Correio da Cidadania

Cúpula das Américas

0
0
0
s2sdefault

 

Obama esbanjou simpatia e os "cucarachas" capricharam na tietagem. Tudo estava armado para um grande show de propaganda norte-americana, quando surgiram em cena os três "populistas" (como diz, pejorativamente, a imprensa burguesa) exigindo conversa política séria.

 

Chávez entregou ao presidente estadunidense o livro de Eduardo Galeano, "As veias abertas da América Latina", e Evo Morales cobrou a conduta do pessoal da embaixada, suspeito de planejar um atentado para matá-lo.

 

Desmontado o show, a conversa política tornou-se séria. O texto final do Encontro, que usualmente expressa os consensos obtidos na reunião, não continha referência alguma a um assunto que esteve presente todo o tempo: o fim do embargo norte-americano a Cuba. Apesar da declaração de Patrick Manning, primeiro-ministro de Trinidad Tobago, citado textualmente pela Folha de São Paulo (20/4), de que "houve claro consenso sobre a reintegração de Cuba ao sistema interamericano", a declaração omitia completamente o tema.

 

Chávez, Morales e Correa recusaram-se a assinar um texto que ignorava esse fato e que não dizia uma palavra sobre a crise que está afetando todos os países da região. Para esconder o constrangimento de finalizar uma cúpula sem acordo algum, a declaração foi assinada somente pelo anfitrião, o premiê de Trinidad Tobago.

 

O episódio deixou claro o caráter do encontro e revelou que Obama ainda não tem uma clara definição acerca da política que adotará para balizar as relações do seu governo com a América Latina. Ele foi para Port of Spain preparado para fazer discurso, mas não para tomar decisões substantivas. A conduta dos três presidentes valeu, porque, agora, ao voltar para Washington, Obama terá de dar instruções claras aos seus representantes sobre o voto que deverão pronunciar na próxima reunião da OEA, que é o fórum próprio para decidir sobre a matéria do embargo a Cuba.

 

Evidentemente, os Estados Unidos, depois do furacão Katrina, de Guantánamo, de Abu Ghraib, não têm moral alguma para insistir na cobrança hipócrita de respeito aos direitos humanos. Se deseja, efetivamente, alterar a política dos Estados Unidos para o continente, Obama só tem uma coisa a fazer: levantar o embargo e votar pela reinserção de Cuba no sistema interamericano.

 

A maneira altiva, mas cordial, de tratar o "grande vizinho do Norte" – um feito que se deve aos três mosqueteiros -, foi o avanço real dessa cúpula. Pena que ficou faltando o quarto mosqueteiro (como diz a piada, "os três mosqueteiros eram quatro"), o mais forte deles, o que tem melhores condições para pressionar os Estados Unidos: D´Artagnan Lula da Silva. Mas ele preferiu atuar apenas na fase do show.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #5 Marcelo Santos 04-05-2009 15:33
Excelente, lúcida análise.
Citar
0 #4 Plinio Sampaio 28-04-2009 09:05
Prezado Alexandre
Muito obrigado pelo comentário. Temos a mesma visão acerca do papel desempenhado pelo Lula.
A redação.
Citar
0 #3 Plinio Sampaio 28-04-2009 09:05
Prezado Aldo,
muito obrigado pelos seus comentários. O objetivo do artigo era exatamente denunciar a propaganda norte americana.
A redação.
Citar
0 #2 Ampliando o Debate sobre a Cúpula das AmAldo Santos 24-04-2009 18:58
Cúpula das Américas, exige novas reflexões.

A 5ª cúpula das Américas realizada em Trinidad e Tobago (17 a 19/04/2009) foi um mega espetáculo e uma confraria entre o Presidente Americano Barach Obama e os líderes de “esquerda” da America Latina.
Nessa cúpula, somente Cuba de Fidel não participou, pois a mesma foi excluída da Cúpula e da OEA em 1962.
O resultado final foi pífio, pois dos textos que vinham sendo negociados há oito meses, somente o anfitrião assinou o documento final.
A importância da Cúpula se deu mais pelo espetáculo do relacionamento afetivo com afagos para todos os lados, do que propriamente pelo resultado produzido do ponto de vista documental.
Mais uma vez a ausência de Cuba a essa atividade foi objeto de vários discursos e apelos por parte dos governantes latino americanos.
De inicio, Obama disseminou o antídoto esquerdista segundo alguns comentaristas políticos, ao ponto de dividir com Hugo Chávez as manchetes dos mais importantes jornais do mundo inteiro.
Os camaradas Hugo Chávez, Evo Morales e Daniel Ortega coroaram o êxito de Obama e da nova política imperialista.
A mídia produziu charge do Che Guevara com uma camiseta estampada com a foto do Obama, e em outra, aparece Obama vestido com uma camiseta de Guevara.
Um Belíssimo jogo de marketing para desviar a atenção da crise mundial que a classe trabalhadora esta sendo mais uma vez vítima dos senhores do capital.
Como sinal dessa nova cruzada americana para desmontar o antiamericanismo patrocinado pelos Presidentes antecessores a Obama, a Cúpula das Américas cumpriu essa legitima função. O novo Presidente vem cumprindo fielmente a cartilha e a doutrina do “neo-imperialismo Americano”.
Enquanto a cúpula se entende e sela pactos, mesmo que momentâneos; os índios, negros e operários latino americanos amargam gigantescas cifras de exclusão social e de genocídios históricos cometidos pelo imperialismo Americano e outros, ao longo de séculos de dominação .
Ainda bem que num momento de lucidez classista, Hugo Chaves presenteou o Presidente Americano com um importante livro do Pensador Eduardo Galeano “Veias abertas da América Latina” que denuncia o massacre cometido com os povos da América.
“No livro, Galeano analisa a história da América Latina desde o período da colonização européia até a Idade Contemporânea, argumentando contra a exploração econômica e a dominação política do continente primeiramente pelos europeus e seus descendentes e, mais tarde, pelos Estados Unidos. Devido à sua perspectiva de esquerda, o livro foi banido da Argentina, do Chile e do Uruguai durante as ditaduras militares destes países”. (Wikipédia,22/04/2009)
Os movimentos socias e Partidos de América deve ouvir a base, organizar a luta, traçar suas estratégias , armar a resitência e botar o bloco na rua , uma vez que não devemos acreditar nem nos iludir com espetãculos Midiáticos, que no limite, estão em contradição e divorciados com os reais anseios de profunadas transformações historicas, almejada pela Classe Trabalhadora Mundial.
A única forma de derrotarmos os pactos e acordos dos de cima, é fazer e ampliar a aliança consciente e revolucionária com os debaixo.


"aceitas o jugo e te convertes em boi, tens palha quente e gostosa e muita aveia, podes comer e garantir um teto se obedeces, se baixas a cabeça e aceitas ser ordenhado; ou podes abraçar a estrela, a estrela que ilumina e mata, dá tanta luz que muitos têm medo dela e te deixam sozinho, porém, como és capaz de criar, cresces" (José Martí, Yugo y Estrella)


Avançar a luta Socialista é preciso!


Aldo Santos, Militante da APEOESP, Ex-vereador,Membro do diretório Nacional e Presidente do Psol de SBCampo.(21/4/09)
Citar
0 #1 Lula fez o mesmo papel no G20Alexandre Amaral 24-04-2009 18:19
Lula, o `cara` (uma gozação de Obama), fez o mesmo papel, de bobo da corte, que cumpriu na reunião do G20, que não passou de um circo (Atilio Boro, resistir.info). E qual foi o maior palhaço?
Citar
0
0
0
s2sdefault