Edição 766

  • Os oligopólios controlam o petróleo do Brasil

    Vejam a importância de Sir Chapman para a economia inglesa. Sua honraria medieval foi concedida poucos dias antes do anúncio oficial de fantásticas "descobertas" petrolíferas na bacia de Santos no Brasil.

  • Submergir é preciso

    Os sites de compras coletivas surgem como nova febre no país, mas já reproduzem o mesmo corte de classe de outros segmentos, com distinção de tratamento entre os consumidores.

     

  • Direito à memória, à verdade e à justiça; dez pontos sob reflexão

    Trata-se de um direito clássico para as conquistas que devem pavimentar o futuro das nações e dos povos e que aperfeiçoa o rol dos direitos humanos por meio da proclamada justiça de transição. 

  • O juiz, o bispo e a forte onda reacionária

    A rede libertária e as novas tecnologias são importantíssimas para o exercício de resistência iluminista e chamamento da sociedade à racionalidade.

  • Escândalo Murdoch reitera que mídia comercial jamais terá serventia pública e cidadã

    Murdoch não é exceção, e sim o padrão de empresário da mídia. Não à toa, não se vêem editoriais enérgicos e as matérias tratam apenas de relatar as delinqüências dos subalternos. Seu caso virou manchete internacional por conta da sordidez de suas “investigações jornalísticas”, jamais imaginadas pela vasta maioria de seu público consumidor. Aos que ficam fora disso, resta seguir na construção de outra mídia.

  • Atenção Primária em Saúde não dispõe de orçamento específico no Brasil

    Entre os fatores que realimentam suas deficiências e impedem seu aperfeiçoamento estão a falta de capacidade técnica-gerencial, principalmente em municípios menores, e baixo financiamento público.

  • Ciência, tecnológica e educação

    A inserção das TICs na educação acarreta não só novas possibilidades de cunho metodológico, mas, acima de tudo, uma transformação social nos papéis e nas funções de dois atores sociais: professor e aluno.

  • Afeganistão: todos querem, mas a paz não vem

    Barack Obama, que já chamou essa guerra de “necessária”, bem que gostaria de chamar seus soldados de volta logo. Mas simplesmente sair poderia ser catastrófico para suas pretensões de reeleição

  • Em terras zapatistas

    Entre maio e junho de 2011 estive Chiapas, para conhecer as conquistas e lutas zapatistas. Com toda certeza, é um dos fenômenos mais complexos e ricos das lutas socialistas de nossa América Latina.

     

  • Entrevista com Alejandro Buenrostro: o México e os zapatistas de ontem e de hoje

     

    Tenho escrito há tempos sobre a relevância de conhecer os zapatistas no Brasil, além de textos referentes aos cem anos da Revolução Mexicana. Por isso, optei por fechar o ciclo realizando essa entrevista com o sociólogo.

  • Caça à palavra

    Bem sabia eu que não haveria sinônimos ou substitutos para aquela palavra. O texto e o contexto não permitiam outra palavra. Certamente encontrara outros autores e a eles se entregara.  

  • Incêndio criminoso

    A ativista ambiental Telma Monteiro, que faz seguidas denúncias dos projetos hidrelétricos brasileiros, sofreu atentado em seu sítio neste fim de semana. 

  • Muita terra nas mãos de poucos

    A reforma agrária se tornou uma questão-chave da problemática rural, urbana e ambiental. Porém, é um desafio e tanto, pois afeta o modelo econômico brasileiro.

  • A tragédia da fome e os números do governo

    Por mais "caridosa e justa" que seja a campanha para amenizar o sofrimento dos famélicos brasileiros, essa é mais uma saída eleitoreira, paliativa e transitória.

  • Problemas e soluções concretas

    As supostas propostas sindicais mais avançadas do que as dos partidos de esquerda deveriam ser comprovadas com exemplos mais precisos. Isto, para que se possa entender melhor porque o PT, e não as centrais sindicais, é o alvo principal dos ataques da direita e dos setores reacionários da burguesia.

  • Rasga Trapo

    Uma sociedade que impõe cruel desigualdade à imensa maioria não poderia manter-se não fosse a construção e manutenção de imenso Império da Mentira.

     

  • A cruel honestidade do presidente do IBAMA

    Se quisermos manter um pingo de dignidade humana, devemos nos afastar não só da direita, mas também das esquerdas que aceitam o sacrifício humano em nome do “desenvolvimento”.

  • Ustra: o torturador vai ao banco dos réus

    Já declarado torturador pela Justiça paulista noutro processo, Brilhante Ustra agora poderá ter oficializada a condição de assassino.

  • Governo Dilma ainda terá que reconhecer inviabilidade do atual modelo econômico

    É necessário questionar seriamente o padrão de crescimento econômico ora em curso, não pela ótica conservadora da estabilização monetária pura e simples, mas pela ótica das necessidades básicas dos trabalhadores e da população em seu conjunto, cujos empregos, direitos sociais e outras formas de participação no bolo econômico ficam seriamente comprometidas.