Edição 854

  • Escola Margareth Thatcher

    altDeterminado bem pertencente ao povo brasileiro, que vale no mercado em torno de US$ 1,5 trilhão, vai ser repassado, no próximo mês de maio, a empresas estrangeiras pelo pagamento de US$ 225 bilhões de royalties durante um período de 30 anos.

  • Pressões conjunturais e estruturais sobre os preços dos alimentos

    altPolíticas monetárias e fiscais ortodoxas afetam as aparências da inflação, mas não resolvem a questão, porque não atacam as raízes da dependência externa e da desigualdade distributiva interna, causas mais profundas.

  • Trabalho Doméstico: seria bom se fosse verdade (1)

    altO Correio publica, a partir desse artigo, e a propósito da Emenda Constitucional 72, sobre o Trabalho Doméstico, a análise do pesquisador Henrique Júdice Magalhães. Magalhães discorre sobre os mitos que estão sendo produzidos.

  • Biquíni de Crochê

    altVemos que a esquerda, modo geral, se nega a promover uma discussão séria sobre a luta armada, limitando-se a cultuar os mártires, sem, contudo, promover a verdadeira crítica.

  • Retorno petista à prefeitura de São Paulo é marcado por ‘ofensiva de ocupações’ por moradia

    altApós anos de primazia da especulação imobiliária nas determinações políticas e econômicas da cidade, cujos expoentes são patrocinadores de todos os grandes grupos políticos e parlamentares do país, a eleição do petista Fernando Haddad abriu um novo horizonte.

  • Mazelas do Judiciário

    Não tem o menor cabimento o hábito de visitar pessoas de influência junto ao presidente da República a fim de pedir a intercessão delas para a nomeação a um cargo para a mais alta corte do país. Mais do que isso: deveria haver uma lei estabelecendo a impossibilidade da nomeação caso os ministros tivessem conhecimento de tal fato previamente.

  • Pelas beiradas

    altOu o governo estabelece com urgência uma estratégia consistente de ampliação, suporte, garantia e subsídio à agricultura familiar ou o tomate deste ano ganhará a companhia do pepino e outros legumes...

  • Entendendo a Coreia do Norte

    altAnuncia-se uma grande quebra na colheita de cereais. A fome será inevitável, espalhando sofrimento e raiva por todo o país. O caminho que a Coreia do Norte parece ter escolhido foi desafiar os EUA.

  • Réquiem para Margaret Thatcher

    altThatcher, que era também membro da nobreza, ajudou a moldar o mundo que conhecemos hoje e que tanto ansiamos por mudar – esse mundo onde cada vez menos indivíduos monopolizam parcelas cada vez maiores da riqueza social.

  • ‘95% do dinheiro dado pelos EUA ao Haiti já voltou à origem’

    altMas como se encontra a população haitiana? O Correio publica entrevista com François Kawas, ativista, teólogo e escritor, responsável pela Cooperação no Haiti, dada ao jornal espanhol Diagonal.

  • Crise na distribuição de energia em Pernambuco. De quem é a culpa?

    altA empresa não admite suas responsabilidades nesses episódios, e nem o Estado cobra efetivamente uma solução ao problema que já vem se arrastando há algum tempo.