Um dos grandes focos de histeria da direita brasileira aproveita o ano de retrocessos generalizados e avança. Trata-se da PEC 171, que visa reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos, a ser votado na Câmara dos Deputados, sob extrema euforia da bancada do conservadorismo, tanto político como econômico. Para falar do espinhoso assunto, o Correio entrevistou Givanildo Manoel, militante dos direitos humanos de longa data e membro do “Tribunal Popular – o Estado no Banco dos Réus”, articulação que já promoveu julgamentos simbólicos de famosos crimes das forças oficiais brasileiras.

 

Vazio Espiritual

Por Gabriel Brito

 

Assistir a um jogo da seleção brasileira virou um desses programas cuja utilidade se torna cada dia mais insondável.

 

Virada Cultural ‘clandestina’ se opõe a uma agenda oficial cada vez mais excludente

Por Raphael Sanz

 

Os artistas do Okupalco creem que houve uma espécie de “gentrificação” da virada, com a exclusão de estilos musicais contestadores e a presença cada vez mais ostensiva da PM, intimidando qualquer pessoa com aparência ou comportamento “fora da linha”.

 

Centralização da informação, sua quebra via internet e a questão da pirataria

Por Raphael Sanz

 

Afinal de contas, o que será que está escrito em letras minúsculas nas últimas linhas dos termos de adesão do facebook e do google?

 

“O mais provável é o governo Dilma se arrastando nos próximos três anos e meio”

Por Gabriel Brito, da redação

 

A crise política que praticamente paralisa o governo Dilma voltou a ganhar força nos noticiários e debates, algo reforçado pelas próprias movimentações políticas dos últimos dias. Para refletir sobre a situação, o Correio da Cidadania entrevistou o deputado federal Chico Alencar, no mesmo dia em que o país viu um grande embate em torno da votação na Câmara sobre a redução da maioridade penal. “O cenário futuro é impreciso e obscuro”.

 

Comitê Popular da Copa: “Não reconhecemos a ideia do legado”

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Jr, da redação

 

“Não reconhecemos essa história tão divulgada de ‘legado da Copa’. Pelo contrário, tivemos milhares de famílias removidas. Ainda hoje, muitas famílias nas cidades-sedes estão ameaçadas de remoção por conta das obras inacabadas. Tivemos muita gente impedida de trabalhar, o aumento da exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes e também a criminalização dos movimentos sociais”. Assim começa a entrevista de Larissa Viana, do Comitê Popular da Copa – SP, ao Correio da Cidadania.

 

Para os corações que amam

Por Gabriel Brito

 

A nova queda nos pênaltis para o Paraguai, repetindo a sorte de 2011, é uma boa notícia para os que ainda alimentam qualquer ideal em relação ao jeito brasileiro de jogar, no sentido de ver em campo um time que realmente pareça representar nossa maneira de ser e ver o mundo. Pode demorar, mas é o único horizonte que interessa. Ver um time de mentalidade careta e militarizada, definitivamente, não dá mais e não há título que recompense a rendição à tamanha mediocridade.

 

O 7 x 1 foi um ‘acidente’ apenas para quem se dá bem com a atual estrutura do futebol

Por Gabriel Brito

 

 

Está tudo bem para os donos do jogo e o 7 x 1 foi um estorvo muito fora do previsto, um ponto muito fora da curva. Rola dinheiro como nunca para quem está dentro do circo e uma derrota por placar normal, ainda mais com o desfalque de Neymar, certamente estaria sendo vendida até hoje como obra do azar ou de “pequenos detalhes”, facilmente corrigíveis – “um apagão”, como diria a Comissão Técnica. Na mais implacável metáfora, deus mostrou que não é brasileiro. E, passado um ano, não nos acudiu.

 

A fórmula mágica da paz social se esgotou

Por Paulo Arantes

 

 

O Correio da Cidadania convidou o filósofo Paulo Arantes para uma entrevista que acabou se tornando uma longa reflexão a respeito dos desígnios brasileiros – políticos, sociais, econômicos e culturais – do momento em que diversos dilemas se colocam. “Exaustão”, foi a palavra escolhida para definir o atual fim de ciclo em curso, que se refere também ao próprio ânimo popular, não somente a um “modelo”. “Do manejo macroeconômico ao distributivismo indolor, tudo bateu no limite. Mal menor não é progresso, mas estabilização numa desgraça incontornável”.

 

‘Temos a necessidade de criar redes de proteção aos jovens’

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Jr, da Redação

 

Região onde se localiza o cemitério com a segunda maior quantidade de jovens enterrados, o Jardim São Luis sente da pior forma as dificuldades de um 2015 desalentador para as classes populares e já vivenciou ao menos duas grandes chacinas, ao que tudo indica, policiais neste ano. Sobre tal conjuntura, o Correio entrevistou Anabela Gonçalves, do Coletivo Katu, que trabalha com a formação socioeducativa de jovens da região e se articula com outros movimentos periféricos.

 

‘A depender de governo e oposição, caos social vai se aprofundar’

Por Gabriel Brito, da redação

 

 

Para fazer um balanço do primeiro semestre deste tenso ano político, o Correio entrevistou o historiador Marcelo Badaró Mattos, em meio a um recesso parlamentar que parece guardar brigas de peso para agosto. Além de afirmar que a tendência é a piora do quadro recessivo, o entrevistado analisou o ‘fenômeno’ Eduardo Cunha e diminuiu o peso de eventuais desdobramentos da Operação Lava Jato. Para ele, a sociedade só poderia vislumbrar um movimento de rejeição ao ajuste com a “criação de um polo autônomo em relação ao governo e resolutamente crítico da direita reacionária”.

 

'Não há garantia alguma de que teremos água em janeiro'

Por Raphael Sanz, da redação

 

 

A crise no abastecimento de água em São Paulo continua bastante séria, ainda que menos propalada. Para recolocar o assunto em pauta, o Correio da Cidadania entrevistou Marzeni Pereira, ex-tecnólogo da Sabesp, justamente poucas horas depois de fazer a homologação de sua demissão. Em sua visão, a empresa tem condições técnicas de sobra, mas sua orientação ainda voltada aos lucros privados faz prevalecer, com anuência do governo, o que considera políticas “irresponsáveis”.

 

‘O Brasil objetiva a gestão penal e militarizada da miséria’

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da redação

 

 

 

No Brasil “civilizado”, vemos a volta do recesso parlamentar, reaquecimento das crises políticas e nova chuva de pautas conservadoras, aliada ao lançamento da chamada Agenda Brasil e seu pacote de intensificação do ajuste fiscal. No Brasil “dos comuns”, continua o cerco aos direitos civis mais primordiais: aprova-se PL que tipifica o terrorismo e São Paulo registra mais uma noite de sangue, com 20 assassinatos e fortes suspeitas sobre agentes do Estado. Em meio a tal contexto, o Correio entrevistou a psicóloga Adriana Matsumoto.

 

Não há como recuperar a legitimidade da política sem ruptura radical com Lula e Dilma

Por Gabriel Brito, da redação

 

“A questão política relevante é que, há alguns anos, estamos atolados em uma séria crise de legitimidade do Estado (descrença na capacidade do governo Dilma de resolver os problemas de curto, médio e longo prazos). A mediocridade esférica do governo Dilma resulta no fato de que ele é avaliado como ruim por capitalistas e trabalhadores, por ricos e pobres, pela direita e pela esquerda”, analisou o economista e professor da UFRJ Reinaldo Gonçalves. Uma das entrevistas mais implacáveis já publicadas pelo Correio da Cidadania.

 

‘Impeachment não é caminho, mas o governo não nos representa. É um cenário muito difícil para as lutas sociais’

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Jr, da Redação

 

 

Continua a crise política e econômica, agora com o maior índice de desemprego dos últimos 5 anos, e após o fim do recesso parlamentar, seguido de manifestações de diversas orientações políticas, vemos uma disputa por agendas. Enquanto o governo, através de Renan Calheiros, apresenta a segunda rodada de ajuste fiscal, movimentos identificados à esquerda, dentro e fora do governismo, se esforçam em pautar alternativas. Foi para avaliar tal cenário que entrevistamos Ana Paula Ribeiro, coordenadora do MTST.

 

“Encurralado, o governo vai cada vez mais para a direita”

Por Raphael Sanz, da Redação

 

Após o recesso parlamentar, o país deu de cara com a “Agenda Brasil”, que na prática nada mais é que a segunda rodada do duro ajuste fiscal comandado pelo ministro Joaquim Levy, ampliando o peso da crise sobre as costas dos trabalhadores. Uma insólita resposta à série de manifestações tanto à esquerda como à direita, o que em nada parece aliviar o quadro de crise. A este respeito, o Correio da Cidadania conversou com o deputado federal Ivan Valente, que comentou as medidas de governo e os embates entre os gatos pardos do Congresso.

 

Rio Grande do Sul expõe faceta estadual do ajuste econômico

Por Gabriel Brito, da Redação

 

“A marca do Sartori é do caos e da destruição do Rio Grande do Sul. É um governo muito ruim, que se destaca por uma imagem popular, quando na verdade é forte no sentido de atacar direitos, como se vê agora, ao ameaçar trabalhadores. Penso que este governo vai destruir o estado se não tiver reação”. Depois de uma longa greve dos servidores paranaenses, agora a tensão entre governo e população foi mais ao sul. É disso que falamos com a professora Rejane Oliveira.

 

Pecado original

Por Raphael Sanz

 

Madalena – e toda sua geração nascida na metade do austero ano de 2015 – já veio ao mundo devendo 26 mil realidades. Esse é o pecado original que um dia terá de pagar. Que todos temos. Se tudo depender dos caminhos que nossa política está trilhando, teremos de nos adaptar a uma permanente penitência na forma de cortes de direitos, aumentos de impostos, entre outros. Ou então, se ainda estivermos dispostos a acreditar na tal democracia, podemos começar a por a nossa Constituição em prática, auditando a dívida.

 

Breno e a vida como ela é

Por Gabriel Brito

 

Breno e toda a juventude brasileira crescem adestrados a querer e amar o mundo no qual não nasceram, nunca viram e ninguém próximo lhes contou se realmente é bom. Mas dizem que é, então não é possível dizer “tô bem aqui”.

 

Guilherme Boulos: “Não há saída mágica, é preciso retomar as ruas e o trabalho de base”

Por Raphael Sanz e Felipe Bianchi, da Redação

 

 

“O caminho para a retomada de um novo ciclo de mobilizações é o aprofundamento e a radicalização do trabalho de base. É o que nós acreditamos e vemos a Frente Povo Sem Medo como um instrumento para atingir esse objetivo”, afirma Guilherme Boulos, em entrevista concedida ao Correio da Cidadania. Para ele, é preciso se defender do avanço conservador, mas também criticar e se opor às políticas de austeridade.

 

‘Ou se rompe totalmente com o PT ou seremos engolidos pela onda conservadora’

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da Redação

 

O Brasil continua observando a crise política que a cada dia parece imobilizar mais o governo Dilma, que agora promove reforma ministerial para atender às mais recentes chantagens de seu principal “aliado”, como se vê na pasta da Saúde. Ao lado disso, mais de 260 petistas eleitos se desfiliam do partido e começam a configurar um novo cenário. Sobre o complexo quadro político, conversamos com o sociólogo carioca Marcelo Castañeda.

 

O Brasil está parado, mas os bancos continuam lucrando

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da Redação

 

 

Continua a crise generalizada do governo de Dilma Rousseff, que acumula reveses em todas as frentes e sangra politicamente, atado por um Congresso abduzido pelo interesse privado há muito tempo. Para falar de tamanha crise, que agora registra o maior índice de desemprego desde 2010, conversamos com e economista Maria Lucia Fattorelli, que aproveitou para contar seu trabalho de auditoria sobre a dívida grega, ótimo exemplo do rumo que podemos ver o Brasil tomar.

 

Greve dos servidores federais: opção entre educação pública ou privada é o dilema do futuro

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da Redação

 

Para comentar a paralisação que já dura mais de quatro meses, e todo seu contexto em meio ao ano do arrocho petista, conversamos com Mário Guimaraes Junior, servidor na Universidade Federal de Uberlândia. “O cenário da educação nesse segundo mandato do governo Dilma contempla a manutenção de tal lógica, que não é de agora: mais cortes no orçamento de verbas destinadas à educação pública e intensificação da precarização das condições de trabalho dos educadores em suas instituições”.

 

Moradia: necessidade urgente dos imigrantes e refugiados em São Paulo

Por Raphael Sanz, da Redação

 

É evidente que a questão da moradia faz, junto com o idioma e a documentação, o tripé das grandes dificuldades dos refugiados em São Paulo e influi nas chances de se conseguir trabalho. O sistema altamente burocratizado de aluguel de imóveis que somos obrigados a encarar, aliado ao seu próprio alto custo, impede com que muitos refugiados consigam uma casa convencional. “Para além da crise social que vivemos aqui, os imigrantes estão sendo explorados em hotéis baratos e pensões que cobram o dobro do que deveriam”, alertou Hasan Zarif.

 

'Todas as mortes de indígenas têm de ficar na conta dos ruralistas e do Estado brasileiro'

Por Raphael Sanz, da Redação

 

 

Atualmente, os conflitos no Mato Grosso do Sul têm mais destaque nas páginas da imprensa do Sul e Sudeste do país, mas as contradições estão presentes em todo o território. Para fazer uma análise e oferecer uma contextualização a respeito desse debate, entrevistamos Sônia Guajajara, importante liderança indígena no Maranhão. “Todos esses conflitos, ameaças e mortes têm de ficar na conta dos ruralistas e do Estado brasileiro, que não cumpre o direito, que não pratica a sua Constituição”, afirmou.

 

Fim da bonança econômica expõe limite da “Revolução Cidadã” no Equador

Por Gabriel Brito, da Redação

 

 

Ainda sem muita repercussão regional, a América Latina vê ruir um de seus mais festejados processos políticos recentes, inclusive com cenas de repressão a movimentos sociais. Trata-se do Equador e sua chamada “Revolução Cidadã”, que no atual momento parece viver o mesmo fim de ciclo de outros países capitaneados pelos chamados “governos progressistas”. Sobre isso, e também da conjuntura sul-americana, conversamos com o cientista político equatoriano Décio Machado.

 

‘Apesar da crise econômica, fechamento de escolas é oportunismo de Alckmin’

Por Gabriel Brito, da Redação

 

 

 

Não bastasse a crise econômica que desemprega e (re)pauperiza o grosso da sociedade brasileira, vemos a noção “menos escolas, mais prisões” se tornar uma política pública oficial do Estado brasileiro, ora simbolizada nos governos do PSDB em São Paulo. Segundo a professora Cibele Lima, entrevistada do Correio da Cidadania, estamos diante de apenas mais um capítulo de uma saga que já vem há mais de 20 anos precarizando a rede de ensino público estadual. Com a diferença de que agora os estudantes dizem não em alto e bom som.

 

Contradições do neodesenvolvimentismo são devastadoras para os trabalhadores

Por Gabriel Brito, da Redação

 

 

Em entrevista do início do ano, o sociólogo do trabalho Ricardo Antunes já afirmava que “a falência do PT gera instabilidade política”, dentro de um governo praticamente “natimorto”. Em nova conversa com o Correio da Cidadania, além de reafirmar tais análises, Antunes descreveu todo o quadro de “crises econômica, política e social profundas”, o que torna tudo imprevisível até 2018, inclusive uma possível “reaparição heroica” de Lula. “Até lá muita água vai rolar, só não sabemos o que vai se passar com a presidência”.

 

‘A única forma de fazer o país crescer é colocar dinheiro na mão da população’

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da Redação

 

No atual contexto de fim de ciclo político e econômico, a frase que intitula a entrevista cabe para os mais diversos segmentos da vida cotidiana. No caso, foi proferida por Leanir José da Costa, liderança da periferia sul de São Paulo que esteve à frente da ocupação Plinio Arruda Sampaio (fundador do Correio da Cidadania e falecido em julho de 2014), despejada em julho pelo poder público e já substituída por outras, conforme promessa textual dos ativistas e sem tetos da região.

 

Tragédia da mineradora em MG: a promiscuidade entre poderes político e econômico no Brasil

Por Gabriel Brito e Raphael Sanz, da Redação

 

 

Para oferecer uma visão técnica e amplificada do desastre, entrevistamos a coordenadora do Laboratório de Química Analítica e Ambiental da Universidade Federal do Pará, Simone Pereira. “Será que abrir para o mercado privado a exploração minerária influi no aumento da produção e diminuição do cuidado ambiental? Devido à questão do lucro isso pode acontecer. A empresa não quer gastar muito dinheiro com questões ambientais”.

 

“Para onde olhamos, vemos projetos de destruição do SUS”

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da Redação

 

A Copa do Mundo de futebol já passou e a zona leste de São Paulo continua mais ou menos a mesma de sempre. Isto é, altamente precarizada em relação aos serviços públicos essenciais, confirmando a noção de “engodo” que alguns de seus moradores criaram ao longo do tempo. Como se fosse pouco, a festa da FIFA foi seguida por um ano de forte arrocho fiscal. Aguerrida, a população local contra-atacou com a organização de um posto de saúde popular. É sobre isso que conversamos com o médico da família Felipe Gonçalves.

 

‘Governos de PT e PSDB são igualmente responsáveis pelo rompimento da barragem’

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Júnior

 

O Brasil ainda passará muito tempo fazendo o inventário da tragédia do rompimento da barragem de resíduos de minério de ferro, da Samarco, empresa da Vale e BHP Billiton, no distrito de Bento Rodrigues, localizado na cidade Mariana (MG). E para tentar dimensionar os prejuízos, falamos com Makely Ka, ex-funcionário da Vale do Rio Doce, ou seja, testemunha do projeto de privatização da empresa, até hoje muito controvertido. “Além de conivente, o governo é irresponsável. É uma tragédia ambiental sem precedente no país. E parece que o governo quer amenizar”.

 

Austeridade na educação: estudantes respondem com mais 100 escolas ocupadas

Por Raphael Sanz, da Redação

 

 

O cancelamento das reintegrações de posse abriu precedentes para que outras dezenas de escolas também fossem ocupadas pelos estudantes e levou ao recuo da repressão, que se faz presente na forma da Polícia Militar, ou seja, sua presença menos ostensiva deu a sensação de segurança para estudantes, comunidade escolar e apoiadores em geral. Sem a ameaça da violência militar desmedida, o movimento cresceu, tanto na quantidade de escolas ocupadas quanto na intensidade das ações de apoio e solidariedade de outros setores.

 

SuperPorre das Américas

Por Gabriel Brito

 

Em meio a tanto anticlímax, já havia soado estranho o anúncio da maior renda da história do futebol argentino, a superar os 20 milhões de pesos e mostrar ao mundo que por lá a cultura do ingresso a preço de ouro também aportou.

 

Da terra à água: noroeste mineiro se mobiliza contra barragens na bacia do Urucuia

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Júnior, da Redação

 

 

Nesta entrevista, Débora Firmino, presidente do Comitê de Defesa da Bacia do Rio Urucuia e que coordena a vigília que está sendo feita na nascente do Córrego Barriguda (a cerca de 45km do município de Buritis-MG), explicou a situação vivida na região, falou sobre a dificuldade dos moradores locais e pequenos produtores e alertou para a importância de se atentar à questão da água desde a sua raiz  - neste caso, o Rio Urucuia, um dos principais afluentes do Rio São Francisco.

 

A vitória parcial dos estudantes de SP é desdobramento autêntico das jornadas de junho

Por Raphael Sanz, da Redação

 

 

Se por um lado o protagonismo dos estudantes é valorizado, a ponto de expulsarem de ocupações até mesmo organizações de esquerda que por alguma razão tentaram tomar as rédeas da luta secundarista (e que provavelmente usarão as fotos das visitas em campanha), por outro lado há um enorme espaço aberto para a sociedade organizada participar da luta. O verbo é “somar” – não “dirigir”. Quem se recusa a entender isso, simplesmente não compreendeu nada do que houve nas ruas de 2013 para cá.

 

‘A Petrobrás está mais orientada ao capital financeiro do que ao desenvolvimento’

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da Redação

 

 

Com a Petrobrás no centro da crise política, econômica e ética que marcou o ano de 2015 e os desdobramentos da Operação Lava Jato, seus funcionários também entraram em cena e realizaram uma greve de cerca de 20 dias, cuja negociação significou aumento de 9%, metade do que exigia a categoria. Para falar do complexo quadro, que mais uma vez sugere o desmonte privatista da empresa, conversamos com Felipe Grubba, membro do sindicato.

 

Pixadores: “o Brasil não aceita pobre revolucionário”

Por Raphael Sanz e Caroline Yamasaki, da Redação

 

Pixadores é um documentário legítimo e soube fugir da romantização que se tornou o senso comum das últimas produções documentais. Também é inovador, por oferecer uma câmera que muitas vezes parece estar alocada no pino do jet ou nos olhos do alpinista. O enredo de 93 minutos acompanha a rotina de quatro homens da periferia que praticam surfe nos trens da CPTM, alpinismo no centro e decoram muros pela cidade de São Paulo.

 

‘Belo Monte é muito criminoso, chocante e indignante’

Por Gabriel Brito e Paulo Silva Jr, da Redação

 

 

A usina de Belo Monte, ainda em processo de construção, já gerou enormes impactos em Altamira e certamente é um dos grandes símbolos do desenvolvimentismo lulista, que agora agoniza pelos quatro costados. No entanto, seu rastro de destruição e atropelos deixará marcas eternas na pele dos afetados, que desde os anos 80 resistem ao megaprojeto hidrelétrico. Antônia Melo, militante de longa data contra Belo Monte, acabou de perder sua casa para a truculência do “Consórcio Construtor Lava Jato” e concedeu uma entrevista carregada de emoção ao Correio da Cidadania.

 

“Fernando Haddad é tão higienista quanto Gilberto Kassab”

Por Raphael Sanz, da Redação

 

 

A população de rua da cidade de São Paulo está estimada em cerca de 16 mil pessoas e nos atentamos ao que acontece especificamente na Avenida Radial Leste, debaixo dos viadutos Bresser e Alcântara Machado. Buscando novos paradigmas no atendimento e fortalecimento da popula