Edição 858

  • A Leoa e o Dragão

    altVê-se que as contradições do capitalismo geram situações em que os governos, preocupados em manter seus níveis de popularidade, mostram-se impotentes em promover uma verdadeira solução.

  • Desafio aos vereadores e ao prefeito de São Paulo

    altUm dia no mês, acompanhem o paulistano, o dia todo mesmo, desde manhã, na ida ao trabalho, até o final da noite. Obviamente, sugiro que escolham as pessoas menos favorecidas, principalmente da periferia.

  • Paz e guerra na Síria

    altEvidentemente, os terroristas são contrários a uma paz negociada com os adversários. Isolados, os rebeldes poderão talvez acabar topando o paix de braves russo/norte-americano. Acredite se quiser.

  • Aliança do Pacífico: rumo a uma nova ALCA?

    altEm 23 de maio, será realizada a VII Cúpula da Aliança do Pacífico, que promove a integração neoliberal. Washington busca rebocar seus sócios na direção da Aliança Trans-Pacífico, para mantê-los fora do eixo bolivariano.

  • Verdadeiras heroínas e verdadeiros heróis

    altAo todo, entre os que ocuparam os lotes vazios e os que adquiriram os lotes enganados da região noroeste de Goiânia, moram no local cerca de 450 famílias, numa situação subumana.

  • A educação latina em evidência: Cuba x Brasil

    altCuba aparece nos dados comparativos da ordem mundial burguesa como o primeiro país em controle do analfabetismo. Modelo educacional brasileiro é o oposto e está relacionado à vitória do capital transnacional.

  • O problema dos monopólios

    altO domínio monopolista sobre a economia nacional está se mostrando um dos principais fatores estruturais que impedem os investimentos na reindustrialização do país e o pleno crescimento de sua economia.

  • Os grandes eventos esportivos e a destruição da vida

    altEm vez de construir "arenas" gigantescas e inúteis, o Ministério dos Esportes deveria se preocupar em definir uma política nacional de esporte comunitário, para produzir vida e saúde, e não consumidores de produtos tão inúteis quanto as propaladas arenas.

     

  • ‘PUC-SP reforça lógica de judicialização de conflitos políticos e sociais’

    alt“A medida tomada está na lógica do neoliberalismo, que se utiliza de instrumentos para judicializar os movimentos sociais. É a chamada investida da ‘pós-modernidade’”, disse Bia Abramides, em entrevista ao Correio da Cidadania.

  • Governo Federal se movimenta para privatizar hidrelétricas estaduais que não renovaram concessões

    altO MME já emitiu duas portarias autorizando a Aneel a fazer o leilão. Ou seja, se inicialmente as medidas do governo federal evitaram a privatização, agora é o próprio governo de Dilma quem irá privatizar as usinas do PSDB.

  • Padre Josimo Tavares: 27 anos de martírio

    altPadre Josimo era coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Bico do Papagaio. O pistoleiro Geraldo Rodrigues da Costa efetuou dois disparos com uma pistola de calibre 7,65.

  • O trabalho que o trabalho dá

    altE disse a madame: “imagina, agora minha empregada é administrada pelo governo, com essas leis absurdas! Como se nós, patrões, não tratássemos bem essas coitadas que nascem na favela”.

  • Homenagem a Leonel Itaussu de Almeida Mello

    altMembro de uma geração cheia de contradições e de impasses, mas cujos melhores representantes não vacilaram em apostar a vida nas suas convicções. E Leonel esteve entre eles.

  • A 11ª Rodada é um retrocesso para o Brasil!

    altNão é à toa que 64 corporações se habilitaram para disputar os 289 blocos que serão licitados pela ANP e pelo MME. Uma participação recorde, sem precedentes no país.

  • Homenagem a Edmundo Fernandes Dias

    altO Correio da Cidadania publica artigo do sociólogo do trabalho Ruy Braga sobre o falecimento do intelectual e militante de esquerda Edmundo Fernandes Dias, ocorrido na última quinta-feira, 2 maio de 2013.

     

  • Obituário de um povo

    altEste obituário está pronto. Temo pelo pior que pode acontecer nos dias fatídicos 14 e 15. Mas ainda tenho grande esperança que a presidente Dilma irá reconhecer os dados contundentes desta entrega de nosso petróleo e irá cancelá-la.

  • O que há por trás do conflito entre Estados Unidos e Coreia do Norte?

    altA curto prazo, a recente retórica inflamada de Kim Jong-un é a resposta direta ao simulacro de guerra de um mês de duração dos EUA e Coreia do Sul, interpretado como um possível prelúdio de outra guerra.

  • Eleições italianas: um golpe institucional

    altEm tempo recorde, Napolitano foi reeleito e aquilo que parecia impossível resolveu-se. Formou-se um governo de aliança entre a centro-direita, do PDL, a centro-esquerda, do PD, e o pseudo-partido de Monti.