Correio da Cidadania

Desperdício

0
0
0
s2sdefault

Você pode escolher qualquer jornal de país desenvolvido que não encontrará nenhum anúncio de página inteira.

 

Aqui em nosso país, anúncio de página inteira é coisa corriqueira. A indústria é a campeã nesse aspecto. Todos os dias, anúncios de página inteira, ocupando duas, três, até quatro páginas.

 

Isto constitui um absurdo. Todos sabem que a fabricação do papel exige o sacrifício de árvores. Uma página de jornal significa, portanto, um dano ecológico importante.

 

Sem dúvida, é preciso causá-lo, como, de resto, tudo o mais que o homem requeira para sobreviver. Contudo, tal dano não pode ser feito de forma irresponsável.

 

Nós, brasileiros, desperdiçamos papel irresponsavelmente. Na China, tal desperdício seria punido. Lá, não se concebe utilizar o papel de um lado só, nem fazer margens muito grandes.

 

Não é o único nem o mais grave desperdício. Desperdiçamos água, desperdiçamos materiais de construção. Não há construção que se faça sem que paredes sejam refeitas várias vezes. Além disso, a falta de padronização de janelas e portas representa um enorme desperdício de material. As casas norte-americanas, que são muito mais confortáveis do que as nossas, utilizam invariavelmente portas e janelas padronizadas.

 

Estes não são, contudo, os piores desperdícios. O pior de todos é o desperdício de seres humanos, causado pela baixíssima qualidade da nossa educação pública, pelo estado calamitoso em que se encontram nossos hospitais públicos e pela morte prematura das pessoas jogadas na extrema pobreza, por falta de alimento suficiente para assegurar a reposição de energia gasta no simples fato de viver.

 

O desemprego, que grassa tanto no campo como na cidade, constitui igualmente outra forma de desperdício.

 

Os socialistas costumam dizer que o regime capitalista é o regime do desperdício, pois estimula, para sobreviver, um padrão de consumo de bens desnecessários para assegurar uma vida digna.

 

Folheie um desses livros de informações sobre produtos à venda – esses que trazem a foto do produto e suas especificações (tamanho, cor, preço etc.). Constatará que, caso muitos desses objetos não fossem produzidos, em nada alteraria seu bem estar.

Comentários   

0 #1 RE: Desperdíciotiago thorlby 24-09-2012 21:10
É a propaganda que paga o jornal. Sem propaganda, o preço do jornal seria astronômico. Ninguem comprava. Quem paga o flautista, escolhe a música. A mesma coisa o jornal ... e tu acha que o jornal vai publicar coisas que vão desagradar quem realmente paga pelo jornal? Os chifres do dilema: de onde achar notícias que tem semblança de parcialidade para a classe trabalhadora pois este papel de jornal "paga" nem serve para limpar a bunda.
Citar
0
0
0
s2sdefault