Edição 758

  • A gramática farisaica

    filosofar.jpgFalsa polêmica. O livro do MEC não ensina a "falar errado". Quem isso afirma não leu o livro, ou sequer entendeu corretamente a proposta. Talvez sofra de analfabetismo funcional.

  • Saúde do povo, descaso do Estado

    hospital_distorcido.jpgA Argentina, cuja população é cinco vezes inferior à do Brasil, destina anualmente duas vezes mais recursos que o nosso país.

  • Manifesto anti-amianto no Brasil evidencia silêncio epidemiológico

    ilus_mao_belindia.jpgO amianto é um caso emblemático da supremacia econômica sobre a saúde pública e cerca de 4 mil acordos extrajudiciais foram firmados entre Eternit e Brasilit e seus ex e atuais funcionários.

  • Aprovada a destruição. Que fazer?

    desmatamento2.jpgDe um lado, a floresta devastada e as vidas ceifadas à bala, do outro a tal da "casa do povo", repleta de gente que representa os interesses escusos de quem lhes enche o bolso.

  • Anjos Bons

    ft_irmadulce.jpgAparentemente apolítica, Ir. Dulce tornou-se ícone da direita baiana e da Igreja conservadora. Mas era mais esperta do que seus instrumentalizadores imaginavam. Quando necessário, foi rebelde.

  • Carta aberta aos petistas

    ampulheta.jpgVale refletir sobre a acachapante derrota do PSOE diante da direita franquista nas últimas eleições locais da Espanha, como necessidade de discussão sobre o nosso processo.

  • Código Florestal e "Kit-Gay": a falência de uma governabilidade conservadora

    balancahomemfolha.jpgQuando os acordos com seus aliados neoliberais exigiram do governo a proteção do status quo, o PT escalou Ricardo Berzoini (PT-SP), Virgílio Guimarães(PT-MG) e Palocci para atender os interesses do ‘andar de cima’.

  • Palocci é jênio!

    maos_em_oracao.jpgNão bastasse, o Dr. Antonio Palocci Filho é um altruísta! Um ético, como poucos. Praticamente fechou a própria empresa, a Projeto. Num caso inédito na história do capitalismo, o dr. Antonio Palocci encerrou as contas de uma empresa no auge de seu sucesso.

  • Ataques na Líbia prenunciam ação imperialista na África

    alvo.jpgDeverá ocorrer uma mudança radical do comportamento dos EUA e europeu, graças à invasão econômica da China, Rússia, Índia e Brasil. A África será de novo um ponto central da nova corrida imperialista, que deverá se aprofundar na próxima década.

  • O papel de Palocci na nova estratégia petista

    ilus_chibata.jpgNo bloco governista estão empreiteiras e construtoras, barões do agronegócio, a indústria da mineração, siderurgia e petróleo. Outra parte, representada principalmente pelo capital financeiro, se dividiu entre Dilma e Serra, com preferência pelo segundo.

  • Aeroportos: “O governo Dilma entra na era das privatizações escancaradas”

    A Copa e as Olimpíadas são ótima justificativa para o acirramento de uma conduta que, obviamente, não é nada nova. E a grande bola da vez são os aeroportos.

     

  • Continuando na base

    pt_estrela_interrogacao.gifNão podemos desdenhar a percepção das camadas populares sobre os políticos. Parte majoritária da população acredita que utilizam o parlamento para tráfico de influência e balcão de negócios.

  • Os ''indignados'' e a Comuna de Paris

    bandeira_espanha.jpgA resposta da falsa democracia espanhola – na realidade, uma sórdida plutocracia que os jovens querem destronar e substituir por uma democracia digna desse nome – ante a crise provocada pela insaciável voracidade da burguesia é aprofundar o capitalismo. 

     

  • Aeroapertos

    aeroporto.jpgAgora o governo federal pretende alterar as regras de licitações e, vejam só, premiar as empresas que trabalharem mais rápido! Imaginem a qualidade! Em país sério faz-se o contrário.

  • “Nós pega o peixe”?

    livros_lendo.jpgSe a educação já é o problema número 1 do Brasil com vistas a seu futuro, se os responsáveis por ela começarem a ensinar a escrever e falar errado, onde vamos parar?