Edição 759

  • Licença para matar e desmatar

     

    O método do arrastão com correntes entre tratores abre clareiras quilométricas. Por sua ostensiva visibilidade, só é praticado quando se tem a absoluta certeza da impunidade. O mesmo acontece com o assassinato de trabalhadores com militância ambiental. 

  • Barack Obama: a preparação para reeleger-se via Oriente Médio

     

    Nas últimas semanas, houve dois momentos de imediata repercussão: a eliminação de Osama Bin Laden e o anúncio do apoio a uma pátria palestina, nas fronteiras de 1967. No primeiro caso, emergiu um presidente militar; no segundo, um diplomata. 

  • A peste integralista no Brasil

     

    O proselitismo integralista luta para formatar a sociedade segundo o seu arbítrio e a sua autoridade, apoiado no que diz ser a vontade divina inquestionável. Ancora seu reacionarismo na negação obscurantista da racionalidade como padrão de convivência e de organização social.

  • Acessibilidade à Justiça

     

    O aparelhamento judicial lentamente vem se equipando para atender à demanda crescente e decorrente dos conflitos coletivos e da ascensão da classe pobre aos pretórios.

  • Acontecimentos na Espanha

     

    O protesto espanhol insere-se na crise global de civilização que a humanidade enfrenta, cujas raízes arrancam da crise estrutural de um sistema de opressão: o capitalismo. Seria um erro concluir que os jovens que criaram o Movimento “Democracia Real Ya” são revolucionários e o seu objetivo é a destruição do regime.

     

  • As esquerdas no México e no Brasil

    Temos uma “esquerda”, em ambos os países, institucional e eleitoral, liberal e hegemônica e, pela esquerda socialista, temos diferenças nas ações táticas e estratégias.

  • Pré-Sal - Justiça seja feita

    No governo Dilma, os vampiros das empresas estrangeiras, incrustados no Ministério das Minas e Energia (MME) e na ANP, promovem a 11ª rodada usando a lei das concessões.

  • O que comemorar na Semana do Meio Ambiente?

    Em PE, o momento deve ser analisado criticamente, pois o atual crescimento obedece à mentalidade do século passado de “crescimento a qualquer custo”, ignorando a dimensão sócio-ambiental.

  • Quem é criminoso de guerra nos Bálcãs?

    Ratko Mladic não é um raio em céu azul de uma região até então tranqüila; não é um genocida psicopata que aparece do nada e desanda a eliminar populações.

  • A terceirização da democracia e a privatização das eleições no Brasil (I)

    É necessário conhecer a utilização do sistema de voto eletrônico no Brasil, considerando as suas características básicas: manutenção de um mercado monopolista,manutenção da idéia de "Segurança pela Obscuridade" e a retirada do poder de controle do voto pelo eleitor.

  • O tacão de ferro da realidade

    Bem vistas as coisas, a esquerda no Brasil chegou ao governo na contramão da mobilização social, um fenômeno que deveria ser analisado com mais atenção por todas as forças políticas democráticas, populares e socialistas.

  • Novo Código Florestal é mais um capítulo do histórico domínio do Brasil pelo agronegócio

    A Câmara aprovou o substitutivo do Código Florestal, apresentado por Aldo Rebelo, em nome de toda a bancada dos empresários ruralistas. Para analisar o tema, o Correio conversou com o geógrafo Ariovaldo Umbelino.

  • Governo, empresários e centrais sindicais unem-se em investida contra falso déficit previdenciário

    alvo.jpgO real objetivo dessa reforma da Constituição é garantir crescimento de lucros para as empresas e superávit primário e internacional. E isto aparece muito claramente quando o governo Dilma propõe "desonerar a folha de pagamento das empresas".