Edição 757

  • Greve e desestrutura nas Escolas Técnicas desmentem propaganda tucana

    professora.jpg“A população não tem idéia do quão mal remunerados são os docentes e demais trabalhadores nem sobre quanto tempo estamos sem reajustes...”, declarou o professor Marcos Mendes, do Centro Paula Souza.

  • Que direita?

    br_interrogacao.jpgEm reunião de representantes da base governista, alguém discursou: "precisamos estar atentos, pois a direita se prepara para voltar ao poder". Outro sujeito bradou com toda força: "direita?"

  • Revisitar o Concílio

    logo_cnbb.jpgDesta vez a assembléia da CNBB apresentou um projeto concreto, a ser executado nos próximos anos: celebrar os 50 anos do Concílio Vaticano II.

  • A súbita riqueza do ministro chefe

    ft_palocci.jpgNas origens, quando Carlito Maia não cobrava tostão por seus slogans geniais, o PT se orgulhava da sua condição de partido diferente. Nas cantorias de militância, interpelava os partidos da ordem por serem "tão iguais".

  • Mundo das finanças na berlinda ou transparência do mercado?

    bolsas_caindo.jpgO episódio Strauss-Kahn, mais uma vez, demonstra a hipocrisia do falso moralismo e da pseudo-seriedade da turma da grana fácil da especulação.

  • Por que não há segurança na Cidade Universitária?

    maos_ao_alto.jpgPara garantir um campus seguro é necessário, ao invés da PM, um corpo de funcionários públicos que tenha relação com a comunidade e como principal meta a prevenção de delitos.

  • A verdadeira e suprema decisão

    ditadura.jpgA sociedade permanece inquieta e apreensiva, enquanto não se responsabilizam aqueles que mancharam as instituições a que pertenciam e que tinham, por tarefa, resguardar a segurança de seus membros e não eliminá-los.

  • Imprensa internacional volta a destacar corrupção da FIFA e comparsas

    bola_de_futebol.jpgApós a escandalosa decisão da FIFA de eleger a Rússia e o Catar como sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022, novas bandidagens voltaram a vir à tona no mundo do futebol. Enquanto isso, a Rede Globo faz pouco caso e ignora o mar de denúncias, algumas inequívocas e jamais desmentidas.

  • Energia suja em Pernambuco

    terraesquentando.jpgA construção da Termoelétrica Suape II, com previsão de outra termoelétrica (a Suape III?), também movida a óleo combustível, é exemplo de empreendimento que vai na contramão do desafio atual.

  • Tribunal de Haia e a cretinice seletiva do grande capital

    justica_estatua.jpgOs Estados Unidos sequer reconhecem o Tribunal de Haia. Mas seus membros não tomam nenhuma medida que não seja do estrito interesse do seu Departamento de Estado.

  • Operação Jerônimo

    eua bush torre arma.gifQuando o presidente Bush, após 11 de setembro, enquadrou como crime anexo ao terrorismo o "aproveitamento ilícito de informações privilegiadas", sabia do que falava.

  • Lula, o palestrante de luxo dos banqueiros e das multinacionais

    lula_discursando.jpgComo Lula pode ser tão oportunista e renegar sua própria história; tão ambicioso e ganancioso, a ponto de vender sua própria dignidade, traindo os ex-companheiros? É repugnante e totalmente antiético.

  • Ainda as questões da base

    ilus_mao_belindia.jpgAs inflexões na mobilização e na cultura política popular parecem coincidir com o fato de que parte considerável do PT, ao obter um crescimento político que lhe abriu maiores possibilidades de ação parlamentar e governamental, se esqueceu da necessidade fundamental a luta.

     

     

  • A falta do timoneiro

    O conflito de interesses entre os parlamentares favoráveis e contrários ao voto do relator Aldo Rebelo atingiu a própria base do governo, a ponto de termos assistido a uma ácida discussão sobre a matéria, no Plenário do Congresso, entre duas figuras-chave no esquema governista: o líder do governo, deputado Cândido Vacarezza, e o líder do PT, deputado Paulo Teixeira. No tempo de Lula, não acontecia, pois ele tinha autoridade para impedir que tal tipo de conflitos ultrapassasse o âmbito interno.

  • Entrevista Marcos Mendes

    O professor fala sobre a greve dos professores das Escolas Técnicas de SP, “menina dos olhos dos tucanos”, iniciada em 13/05.