Edição 940

  • ‘2015 já começou e os trabalhadores devem se preparar para lutar pelos seus direitos’

    altEm mais uma entrevista com representantes da esquerda, entrevistamos a dirigente do PSTU Mariucha Fontana, que fez uma análise da participação do partido nas eleições e também da atual conjuntura geral. Apesar dos poucos votos somados, Mariucha acredita que o partido conseguiu ampliar sua inserção em setores populares e alinhados aos interesses dos trabalhadores.

  • OPEP diz que não barrará queda de preço do petróleo; entenda motivos da baixa

    altNo fim de novembro, a OPEP, que controla quase 40% do mercado mundial, se reuniu em Viena para tentar chegar a um acordo a respeito das restrições de produção, mas a crise não foi resolvida e o petróleo continuou a cair. Em meio a um cenário de incertezas, países exportadores da commodity – como Rússia, Nigéria, Irã e Venezuela – foram duramente atingidos.

  • O pacto que não existiu

    altNão houve nada parecido com o Pacto de Moncloa. O tal “pacto político” é uma invenção dos que se acovardaram, capitularam, renunciaram mudar esse país, e hoje compactuam com os Ustras, Trallis, Marinhos, Frias, Mesquitas, Mervais, Kamels e os demos.

     

  • Carajás: por que o sonho morreu?

    altJosé Márcio Palheta oferece abundantes raciocínios e dados para aqueles que não querem se restringir ao rosário de lamúrias e lágrimas. Seu trabalho é uma sólida penetração na complexidade de componentes que respondem pela fisionomia atual de uma região mineradora formada no Pará por 35 municípios.

  • Caso Jobim, afinal reconhecido

    altJobim, antecipando-se ao que o Brasil assiste hoje, havia dito à família que pretendia denunciar, na posse do general Figueiredo, os esquemas de superfaturamento na construção de Itaipu.