Correio da Cidadania

Um panorama desolador

0
0
0
s2sdefault

 

O debate entre as candidaturas que disputam o segundo turno da eleição presidencial está levando muitos eleitores a optar pelo voto nulo.

 

Longe de ser uma fuga ou um lavar de mãos, o voto nulo é uma advertência da massa popular à classe dominante.

 

Contudo, ao que parece, a maioria está mais propença ao clássico voto no "mal menor".

 

Segundo as pesquisas eleitorais, a maioria dessa maioria prefere Dilm a Serra. Mas tal previsão não é definitiva, pois todos sabem que as pesquisas não são confiáveis.

Vencendo Dilma ou vencendo Serra, a situação da classe trabalhadora não sofrerá alteração substantiva.

 

Ambas candidaturas pertencem ao "partido da ordem"e suas propostas de governo não ultrapassam o âmbito das políticas neoliberais.

 

Essas propostas não solucionam os gravíssimos problemas que tornam miserável a vida da população pobre. No máximo, podem atenuar alguns desses problemas. Porém, atenuar não é resolver.

 

Está ainda bem longe a hora em que a massa trabalhadora, consciente de seus direitos e ciente da exploração que está sofrendo há quinhentos anos, resolva tomar seu destino em mãos e derrubar a burguesia do poder.

 

Para que esta hora chegue, é necessário que os setores mais politizados da sociedade assumam uma posição mais ativa na política.

 

Até lá, os processos eleitorais, polarizados entre candidaturas que não se diferenciam entre si serão sempre um espetáculo medíocre e frustrante.

 

Não é por acaso que o último debate entre os presidenciáveis, realizado esta semana na rede Globo, teve uma audiência muito baixa. Como podem as pessoas se interessarem por discursos que apenas repetem fastidiosamente os mesmos lugares comuns?

 

{moscomment}

Comentários   

0 #5 Sempre mais do mesmoRodrigo 03-11-2010 18:51
O desinteresse pelas opções que sobraram no segundo turno nada mais faz do que revelar a falácia da democracia representativa. E, eleita Dilma, já começam a surgir os planos de congelar salários de servidores públicos, aumentar o superávit primário e a preocupação em não desagradar os assim chamados "mercados" nos discursos da eleita, o que nos faz pensar se não seria mais útil às classes menos abastadas ter o PT na oposição...
Citar
0 #4 Paulo Renan Finholdt 01-11-2010 15:01
Votar deveria ser opcional. O voto nulo/branco representa, inquestionavelmente, um voto de desespero, querendo se afirmar cidadão sem crer na possibilidade de dar a mão por absoluta falta de confiança - identidade de lugar e direção. Muito há a se fazer e aos canddatos também, para merecer!
Citar
0 #3 O nulo é muito válidoJorge Oliveira 01-11-2010 13:15
Votei 50 nos dois turnos.
Citar
0 #2 Pedindo para entrarJorge Oliveira 01-11-2010 13:13
Percebo as duras críticas emitidas pela linha política deste jornal contra as práticas e ações dos governos do PT que o levam a confundir-se com o sistema dominante. Como ator político vinculado a o PT e aos movimentos sociais desde 1984 é com muita dor que recebo esta surra. Acho que aprendi (desde 2005) e agora peço a voces, que batem forte, por favor me deixem entrar, pois não aguento mais tanta traição de meus antigos dirigentes que agora não apenas dormem, mas convivem e se enlaçam com os antigos inimigos !
Citar
0 #1 concordo em partegerson yamin 31-10-2010 11:59
No meu entendimento, a maior falha do Pt e de Lula(o governo) foi atender apenas em parte os anseios da população mais pobre.O povo carecia de políticas públicas que os levassem a uma ascensão social, embora pequena, mas significativa.Isso foi contemplado...mas o importante não foi realizado.Faltou um trabalho que integrasse os avanços socias aos avanços políticos de instrumentalizar mecanismos que proporcionassem ao povo uma capacidade de transformar sua consciencia acritica ou biologica, numa consciencia crítica(como falava Paulo Freire)e perceber consciencialmente o que diferencia um projeto, do governo,voltado às classes populares e o outro voltado aos interesses da grande burguesia preconceituosa e fascista.Então ficamos na mesma nesse aspecto. O povo vota em pessoas, nas mentiras e lorotas que falam na mídia(sem perceber que essa mídia é manipuladora)...espero que no governo da Dilma, isso venha a acontecer. Uma transformação de consciencia social pelo mesmo povo que está ascendendo socialmente,o contrário será trágico, teremos uma outra pequena burguesia que somente pensa em si e não na sociedade.
Citar
0
0
0
s2sdefault