Correio da Cidadania

As notícias das organizações populares

0
0
0
s2sdefault

 

O conjunto das organizações populares dispõe de inúmeros jornais, revistas, emissoras de rádio, produtoras de vídeo. Todos pequenos e sem penetração alguma nos setores da população não vinculados ao âmbito de atuação de suas respectivas organizações. Em outras palavras: cada organização popular só fala consigo mesma.

 

É por isso que a mídia burguesa pode relatar os fatos segundo seus interesses, contextualizá-los a seu modo, omitir os que não querem que cheguem ao conhecimento do conjunto da população.

 

Evidentemente ninguém é tão ingênuo de pensar que a mídia burguesa existe para informar a população, de modo que não se trata aqui de cobrar imparcialidade ou espírito democrático desses órgãos de comunicação. Trata-se de construir uma imprensa popular, que faça chegar a toda a população, sem distorções, o que está acontecendo, de fato, no país.

 

Até pouco tempo atrás, as dificuldades para atingir esse objetivo eram enormes, dado o elevado custo de coletar as notícias. Nenhuma organização popular tinha recursos financeiros suficientes para montar uma rede de jornalistas para esse fim. Contudo, hoje, a Internet permite criar alguns jornais nacionais para cumprir essa função.

 

O Correio da Cidadania, fundado há 13 anos, dedica-se a produzir semanalmente análises dos fatos políticos noticiados pela mídia burguesa. Em função da visibilidade crescente na internet, e das dificuldades que vínhamos encontrando em manter a edição impressa, decidimos por interrompê-la e investir na versão on line.

 

A experiência está abrindo novas oportunidades de expansão do jornal, porque permite atualizações diárias. Isto torna possível pensar no que sempre foi, desde o primeiro dia, o objetivo do Correio: tornar-se um diário de circulação nacional, a fim de difundir o pensamento da esquerda brasileira.

 

As estatísticas relativas às visitas que o Correio recebe demonstram que nossas páginas, além de obterem crescente visibilidade, são visitadas por leitores dispersos em todos os estados do país e até nas colônias de brasileiros que vivem no exterior.

 

Ao lado da tarefa principal - decifrar para os leitores os objetivos ocultos do noticiário da mídia burguesa -, parece, portanto, possível incluir, diariamente, notícias que, por contraste com a pauta dos jornais de grande circulação, poderíamos chamar de "pauta do povo" - o noticiário que interessa ao avanço político do setor popular.

 

Nossa "tira" noticiosa - a linha preta na parte superior da Página Inicial - está sendo atualizada diariamente e inclui notícias enviadas ou noticiadas nos veículos das organizações populares. Podemos ampliar esse serviço, criando uma página específica para publicar todas as notícias que nos cheguem de qualquer ponto do país. Isto facilitaria às pessoas de um estado, em qualquer lugar do país, o acompanhamento da situação política em sua terra.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #1 ParabénsPedro Ivo Poersch 06-10-2008 15:14
Minhas felicitações à equipe, pelos excelentes artigos: é a expressão da verdade.É isto que o povo precisa. Abraços.Sou companheiro.
Citar
0
0
0
s2sdefault