Edição 753

  • 'Trem-bala não é o projeto mais conveniente à retomada de autêntica política ferroviária'

    trilhos.jpgNo último dia 14, o Senado aprovou a MP 511/10, que autoriza o empréstimo de R$ 20 bilhões ao consórcio vencedor da licitação pelo Trem de Alta Velocidade (TAV), o trem-bala, que fará a ligação Rio-SP.

  • O real e o engenho

    cobra_circulo_vicioso.jpgComo professor, sempre pensei que o nosso olhar mais acurado deve se voltar para os retraídos, enquanto o senso comum mira os bagunceiros.

  • Diferentes iniciativas no combate à poluição nas grandes cidades

    horizonte.jpgSão Paulo apresenta também a maior concentração de poluentes, como ozônio, tornando ainda mais vulneráveis as condições de saúde e sócio-ambientais da população de baixa renda.

  • Luz nas trevas

    lanterna.jpgHaveria indícios de alguma melhoria na conscientização da população mundial. Estaríamos no meio do aparecimento de um novo clarão humanitário?

  • Sem tréguas

    ft_dilma_roussef.jpgNem bem passaram cem dias de governo Dilma e já assistimos a uma campanha orquestrada para demonstrar a sua incompetência. Tomemos o caso das taxas de investimento. Em termos percentuais, o governo Lula não conseguiu ultrapassar os 19% do PIB, quase a mesma taxa do período FHC.

  • Questões para o MST (2)

    mstbandeira.jpgMuitos movimentos ficaram desorientados e passaram a fazer análise de “governo em disputa”, ou “de coalizão de classes”, quando era claro que a única coalizão nos governos do PT era a burguesa. Assim, novamente insisto para que discutamos, no campo da esquerda, estas questões.

  • Ana aos leões

    ft_anadeholanda.jpgO maniqueísmo cria guerra na qual os libertários e progressistas combatem os malvados capitalistas e conservadores que defendem a ministra. Mas não há apenas duas posições em jogo.

  • Baía dos Porcos e o caráter socialista da Revolução Cubana

    bandeira_cuba.jpgA derrota da invasão mercenária, longe de aplacar o império, exacerbou ainda mais seus instintos assassinos: a resposta foi preparar o infame bloqueio que Cuba sofre desde o início da Revolução.