Edição 749

  • Nova operação colonial contra a Líbia

    eua bandeira costela.gifFica claro que a agressão à Líbia torna mais urgente que nunca o ressurgimento da luta contra a guerra e o imperialismo.

  • Agronegócio apropria-se da crise alimentar para aprovar novo Código Florestal

    A ‘tropa de choque’ do agronegócio deve contar, a partir de agora, com um de seus mais poderosos interlocutores em um dos veículos de maior visibilidade do país, o jornal Folha de S. Paulo. Kátia Abreu, a senadora do DEM que se destaca como uma das figuras mais entusiastas da bancada ruralista, passará a escrever quinzenalmente no diário. O tema escolhido para a estréia de sua coluna não foi nada gratuito. Em uma conjuntura em que volta a se insinuar fortemente no cenário mundial a crise alimentar, com falta de produtos e elevação de preços, a senadora fez veemente artigo em defesa da reforma do Código Florestal.

  • É a Amazônia, estúpido!

    rioxingu3.jpgO fundamental, a largo prazo, é o controle da Amazônia, lugar onde se depositam enormes riquezas que o império, em sua desvairada corrida para a apropriação excludente dos recursos naturais do planeta.

     

     

  • Arruda, Delúbio e Kassab no reino da pequena política

    mundoossoeleicoes.jpgA entrevista explosiva de Arruda, estranhamente, não apareceu na edição em papel da Veja. Os grandes jornais tocaram no assunto secundariamente.

  • Controle de Agrotóxicos: com a palavra o médico governador!

    ft_geraldo_alckmin.jpgNo mundo todo, inúmeras pesquisas científicas associam os agrotóxicos ao desenvolvimento de enfermidades severas, como cânceres, distúrbios hormonais e doenças neurodegenerativas. Os agrotóxicos se configuram como um dos maiores agentes de risco à saúde humana da contemporaneidade.

  • Carta Política dos Pontos de Cultura ao Governo Dilma

    pilha_de_livros.jpgApós publicar entrevista relativa ao novo Ministério da Cultura, o Correio recebeu manifesto do movimento de defesa dos Pontos de Cultura, afetados por cortes do orçamento anunciados por Dilma.

  • Planeta Terra: interrogações

    terra_esfriando.jpgA interrogação maiúscula é se existem indícios de que estaria próxima a sexta grande extinção em massa das espécies de seres vivos do Planeta Terra.

  • Água e Águas

    agua_torneira.jpgNa briga pelo Rio São Francisco ou na resistência a obras estúpidas como Belo Monte está a defesa de nossos rios, veias que irrigam o corpo da Terra e abastecem populações que os procuraram para viver melhor.

  • Legislação eleitoral republicana deveria criminalizar o financiamento feito por pessoas jurídicas

    congresso_nacional.jpgSe queremos fazer um debate sério sobre reforma política no quesito melhoria da participação popular e, portanto, da representação, precisamos discutir mecanismos mais democráticos de financiamento.

  • Cerca de Miseráveis

    osasco.jpgPor pressão da Associação de Condomínios, Associação de Lojistas, sociedades de bairros com imóveis alto padrão e manipuladas por especuladores imobiliários, o prefeito de Osasco Emídio de Souza (PT) elaborou no ano passado a Lei dos Bolsões Residenciais ou a "Cerca de Miseráreis".

     

  • Aumenta o perigo de intervenção imperialista na Líbia

    eua_dragao_garfo.jpgO governo dos EUA impediu o Conselho de Segurança de adotar qualquer ação durante o massacre israelense de Gaza em 2008, o qual resultou na morte de mais de 1500 palestinos. 

     

  • Obama, o amigo do Brasil

    ft_barack_obama.jpgO JP Morgan vai ganhar cobrando juros e comissão; já suas empresas, com a venda de equipamentos dos EUA para a exploração do pré-sal. Isto sim é "equilíbrio nas relações comerciais".

  • Jirau e os acordos espúrios

    bodehomem.jpgAs conseqüências se avolumam. Invasões e saque de madeireiros, pecuaristas e desmatadores em unidades de conservação e terras indígenas. Agora, a revolta justificada dos operários de Jirau.

  • Simpatia não paga cafezinho

    dinheirohomemmoeda.jpgMr. Obama esbanjou simpatia, tanto a própria quanto a fabricada, mas não se mostrou disposto a pagar nem um cafezinho. Isso não acontece por acaso.  

     

  • A visita de Obama ao Brasil

    cristoredentor_americano.jpgNenhum tema espinhoso foi abordado de maneira incisiva. Assim, exportação de biocombustível, concessão de vistos a brasileiros, venda de caças, exploração do pré-sal, existência da Quarta Frota, presença norte-americana na Colômbia, política nuclear do Irã e etc.

     

  • Ministério da Cultura começa seqüestrado pela indústria cultural do século passado

    ft_anadeholanda.jpgO Ministério da Cultura iniciou sua nova gestão, encabeçada pela cantora e irmã de Chico Buarque, Ana de Hollanda, envolto em diversas polêmicas. Para tratar do tema, o Correio da Cidadania entrevistou Pablo Ortellado, professor da ECA-USP.

  • Kadafi e as potências ocidentais

    ft_kadafi.jpgEnquanto a lógica do capital predominar sobre a da liberdade, o Ocidente jamais conhecerá verdadeiras democracias, aquelas nas quais a maioria do povo decide os destinos da nação