Edição 773

  • 11 depois de 10

    Além de tudo, há analistas que atribuem às guerras subseqüentes, que consumiram cerca de quatro trilhões de dólares, a causa fundamental dos problemas econômicos dos Estados Unidos. 

  • Turquia em movimento: manifestações em Istambul e o novo-velho primeiro ministro

    No principal ponto da cidade de Istambul, Taksim, não é preciso esperar muito para presenciar manifestações populares. Jovens reivindicam o direito de votar contra o uso da energia nuclear, panfletam pela independência das universidades públicas e contra o pagamento de taxas para as mesmas; trabalhadores demitidos em massa pelo Burger King, por terem se organizado em sindicato, se postam em frente a uma loja da rede.

  • Entrevista com Vlamir Lima

    Entrevista com Vlamir Lima, representante dos trabalhadores do serviço funerário de São Paulo, em greve devido às péssimas condições de trabalho e salário

  • Luta pelos direitos do trabalho é hoje vital diante da crise cabal do capitalismo

    A crise financeira global vem sendo invariavelmente ‘remediada’ pelas mesmas medidas neoliberais. Em entrevista, o sociólogo Ricardo Antunes parte de um olhar profundo em direção às engrenagens capitalistas atuais e seus reflexos no mundo do trabalho.

  • Precarização nas redações se radicaliza em meio a vazio político-jurídico

    Sendo as comunicações uma arena reconhecida por toda a esquerda como das mais estratégicas no processo de democratização de nossas sociedades capitalistas, uma retomada da combatividade do jornalista se faz mais que necessária, passando simultaneamente pela reação aos desmandos dos donos da imprensa tradicional e pelo fortalecimento e viabilização progressivos de novos e alternativos meios de comunicação.

     

     

  • Ainda o exemplo da China

    A política fiscal ativa foi corporificada num plano de estímulo massivo para impedir a queda no crescimento. Cerca de US$ 600 bilhões foram destinados às áreas estratégicas. O aprofundamento das políticas sociais adotou regras mais firmes para conformar novos sistemas de pensão ou reforçar os antigos.

  • Grito dos Excluídos 2011

    Há um aspecto da realidade brasileira que atende à dupla dimensão do lema do Grito deste ano: preservação ambiental e direitos sociais. Trata-se da reforma agrária. Só ela poderá erradicar a miséria e parar o desmatamento.

     

  • A Europa e os desafios da esquerda

    O que vale frisar é a situação extremamente contraditória e reativa. É normal ser contra o estado de coisas, mas não se tem muita idéia do que se é a favor. Por mais que se fale de “revolução”, ela só terá sentido real vinculada à política.      

  • Justiça de SP suspende lei que permite ‘fila-dupla’ nos hospitais públicos

    De acordo com o juiz Marcos de Lima Porta, Lei Estadual nº 1.131/2010 favorece a prática de “dupla porta” de entrada em hospitais públicos de SP, de modo a promover a institucionalização da atenção diferenciada.

  • Que queriam os golpistas em 1961?

    O mercado internacional e não mais a população nacional, absoluta e relativamente depauperada, seria o espaço de realização prioritário da produção nacional.